- junho 20, 2022
- Posted by: redacao
- Categories: Business plans, Economics, Finanças, Finance & accounting, Innovation, Organização e Processos
Independentemente da profissão, todas as pessoas precisam ter um planejamento financeiro. Saber controlar os gastos é essencial para viver com estabilidade e conseguir atingir objetivos pessoais. E, se esse planejamento é tão importante para uma pessoa física, já imaginou a jurídica?
Uma empresa tem muito mais gastos do que uma pessoa, além de ter uma movimentação monetária maior, e, por isso, maior dificuldade de controle orçamentário. As metas também são mais rígidas, o que torna o planejamento financeiro essencial para a sobrevivência do negócio.
Você já deve ter percebido o quão necessário é formar esse plano, mas, afinal, como construí-lo? Siga a leitura e confira o nosso guia para montar o seu planejamento financeiro.
O que é o planejamento financeiro?
O planejamento financeiro é a sistematização da organização das finanças, normalmente com algum objetivo que será alcançado a partir desse controle. Ou seja, ele é a ferramenta que serve como guia para reunir a condição monetária que você precisa para alcançar metas.
A partir desse planejamento, o controle dos gastos e das entradas de dinheiro fica mais fácil, o que ajuda na hora de estabelecer e atingir as metas. Ajuda inclusive a entender o que é necessário para alcançar esses objetivos.
Com o planejamento financeiro, você será capaz de fiscalizar todos os valores que movimentam a conta, assim como fazer os cálculos precisos para entender a quantia monetária que você precisa para atingir as metas e em quanto tempo.
A importância do planejamento financeiro
Quando o planejamento financeiro é feito da forma correta, com estratégia e precisão, ele se torna um verdadeiro mapeamento e é capaz de te fazer identificar falhas no seu método orçamentário.
Isso porque, quando você perceber, por exemplo, que as entradas monetárias estão menores do que as saídas, poderá montar um plano para lidar com esse problema e voltar à estabilidade.
Essa ferramenta é capaz de melhorar a saúde financeira de uma empresa e a qualidade de vida de uma pessoa. Os benefícios são vários:
- Auxilia na tomada de decisões;
- Ajuda no alcance das metas;
- Contribui para a melhor administração de dinheiro;
- Proporciona verdadeiros resultados econômicos;
- Possibilita montar uma reserva para investir;
- Ajuda a eliminar gastos desnecessários;
E mais! É claro, para obter tantas vantagens, é preciso que a ferramenta seja usada da forma correta.
Passo a passo para montar o planejamento financeiro de forma correta
Vamos para a prática! Compreenda aqui como realizar um planejamento financeiro estratégico de forma correta:
- Conheça a realidade das finanças
O planejamento financeiro começa com o controle. Todas as finanças devem ser devidamente registradas, sejam elas de qualquer tipo, receitas, despesas, investimentos… Até mesmo os gastos insignificantes devem ser registrados, as anotações devem ser diárias.
É claro, essa tarefa pode ser automatizada, através, por exemplo, de planilhas, ou das ferramentas indispensáveis para o controle financeiro que você pode conferir aqui. Essa atitude vai contribuir para que o diagnóstico da situação financeira seja feito com precisão.
- Defina as despesas, separando-as entre fixas e variáveis
Após o controle, é hora de avaliar a situação. Entenda todas as suas despesas e separe-as em:
- Custos fixos – que vão estar sempre dentro do planejamento, não irão oscilar de período em período.
- Custos variáveis – que vão variar a depender do seu faturamento, das suas vendas, do seu uso (energia, água, etc.) ou de outras questões.
Os impostos devem estar incluídos. Se nessa fase você se deparar com muitas dívidas, não se preocupe, nós podemos te ajudar! Confira aqui o que falamos sobre como lidar com dívidas crescentes.
- Defina as suas metas e aponte quais gastos são prioridade
Nesse estudo, provavelmente você notou que alguns gastos estão sendo desnecessários e podem ser retirados. Outros gastos são totalmente imprescindíveis e terão que permanecer do mesmo modo. Nesse momento, é hora de fazer essa diferenciação e deletar o que pode ser deletado.
As suas metas financeiras precisam estar bem harmonizadas com essas prioridades. Definir metas é muito importante, porque assim você poderá saber se a estratégia está gerando efeitos, além de se organizar para melhorar o cenário.
- Defina um valor de emergência dentro do planejamento
Defina dentro do seu planejamento um valor para uma reserva de emergência, como a necessidade de ir repentinamente ao médico, ou de consertar o carro… As possibilidades são várias e você não deve ser pego desprevenido. Depois, reserve também uma parte para investimentos, a fim de render o seu dinheiro e alcançar mais rapidamente as suas metas.
- Mantenha o planejamento atualizado mensalmente
É recomendado que o planejamento financeiro seja feito mensalmente, sempre antes do início do mês. No início, será necessário que você lance todas as suas receitas e gastos e apenas se mantenha acompanhando, para só a partir de um tempo começar a notar repetições, falhas, hábitos que podem ser retirados e outras mudanças necessárias.
Essa análise precisa ser contínua para que o plano de gastos gere bons resultados. Se você quer ajuda especializada no tema, a AD&M Consultoria está ao seu lado! Nós iremos te guiar nesse processo, introduzindo você no mundo do controle financeiro através de profissionais qualificados.