Como encontrar o melhor lugar para abrir um negócio?

Você talvez não conheça o conceito de geomarketing, mas com certeza já foi alvo dessa tecnologia.

Hoje em dia, o mercado funciona em torno do digital. Para garantir maior assertividade ao impactar clientes, as empresas usam os dados que a internet capta sobre eles. Um dos dados mais visados é o da localização,  que é essencial para os negócios que vendem por região. A partir daí, as corporações começam a usar o geomarketing.

O geomarketing é uma tecnologia moderna e essencial para o negócio que quer vender bem, ele auxilia nas tomadas de decisão diárias de uma empresa. Essa ferramenta com certeza é o que você precisa na hora de escolher o melhor lugar para abrir o novo ponto comercial da sua marca.

Siga com a leitura para entender na prática!

Como escolher o melhor local para abrir seu negócio?

Muitas pessoas subestimam a importância de escolher a localização ideal para um determinado negócio, mas a verdade é que a região na qual a sua marca está posicionada pode levar sua empresa à falência ou ao sucesso, principalmente nos primeiros anos de mercado.

A localização deve ser escolhida de forma estratégica, mesmo que o preço desembolsado para isso seja maior. Antes da escolha, é preciso verificar se há acessibilidade necessária, se o posicionamento é bom, se há concorrentes por perto, quais clientes você quer atrair, e várias outras questões. 

Indicamos que você compare bem os custos dos imóveis, principalmente com base nas características do mercado ao redor (as outras lojas comparadas ao seu tipo de negócio). Muitas variáveis para pensar, não é? O geomarketing pode te ajudar nisso, pois a ferramenta facilita (e muito) a sua decisão.

Você já seguiu todos os passos essenciais para abrir a sua empresa? Confira aqui as nossas dicas práticas para 2022. 

O que é geomarketing?

Geomarketing é a estratégia de Marketing que usa como guia os dados da localização dos usuários. Esses dados embasam campanhas que utilizam Geomarketing em várias plataformas diferentes, como as redes sociais, o Waze, por ranqueamento do Google Maps e outras opções.

Empresas gigantes já utilizam essa tecnologia, como o McDonald ‘s, a Apple e a Cacau Show. É fácil aproveitar os benefícios do geomarketing, pois ele é muito versátil, além de poder ser utilizado para captar clientes, também é usado como base para que a sua empresa entenda as regiões ao redor do novo negócio, antes de grandes decisões. E assim, perceber quais são as localizações mais propícias para a venda. 

Ou seja, serve para empresas que querem melhorar o desempenho, expandir, tornar o marketing mais assertivo e muitas outras funções, todas elas resultam em um serviço mais personalizado para o consumidor.

Quer mais dicas para fazer um planejamento estratégico realmente eficiente? Confira aqui.

Como implementar o conceito para encontrar o melhor lugar para o seu negócio?

Se quer aprender a aplicar o geomarketing para decidir qual é o melhor lugar para abrir o seu negócio, antes é preciso que você pesquise, analise e decida alguns fatores:

  1. Faça um estudo sobre o mercado consumidor

Quem é o seu público-alvo?

Quem é a sua persona?

Onde se localiza o seu público? 

  1. Aplique o benchmarking 

Estude o mercado concorrente

Defina onde estão os seus concorrentes

Entenda as estratégias usadas por eles

  1. Faça uma pesquisa estrutural e orçamentária

Quais são os preços dos imóveis?

Como são a acessibilidade, segurança e mobilidade no local estudado?

Qual é o tipo de estabelecimento ideal (estrutura e formato)?

É claro que tudo isso também vai depender do seu orçamento. Mas, se quer saber como obter algumas dessas informações, aconselhamos ler o nosso artigo sobre Pesquisa de Mercado. Ele vai te ajudar a esclarecer suas dúvidas.
É preciso contar com muito planejamento e pesquisa antes de abrir um negócio, e é ainda mais necessário contar com uma equipe especializada para te ajudar a coletar, analisar e relacionar esses dados. A AD&M Consultoria Empresarial  tem uma equipe capacitada para te dar todo o suporte necessário na hora de abrir um negócio de sucesso. Fale conosco!