- agosto 7, 2020
- Posted by: redacao
- Category: Organização e Processos
Certo dia a inspiração lhe pegou de surpresa com uma ideia genial para um negócio, mas como transferir exatamente a sua ideia rabiscada num guardanapo para uma empresa totalmente sustentável?
Você não seria o primeiro a fazer isso. Você já ouviu uma série de histórias de pessoas que foram bem sucedidas nessa empreitada. Mas cuidado, muitas empresas tomaram um caminho único, com variáveis diferentes das tuas, algo que não pode ser facilmente duplicado.
No entanto, há alguns passos fundamentais que todo novo empreendedor pode dar para colocar a sua ideia em movimento. Preparamos uma checklist para te ajudar a começar!
- Descubra o problema que está sendo resolvido
- Encontre o mercado para sua ideia
- Encontre o seu apoio
- Crie um modelo financeiro para sua ideia e planeje a primeira fase
- Descubra a sua fonte de capital
- Construa o MVP da sua ideia
- Encontre o pivô
- Seja positivo com sua ideia
- Precisa de ajuda para tirar sua ideia do papel?
1 – Descubra o problema que está sendo resolvido
Quando você investigar uma empresa até a sua função principal (core business), você vai descobrir que ela resolve um problema Então, neste momento, você provavelmente está apaixonado pela sua ideia e está focado na solução que ela proporciona. Muitas empresas afirmam ter soluções, mas que problema específico estão realmente a eliminar?
A Amazon, por exemplo, resolveu como o comércio eletrônico era, em algum momento, caro e inconveniente. Enquanto isso, a Uber percebeu que havia um problema no mercado de transporte privado, identificando preços altos e falta de comodidade. Dessa forma, ao identificar bem o problema, foi capaz de oferecer uma solução que atuasse na veia do problema.
Ou seja, todas as empresas, produtos ou serviços de sucesso melhoram a vida dos seus clientes, eliminando um problema.
2 – Encontre o mercado para sua ideia
Imagine quem é o seu usuário ideal – este é o primeiro passo para realmente descobrir onde a sua ideia se encaixa em um mar de consumidores. Todos eles têm hábitos e necessidades diferentes a cumprir, mas enfrentam o mesmo problema.
Descubra onde a sua solução vai se encaixar no mercado e na vida das pessoas. Pois, um dos maiores erros que as empresas iniciantes cometem é a incapacidade de fazer com que as pessoas entendam e queiram o produto ou serviço. Se a sua ideia não estiver sendo “vendida” para o seu público, não culpe o mercado. Em vez disso, descubra o que eles acham atraente, ou o que será necessário para que eles queiram algo diferente do que eles já têm.
Você tem uma solução, mas ela precisa estar na frente das pessoas certas para ser vista como tal. Para isso, se utilizar de ferramentas de marketing é essencial. Aqui podemos citar ferramentas como Persona, Mapa da Empatia e Jornada do Usuário.
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3 – Encontre o seu apoio
“Alguma vez notou como poucas estrelas de sucesso foram fundadas por apenas uma pessoa?”
Paul Graham
Esta questão foi levantada por Paul Graham, cofundador da incubadora Y Combinator, quando ele estava abordando os erros que as estrelas cometem e que, em última análise, levam ao fracasso.
Ter parceiros de negócios tem vários benefícios, especialmente quando se está começando. Eles podem atuar como apoio, uma caixa de ressonância para suas ideias e fornecer provas a outros de que você realmente tem uma boa ideia. Além disso, construir uma equipe e ter relações com outros empreendedores lhe dará um conhecimento inestimável.
4 – Crie um modelo financeiro para sua ideia e planeje a primeira fase
Uma vez que você tem sua pesquisa de mercado feita, agora você deve descobrir se ela é financeiramente viável. Portanto, crie um modelo financeiro “bottom-up” que se concentre em como seu produto ou serviço é criado, comercializado e vendido a um usuário individual. Levante todos os possíveis custos. Fazer isso lhe dará mais informações sobre como seu negócio irá funcionar.
Então, para verificar suas projeções, crie outro modelo financeiro que seja “top-down”, que examine o tamanho do seu mercado (a quantidade de possíveis clientes) e quais metas você precisa atingir para obter lucro.
Quando estiver satisfeito com o seu modelo financeiro, comece a planejar a primeira fase do seu negócio. Para fins de discussão entre sua equipe e mentores, mapeie sua missão, objetivo, chaves para o sucesso, mercado alvo, vantagem competitiva e estratégias básicas. Ele garante que todos os envolvidos estejam na mesma página e preparados para avançar para as próximas fases.
É importante deixar claro que é mais complicado do que se fez parecer. Realizar uma análise de mercado, contendo o público potencial e análise da concorrência e fazer um levantamento de custos é algo que leva tempo e conhecimento metodológico. Dessa forma, você pode optar por contratar uma consultoria e poupar tempo.
5 – Descubra a sua fonte de capital
Alguns empresários não começam só pelo dinheiro, mas o dinheiro ainda é necessário para que o negócio comece a funcionar. Por isso, algumas das fontes de financiamento possíveis são o autofinanciamento, dinheiro de pessoas que você conhece (amigos e família), ou empréstimos. Dependendo da quantia que você precisa, uma fonte mais útil pode ser investidores anjos que procuram apoiar a sua missão por uma fatia dos lucros e espaço para a tomada de decisões.
Qualquer que seja a(s) fonte(s) que você escolha obter ou visar, considere que cada uma tem suas próprias recompensas e riscos.
6 – Construa o MVP da sua ideia
O MVP (Minimum Viable Product), ou produto minimamente viável, fornece-lhe o feedback de que necessita antes de colocar a sua ideia no mercado. A ideia é testar sua ideia antes de fazer grandes investimentos. Afinal de contas, não tem utilidade para ninguém se você construir um produto que os clientes não querem.
O MVP seria um produto com o mínimo de recursos possíveis, desde que, em sua totalidade, estes mantenham sua função de solução ao problema para o qual foi criado. Em resumo, é um protótipo. O empreendedor vai oferecer o mínimo de funcionalidades para conhecer na prática a reação do mercado, a compreensão do cliente sobre seu produto e se ele — de fato — soluciona o problema do consumidor.
7 – Encontre o pivô
A informação recolhida dos seus primeiros adotantes ajuda-o a descobrir o que funciona e o que obteve a maior resposta do seu público. Você pode descobrir que o feedback deles é totalmente diferente do que você esperava e planejava.
Isto pode levá-lo a ”pivotar” o seu modelo de negócio, ou mudar uma parte fundamental do mesmo. Mudar de direção não significa que você falhou completamente; na verdade, isso ajuda a evitar falhas que você possa ter encontrado.
Pivotar não significa necessariamente abandonar tudo o que você aprendeu – trata-se de pegar o que você aprendeu e usá-lo para a sua nova direção. Você tomou uma rota para um destino e se perdeu; girar é apenas recalcular uma rota diferente para chegar lá.
8 – Seja positivo com sua ideia
Dizem que a miséria adora companhia – apenas certifique-se de que não há miséria envolvida com o seu novo negócio. Duvidar de si mesmo e questionar se algo vai dar errado só vai te impedir de assumir os riscos necessários. É claro que, certo ceticismo é saudável e se há dúvidas, elas devem ser avaliadas com rigor. Porém não há dúvidas que ela também poderá te arrastar para baixo. Além do mais, não apenas você irá se questionar, as outras pessoas também questionarão as suas ideias e o seu negócio.
Quando você fica acima da negatividade e se mantém positivo, será mais fácil quando você eventualmente cometer um erro ou enfrentar um obstáculo. E você vai enfrentar ambos.
A sua jornada para construir um negócio sustentável não será algo simples. Deve-se lembrar que não há garantias de sucesso. Tudo o que você pode fazer é adaptar a sua ideia e ver o que funciona. Se mantenha positivo, mas não se esqueça de se ter uma metodologia viável de ação em conjunto com esse otimismo.
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