- abril 8, 2022
- Posted by: redacao
- Categories: Marketing, Organização e Processos
Você quer saber como aumentar as vendas da sua empresa, mas não sabe exatamente por onde e como começar?
A gestão de vendas é a ferramenta certa para que a sua marca crie força para as vendas, a partir de técnicas e estratégias bem pensadas. Assim, é possível alcançar e até ultrapassar as metas.
Este guia vai ajudar você a entender o que é gestão de vendas, quais são seus benefícios e como colocar em prática. Continue a leitura e aplique uma gestão otimizada no seu negócio!
A importância da gestão para as vendas
As vendas dependem de diversos fluxos empresariais que devem ser geridos de forma eficiente para que os resultados sejam bem-sucedidos. A gestão de todos esses processos pode ser chamada de gestão para as vendas.
Essa gestão é necessária porque vender vai além de uma estratégia ou de uma publicidade. É necessário que cada fluxo seja muito bem direcionado, com uma equipe integrada, metas bem definidas, eficiência na produção, aplicação de práticas de gestão de vendas e muito mais.
Afinal, as vendas são a principal forma de resgatar o seu lucro. Deve-se levar a sério todas as etapas relacionadas a esse processo, desde a prospecção de clientes até o pós-venda, e por fim o acompanhamento dos números para que o negócio se adapte. Para qualquer empresa, de qualquer porte e de qualquer segmento, o segredo do sucesso está numa gestão de vendas eficiente.
Como implementar a gestão de vendas no seu negócio?
Apesar de parecer difícil, a implementação da gestão de vendas, como qualquer atividade empresarial, só precisa de muita organização e planejamento para acontecer.
É claro, cada passo deve ser feito com muito alinhamento entre a liderança e a equipe. Não adianta que todas as estratégias sejam formuladas se os colaboradores não saibam usá-las durante as vendas. O vendedor deve acreditar nas instruções, missão, valores e qualidades da empresa, ou não será tão eficiente no contato com o cliente.
Para colocar em prática esse alinhamento, utilize técnicas de gestão da equipe e do Marketing:
Equipe de alta performance
A ideia não é apenas treinar a equipe para esse momento e já começar a vender, pois, o seu objetivo é ter um time especializado, que deve estar em constante capacitação para lidar com as variáveis do mercado. Só assim é possível manter uma entrega consistente de resultados.
Recomendamos que você nutra uma comunicação clara na empresa, com feedbacks disponíveis sempre que necessário, tanto para elogios quanto para críticas, além de iniciativas de engajamento e motivação da equipe. É preciso que os colaboradores sejam proativos e dedicados aos objetivos do negócio, além de conhecer muito bem o que vendem.
Definição de metas
As metas devem ser SMART: S (específicas), M (mensuráveis), A (atingíveis), R (relevantes) e T (temporais).
Ou seja, devem ser específicas, mensuráveis e atingíveis, para evitar que metas irrealistas apenas desmotivem a equipe e, por não serem específicas nem mensuráveis, e impossibilitam seu acompanhamento.
Também devem ser relevantes e temporais, ou seja, com um prazo definido. Além de fornecerem estímulos (como benefícios) aos colaboradores para que permaneçam engajados.
Previsão de vendas
Utilizar a análise de dados para fazer previsões de vendas já não é mais apenas uma tendência, mas uma necessidade. As suas estratégias devem ser direcionadas de acordo com as mudanças no comportamento do consumidor, no histórico de vendas, na economia, na sazonalidade e em todas as variáveis que interferem no seu negócio.
4 dicas para colocar a gestão de vendas em prática
Agora que você já sabe como manter a equipe alinhada para esse próximo passo, vamos para as nossas dicas práticas para que logo mais você tenha uma ótima gestão de vendas na sua empresa:
Gestão de vendas aliada ao Marketing
O Marketing é uma das formas mais eficientes de impactar mais clientes e vender bem. Afinal, o público precisa primeiro conhecer a sua empresa para depois iniciar as compras. Por isso, o setor de vendas deve estar sempre alinhado ao de Marketing, e as suas estratégias devem estar bem direcionadas.
Os dois setores são complementares, então a comunicação deve ser constante. Cada mudança ou novidade em uma campanha precisa ser repassada para a equipe de vendas. O time deve estar preparado para as expectativas e os questionamentos que virão dos consumidores a partir da propaganda, pois esse passo melhora a produtividade e aumenta o lucro.
Uso da tecnologia
A tecnologia é a sua grande aliada. No mercado moderno, ela é necessária para que a empresa tenha um bom retorno, já que todos os seus concorrentes estarão utilizando boas ferramentas tecnológicas para alavancar os resultados.
Inicie utilizando uma ferramenta CRM (Customer Relationship Management, em inglês, ou Gestão do Relacionamento com o Cliente, em tradução livre), uma ferramenta/banco de dados controlado por um software que vai te ajudar a organizar os dados para encantar e fidelizar os clientes.
Ter essa tecnologia para guiar as suas estratégias, vai garantir que o planejamento seja assertivo. Aproveite para adquirir um CRM em nuvem, para que a equipe também possa colaborar.
Quer saber como melhorar o seu mapeamento de processos e entender cada fase das suas vendas? Confira aqui quais erros evitar no seu mapeamento.
Importância da equipe e treinamentos
Como falamos anteriormente, a equipe é uma das partes principais para garantir que as suas vendas de fato aconteçam. Qualquer mudança na estratégia ou nova necessidade da empresa para responder ao mercado deve ser transmitida à equipe.
A capacitação deve ser contínua, pois a venda eficiente precisa de suporte, prazos, bons materiais, infraestrutura, treinamentos constantes e muita harmonia. E claro, o material vendido deve ser de qualidade, para que não manche a reputação da empresa.
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Planejamento estratégico
Faça uma boa reunião com os departamentos para entender o que deve ser aprimorado para o aumento das vendas. Depois, construa junto aos colaboradores o melhor planejamento para esse aumento, pois só a equipe sabe o que realmente é necessário no dia a dia da empresa.
O planejamento estratégico deve ser feito com base em uma ótima análise de dados e Pesquisa de Mercado, e precisa estar alinhado com as necessidades e realidades da empresa. Como falamos antes, as suas metas devem ser mensuráveis e realistas.
Análise dos resultados
Depois da análise de dados, vem a análise dos resultados. Após a implementação do planejamento estratégico, é a hora de seguir monitorando os resultados e tomando novas medidas sempre que for necessário.
Vender mais é sempre o objetivo de todo empreendedor, e os benefícios desse aumento são diversos, desde colaboradores mais motivados até aumento da possibilidade de investimento e a satisfação garantida dos clientes. Para identificar o que deve melhorar para que as suas vendas aumentem, conte com a AD&M. Com o auxílio de profissionais qualificados, o futuro do seu negócio será de muito crescimento!