- setembro 9, 2022
- Posted by: redacao
- Categories: Business plans, Economics, Finanças, Finance & accounting
Em um cenário de mercado normal, já seria bastante arriscado começar qualquer projeto sem um estudo de viabilidade. Quando se trata de uma economia instável, os riscos quintuplicam. Então, se você é um empreendedor que quer lançar um novo produto, qualquer projeto ou até abrir uma empresa, você precisa aplicar um estudo de viabilidade econômica.
Para saber como, siga a leitura!
O que é o estudo de viabilidade?
De fato, há um cenário de instabilidade econômica mundial pós-pandemia que ainda não retornou ao equilíbrio total. Em meio ao alto desemprego e à situação da pandemia, o empreendedorismo e a vontade e preparação para empreender de fato cresceu 75%, passando de 30% em 2019, para 53% em 2020.
Empreender é uma nova forma de conquistar sucesso, mais independente e, para muitos, mais inovadora e diferenciada. Após a pandemia, os negócios também estão se reinventando e lançando novos projetos, novas formas de produzir e vender. Diante de tanta novidade, nada mais necessário do que aplicar estudos de viabilidade.
O estudo de viabilidade é a avaliação da real possibilidade de implementar o planejamento proposto em um empreendimento; assim, é possível observar se esse planejamento é prático, viável. O diagnóstico deve demonstrar respostas detalhadas para os questionamentos pertinentes ao projeto, no intuito de impedir que a empresa invista em um planejamento disfuncional.
Você quer iniciar um novo negócio? Saiba aqui o passo a passo essencial para empreender em 2022.
Como o estudo de viabilidade pode ajudar os novos negócios?
O estudo de viabilidade pode ajudar muitos empreendedores que estão na fase inicial dos seus projetos. A partir desse estudo, eles terão mais facilidade em tomar decisões assertivas no mercado, entenderão se devem arriscar ou não em tentar vender um produto, ou ainda executar o planejamento de forma X ou Y.
O estudo de viabilidade irá te ajudar a entender:
- Os investimentos iniciais
Qual o investimento inicial que o seu projeto de fato precisa? Para abrir um negócio, é necessário ter um investimento para aplicar tanto nas despesas materiais quanto em outros custos, tendo uma expectativa realista de quando o retorno virá. A partir de um estudo de viabilidade econômica, é possível obter esses dados.
- Os custos fixos
O estudo de viabilidade também irá te permitir fazer uma projeção dos custos fixos que a sua empresa terá. Ele irá estudar a forma de funcionamento da produção, detalhando esses custos.
- Custos variáveis
O mesmo se aplica aos custos variáveis: é necessário conhecê-los bem antes de implementar o projeto em questão. O estudo de viabilidade irá te ajudar a fazer essa projeção a curto, médio e longo prazo.
Passo a passo para um estudo de viabilidade de sucesso!
Se o estudo de viabilidade é tão bom, como você pode inseri-lo em sua empresa? Confira os passos abaixo:
- Criar uma análise preliminar
Você deve começar a planejar o seu estudo, definindo os objetivos, que devem ser atender a uma necessidade aberta. Um mercado onde ainda há demanda, um produto com um alto diferencial competitivo, um projeto com grande potencial inovador. Então, elenque os possíveis obstáculos para implementação do planejamento.
- Organizar a declaração de renda
Defina o que espera da receita do projeto e qual é o investimento necessário para atingir esse objetivo. Inclua todos os custos fixos e variáveis, a precificação e até mesmo os possíveis reembolsos.
- Realizar uma pesquisa de mercado
A pesquisa de mercado é um dos passos mais importantes, inclusive podendo ser necessário terceirizar o serviço, contratando uma empresa especializada. A pesquisa de mercado inclui um estudo sobre os concorrentes, a economia, os clientes, o que esperar das receitas, a influência geográfica, se o setor de fato tem espaço para mais uma empresa e mais informações.
Você sabe o quanto a região geográfica pode influenciar no sucesso ou fracasso do seu negócio? Clique aqui para contar com as nossas dicas e encontrar a melhor localização para empreender!
- Planejar a organização e operações do negócio
Agora é hora de organizar as operações do novo projeto, incluindo todos os custos já elencados anteriormente e mais: equipamentos, insumos, custos operacionais e mais. Deve reunir também uma estimativa precisa dos ativos e passivos, com todas as fontes de custos e de receita.
- Revisar os dados presentes
Agora é a hora da revisão e da análise dos dados, para que qualquer ajuste necessário seja feito. As informações devem ser examinadas e os resultados devem ser comparados e demonstrados. Assim, é possível verificar se a ideia é realista, quais os riscos apresentados e se é possível gerenciar esses números. A partir desses dados, você também pode montar o seu plano de contingência.
Tudo o que falamos aqui parece muito teórico, mas a verdade é que, na prática, o estudo de viabilidade traz resultados essenciais que podem ser a grande diferença entre o sucesso e o fracasso de um negócio.
Esse método, inclusive, é utilizado por consultorias de referência como a AD&M. O estudo de viabilidade faz parte das nossas soluções empresariais, e nós temos uma equipe especializada que pode te ajudar a implementar essa análise. Fale conosco!