fbpx

Dívida crescente? Saiba a solução!

Pode não haver pior sensação do que estar endividado. Esse sentimento aumenta quando você está lidando com dívidas de negócios , sua situação financeira atual é insustentável, e talvez até mesmo possa perder seu negócio por completo.


Você não pode fugir da sua dívida empresarial ou não fazer nada e esperar que ela desapareça por si só, mas você pode tomar medidas para mantê-la sob controle ou, de outra forma, encontrar alívio para a dívida empresarial. Assim, se você luta com dívidas, nós vamos levá-lo passo a passo através do que você precisa fazer para eliminar o que você deve e colocar seu negócio de volta em boa situação financeira.


O primeiro passo para fugir da dívida

Imagem2 Dívida crescente? Saiba a solução!

O ponto de partida para a recuperação financeira é aceitar a realidade. Sim, é provável que seja a vítima do erro de outra pessoa. Sim, é devastador. Mas o mais importante de tudo é que nada disso importa agora. O que está feito está feito e não há volta a dar. Resistir ao que já é um fato é fútil, por isso não desperdice a sua energia. 


Viver no passado só torna o progresso mais difícil. Ao invés disso, aceite o retrocesso, deixe-o ir, e comprometa-se com o movimento para a frente.


Entenda sua situação


Antes de enfrentar a dívida empresarial, você precisa ter um sólido entendimento da sua situação financeira atual. Um bom diagnóstico do que está errado é fundamental para que sejam tomadas as ações devidas para sanar os problemas. Por isso, faça uma avaliação profunda das finanças da organização, mapeando criteriosamente tudo que entra, tudo que sai e quanto sobra no final (ou quanto fica negativo).

Imagem3 Dívida crescente? Saiba a solução!

Com base nessa análise, você precisa estabelecer um replanejamento financeiro, tapando todos os furos identificados e corrigindo os ralos por onde o dinheiro está vazando desnecessariamente. Por fim, em última análise, avaliar e reformular o seu orçamento deve ser o primeiro passo na formação de um plano de ação para alcançar as suas metas de redução da dívida.


Por isso, a ajuda de um profissional de finanças poderá ter um papel vital. A AD&M Consultoria Empresarial possui consultores dispostos a ajudá-lo. Entre em contato para saber mais! 


Reduzir as despesas e dívidas


Uma vez feito o balanço do seu orçamento, dê uma olhada nos seus custos operacionais. Você tem algum gasto em excesso que você pode fazer sem? Dessa forma, decida que serviços e operações são absolutamente necessários para o funcionamento diário do seu negócio, e corte o resto.

Imagem4 Dívida crescente? Saiba a solução!

Faça a si mesmo as perguntas difíceis: Você paga por subscrições que raramente usa? Existem filiações profissionais que você pode suspender temporariamente? Você poderia negociar preços reduzidos e tarifas fixas com certos fornecedores? Está a gastar muito dinheiro em canais publicitários que geram muito pouco retorno? Mesmo pequenas coisas podem se somar em dívidas comerciais substanciais.


Use as suas demonstrações financeiras para ajudar a identificar as despesas que contribuem para a sua dívida. Cortar custos é uma forma segura de aumentar o fluxo de caixa e reduzir a sua carga de dívida.


Pague suas dívidas temporariamente com dinheiro


Mudar a forma como você cobre as despesas comerciais pode ajudá-lo a ter a sua carga de dívidas de pequenos negócios sob controle.

Imagem5 Dívida crescente? Saiba a solução!

Se você continuar a usar uma linha de negócio de crédito ou cartão de crédito empresarial para fazer compras, a sua dívida só vai aumentar – e você vai continuar a se preocupar com a forma como você vai pagá-la.


Alocando uma certa quantia de dinheiro a cada mês, como ditado pelo seu orçamento, e mantendo-se fiel a ele, você só poderá comprar o que realmente pode pagar. Portanto, pagar com dinheiro ou equivalentes a dinheiro, tais como cheques, ajuda a eliminar a aquisição de novas dívidas comerciais e evita que você deixe a sua dívida existente aumentar.


Porém, esta opção pode não ser adequada para todos. Caso você planeja reestruturar sua dívida, você precisará ter dinheiro em mãos para parecer bom para os credores. Assim, considere cuidadosamente este método antes de torná-lo um pilar dos seus objetivos de eliminação de dívidas.


Seja Organizado!

Imagem6 Dívida crescente? Saiba a solução!

Como para outras áreas da vida, também a financeira exige dedicação e organização para render bons resultados. Antes de sair investindo ou cortando gastos de determinado setor, adeque as finanças conforme o momento do seu negócio. Estabeleça metas, planeje investimentos, trace relatórios do seu quadro atual.


Reserve Dinheiro


Na elaboração do orçamento, reserve dinheiro para eventualidades e contratempos futuros, pois nunca se sabe como estará́ o mercado econômico amanhã e é necessário se resguardar. Posteriormente, é necessário pensar na expansão dos rendimentos da empresa, por meio de um plano de aumento de vendas e da prestação de serviços. Isso pode ocorrer por meio de novos investimentos, aumento da produtividade e prospecção de clientes.


Tenha um Plano de Metas


Além disso, sua empresa deve estabelecer um plano de metas e de avaliação constante. As metas estão diretamente ligadas à avaliação de sua empresa, pois os objetivos previamente estabelecidos devem ser monitorados e ter seus resultados comparados com períodos anteriores. Atenção nesse contexto, pois as metas estabelecidas para os funcionários da empresa devem atingir um equilíbrio ideal entre a proposição de um desafio à produtividade deles e a possibilidade de alcance desses resultados, visto que atingir esses objetivos não pode ser impossível (pode gerar frustração e desmotivação).

C%C3%B3pia-de-Aprenda-o-passo-a-passo-para-desenvolver-um-banco-de-dados-completo-para-sua-empresa-e-consolide-as-informa%C3%A7%C3%B5es-do-seu-neg%C3%B3cio. Dívida crescente? Saiba a solução!Powered by Rock Convert


As metas também podem existir no sentido de melhorar o atendimento aos consumidores de sua empresa. Por exemplo, se há muita rotatividade entre os clientes do seu empreendimento, esse talvez seja um problema decorrente do atendimento ao cliente, que não tem satisfeito todas as necessidades de seus consumidores.


Nesses casos, é possível estabelecer como meta a melhora da qualidade dos produtos, dos serviços prestados e da resolução de reclamações trazidas pelos clientes. Por meio de relatórios frequentes de monitoramento, avaliação, verificação de vendas e progresso dos pedidos e reclamações no serviço de atendimento ao cliente, sua empresa terá como avaliar a eficácia de transformações implementadas e, se for o caso, redesenhar algumas dessas políticas.


Aumente sua Receita

Imagem7 Dívida crescente? Saiba a solução!

Simplificando, quanto mais dinheiro você puder gerar, mais rápido você poderá reduzir a sua dívida. Porém, é mais fácil falar do que fazer, nós sabemos. Apesar disso, trouxemos algumas sugestões que podem ajudá-lo a aumentar a renda mensal para o seu negócio:


Diversificar


Pode adicionar um produto ou serviço adicional à sua oferta atual? Está a alcançar todos os potenciais clientes através de marketing direcionado? Existem nichos de mercado inexplorados que você não tenha considerado? Essa é uma opção para garantir mais renda ao seu negócio.


Aumente os seus preços


Mas, apenas o suficiente para manter a mesma quantidade de vendas. Certifique-se de comunicar aos clientes existentes antes de aumentar os preços, e pergunte se eles gostariam de encomendar alguma coisa antes que a alteração esteja em vigor. Isto pode resultar em um aumento de receita muito necessário de qualquer forma.


…ou reduzi-los


Oferecer descontos em mercadorias e serviços, especialmente para clientes fiéis e repetidos, num esforço para aumentar as vendas.Entretanto, certifique-se de não cortar muito os preços para não compensar o custo perdido com o aumento das vendas.


Obtenha o que lhe é devido


Aumente as contas a receber, acompanhando os pagamentos atrasados dos clientes. Você pode até mesmo apresentar aos seus clientes descontos ou recompensas por pagar as taxas antecipadamente.


Upsell


Existe uma forma de vender mais aos seus clientes já existentes? Pode oferecer quaisquer incentivos ou agrupar os seus produtos ou serviços existentes de uma forma que possa atrair as pessoas a comprar mais de si? Um e-mail rápido com uma venda rápida, uma oferta limitada ou ofertas apenas para assinantes poderia fazer maravilhas para aumentar sua receita mensal.


Otimize o seu inventário


Se você tem um estoque que não está vendendo, veja se você pode ajustar seus hábitos de compra ou procurar fornecedores que ofereçam direitos de devolução para mercadorias não vendidas. Isto irá libertar tanto espaço físico como espaço para mais inventário que possa realmente vender e aumentar a sua receita.


Venda o seu excedente


Olhe para as coisas que não usa, ou não usa em sua total vantagem, e venda-as a pessoas que possam usar. Você pode vender móveis ou equipamentos não utilizados na Craigslist? Existe outro negócio que poderia comprar uma parte da sua empresa pela qual você não é mais apaixonado? Note que você nunca deve vender nada que você tenha colocado como garantia em dívidas existentes. Pois, isso é considerado fraude e pode ter sérias ramificações legais.


Imagem8 Dívida crescente? Saiba a solução!

Use as redes sociais


Esta é provavelmente a ferramenta mais valiosa que o seu negócio tem para comercializar os seus serviços, e é completamente livre de usar. Assim, construa uma página para o seu negócio, comece a solicitar feedback dos clientes e construa o reconhecimento da sua marca. Coisas simples como responder aos comentários dos clientes ou encorajá-los a deixar uma revisão podem pagar grandes dividendos para o seu negócio.


A AD&M Consultoria Empresarial pode te ajudar em todos esses pontos. Agende uma reunião gratuita e saiba mais!


Por fim: Aprenda com suas experiências!


Já que a crise levou muito de sua empresa, leve também algo desta experiência! Você tem, em mãos, um exemplo claro de como não proceder daqui pra frente. Agora é o momento de olhar adiante, com base no passado, e acertar de vez! Além de, ter aprendido com a sua vivência de estar no vermelho, você tem a possibilidade de inovar e de ser mais criativo! 

Gostou do nosso post? Então compartilha com seus amigos:

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Assine nossa newsletter e receba os melhores conteúdos sobre gestão empresarial

Preencha os seus dados no formulário abaixo e fique por dentro das tendências e novidades de gestão empresarial:

Open chat
Powered by