- julho 7, 2022
- Posted by: redacao
- Categories: Business plans, Competitive research, Economics, Finanças, Innovation, Marketing
Um empreendedor precisa lidar com variados conceitos de gestão que tornam a sua empresa mais eficiente, mas que nem sempre são completamente entendidos para serem usados bem.
Você já deve ter se deparado com estes termos (Modelo de gestão e Modelo de negócio) e se perguntado qual é a linha que os separa. Afinal, eles se referem a mesma coisa? Quais as suas diferenças? É só ficar aqui que iremos responder às suas dúvidas!
O que é o modelo de negócios?
Vamos começar pelo conceito do modelo de negócios.
O modelo de negócio é uma ferramenta usada para definir, descrever e registrar a estrutura da empresa, a forma como ela oferece valor para o seu cliente, como direciona as suas atividades, seus processos e o seu mercado.
Essa ferramenta é usada por empresas de todos os portes, pois organiza as estratégias de funcionamento e define como a empresa obterá lucro. O modelo de negócios deve ter a proposta de valor, canais de comunicação com os clientes, a forma de operação, o modelo econômico e outras informações de funcionamento.
São exemplos de modelos de negócios:
- Franquia;
- Marketplace;
- Software as a Service;
- Negócios Sociais;
E mais! Se quiser conhecer a fundo alguns exemplos, leia mais no nosso artigo sobre o tema.
O que é modelo de gestão?
Agora, seguiremos para o conceito de modelo de gestão.
O modelo de gestão é uma metodologia testada e aprovada para direcionar a organização e a condução de um negócio. Está mais ligado às questões administrativas, ao dia a dia da empresa, por isso é um grande facilitador para a liderança e para que os próprios colaboradores compreendam os processos internos.
Esses modelos buscam a eficiência, trabalham com os processos internos empresariais. São exemplos deles: a gestão baseada em resultados, a gestão participativa, a gestão por processos, e várias outras metodologias comprovadas.
Para conhecer mais sobre o modelo de gestão, você pode conferir o nosso artigo sobre o tema.
A principal diferença entre ambos os métodos
Apenas pela leitura das definições, você já deve ter uma ideia das diferenças entre esses conceitos. Mas, para ter certeza que tiramos as suas dúvidas, trouxemos aqui as principais diferenças entre esses modelos:
Modelo de gestão:
- Determina como a empresa alinha suas atividades e conduz o dia a dia do negócio;
- Serve como referência para práticas de gestão;
- Tem como base normas e modelos que direcionam a bons resultados;
- Utiliza metodologias comprovadas em prol de melhores resultados.
Modelo de negócios:
- Determina como a empresa realiza a entrega no mercado diante de suas atividades;
- Serve como referência para a estrutura do negócio;
- Tem como base modelos de negócios já existentes, novos ou criados especialmente para aquele negócio;
- Foca na entrega de estratégias para venda de produtos ou serviços.
As suas finalidades são completamente diferentes, embora cooperem juntos para o bom funcionamento do negócio. Tanto o modelo de negócios como o modelo de gestão são necessários e devem ser usados para atingir melhores resultados. Para isso, é preciso que a liderança entenda os propósitos da organização e como atingi-los.
A AD&M Consultoria conta com especialistas que te auxiliarão na inserção correta de ambos os métodos. Conte com a nossa consultoria capacitada nos mais diversos modelos de gestão e de negócio. Vamos te guiar em casa passo!