Seja o técnico certo para se livrar de um 7×1

Se você não é um dos patrocinadores da copa, nem trabalha no segmento de bebidas ou entretenimento, acredito que você deve estar preocupado sobre como alcançar melhores resultados de vendas em um mês de Copa do Mundo. Segundo uma pesquisa feita pela SPC Brasil e pela Confederação Nacional dos Dirigentes Logistas (CNDL), 19% dos empresários enxergam uma possível queda nas vendas no mês da copa, enquanto 47% acreditam que não terão diferenças nos seus segmentos. De todas as dúvidas que esses números podem indicar, a maior certeza que tenho é que você não quer fazer parte de nenhum desses dois resultados, então acredito que podemos oferecer algumas dicas para que você consiga ter bons resultados e evitar um eventual 7×1 do mercado.

Para auxiliar, vou me apropriar de ações do técnico Tite como uma metáfora para o que pode ser feito em sua empresa, pois assim você consegue entender o sentido desse título. Uma das primeiras ações realizadas pelo atual técnico para reerguer a seleção brasileira após a decepção de 2014 foi a renovação de praticamente todo o elenco, buscando criar uma base forte por meio do desenvolvimento de novas promessas e trazendo um novo jeito de liderar essa equipe. Isso me leva a principal palavra desse texto, que deve ser a base de toda a sua estratégia de vendas: Atualização.

Para se manter relevante nesse período, é preciso fazer parte do contexto, e diversas marcas do setor têm realizado ações que buscam conciliar essa presença da marca à venda de produtos. Em seu livro “A lógica do consumo (2009)”, Martin Lindstrom mostra em suas pesquisas com consumidores que as marcas só conseguem se beneficiar de um evento de entretenimento quando elas fazem parte do contexto envolvido, o que vai muito além de simplesmente colocar a sua logomarca em um local estratégico.

Um bom exemplo disso é a rede de fast-foods McDonald’s, que lançou sanduíches personalizados por países, oferecidos por tempo limitado (Acesse o link), enquanto que a Coca-Cola eventualmente lança copos comemorativos, que acabam sendo utilizados após o evento (Acesse o link). Logo, para você que trabalha com desenvolvimento de produtos, uma excelente saída é o desenvolvimento de algo específico para a Copa, pois pode estimular seus clientes atuais e potenciais por meio da exclusividade ou, pelo menos, da curiosidade.

Se você faz parte de uma empresa de serviços, a abordagem também pode ser exclusiva em sua comunicação ou em ações de relacionamentos. Descontos exclusivos, concursos culturais ou mesmo sorteios são possibilidades muito utilizadas por grandes e até pequenas marcas para impulsionar seus resultados. Um caso clássico é o da varejista Casas Bahia, que fez uma promoção caso o Brasil ganhasse o Hexa da Copa (Acesse o link). Além disso, em um período onde existe a valorização da experiência e do relacionamento com o cliente, ações como eventos específicos, comunicações digitais diferenciadas são a grande aposta de muitas marcas, desde ações mais megalomaníacas (Brahma) até interações mais simples em mídias sociais, segundo essa análise realizada pela exame para a copa de 2014 (Acesse o Link).

A atualização é importante para uma marca, pois permite que os consumidores consigam olhar para a sua marca como parte de uma experiência dentro da copa, o que ajuda a vê-los de uma outra forma mesmo em um período onde não queremos nos preocupar com vendas. Essas alternativas são sugestões para evitar maus resultados, porém, é essencial que você entenda seu público, pois, sabendo suas preferências, você conseguirá direcionar quais ações serão as mais interessantes para eles. O técnico Tite tem um elenco que ele conhece bem, tendo muitos membros que foram do Corinthians, mesmo time que ele liderou, fazendo com que ele consiga escalar e organizar corretamente as melhores estratégias.

Se você não conseguirá aproveitar oportunidades por não conhecer o seu público-alvo, entre em contato conosco, podemos ajudá-lo a não ser surpreendido por um 7×1.

imagem1 Seja o técnico certo para se livrar de um 7x1

Criado por:

Vinícius da Cruz

Presidente Institucional

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