Ferramentas indispensáveis para o controle financeiro do seu negócio

Ter um bom controle financeiro pode não ser uma tarefa simples, mas é necessário para auxiliar a organização e tomar decisões estratégicas que permitam atingir seus objetivos. Sem uma gestão bem feita, mesmo com a empresa tendo lucro, podem ocorrer dificuldades futuras que a levem para a falência, por exemplo. Mas não precisa quebrar a cabeça agora! Queremos te ajudar a efetuar pouco a pouco um controle eficiente das finanças, a partir de ferramentas indispensáveis. Confira!

A importância do controle financeiro para sua empresa

Empreendedor nenhum gosta de perder dinheiro, certo? A partir disso, fica muito mais fácil entender a importância do controle financeiro, mas esse conceito vai além. De acordo com o estudo do pesquisador Trombetta:

  • A gestão financeira permite o planejamento de um determinado período;
  • A gestão financeira estabiliza suas finanças; 
  • O controle possibilita a visualização de determinados problemas;
  • Assim como possibilita ao administrador financeiro gerir os problemas da empresa;
  • A gestão permite mapear os fluxos financeiros, como pagamentos, recebimentos, saldos e etc;
  • Ajuda a atentar para os riscos do mercado.

E mais. 

O controle financeiro também precisa ser uma prioridade em um negócio, visto que, sem recursos financeiros, a empresa dificilmente irá conseguir operar. Assim, é preciso ter muita seriedade nesse processo, pois, qualquer ação, irá impactar diretamente na empresa.


Na prática, você pode contar com ferramentas para te ajudar. Continue a leitura!

Benefícios de usar ferramentas para auxiliar no controle financeiro

Um empreendedor deve sempre usar a tecnologia e ferramentas em geral para que o controle financeiro seja mais assertivo. Os benefícios desse uso são vários:

  • Organiza de forma geral e bastante exata os dados financeiros da empresa, evitando falhas humanas;
  • Auxilia na análise e consequentemente na tomada de decisão;
  • Faz com que o gestor atue de forma preventiva, ou seja, prevenindo problemas ao invés de ter que agir contra um problema já existente;
  • Facilita o controle de custos;
  • Faz as mensurações sobre o retorno do investimento, gastos e etc.

Agora vamos partir para a prática.

Ferramentas para você aplicar no seu negócio

Ao se deparar com tantas ferramentas diferentes, é possível que você se pergunte qual é a melhor para a sua empresa Para obter essa resposta, é muito importante fazer uma análise interna, buscando entender quais são as necessidades e objetivos, e, assim, realizar uma pesquisa de mercado para avaliar as opções que mais se encaixam na organização.

Dessa forma, abaixo se encontram algumas opções interessantes que podem ser utilizadas em sua empresa:

Atividades essenciais na gestão financeira: 

1. Fluxo de caixa

O fluxo de caixa é um termo muito conhecido, pois refere-se a toda movimentação financeira da empresa, entradas e saídas em geral. Para que o controle seja bem feito, é necessário um acompanhamento de todas as operações financeiras.

O ideal é sistematizar o controle desses fluxos por períodos específicos, prevendo posteriores situações financeiras e avaliando a situação atual da organização.

2. Auditoria interna

Após analisar o fluxo de caixa, é hora de fazer uma auditoria interna, ou seja, reunir os profissionais habilitados e descobrir as melhores soluções para sanar os gastos que foram expostos sem prejudicar a eficiência da empresa. Esse processo é essencial, pois é nesse momento que vocês analisarão todos os documentos e registros e criarão estratégias. 

3. DRE (Demonstração do Resultado do Exercício)

A Demonstração do Resultado do Exercício, também conhecida como DRE, é uma obrigação para empresas de todos os portes. Trata-se de uma demonstração compilada das informações financeiras, tendo o resultado líquido da operação, seja lucro ou prejuízo.

O cálculo é feito a partir de todas as receitas, custos e despesas conforme o Regime de Competência de Contas.

4. Planejamento financeiro ou orçamento

Após tantas informações assertivas sobre a situação financeira da sua empresa, é hora de fazer um bom planejamento financeiro. Na realidade, qualquer planejamento empresarial precisa de metas e objetivos que visem o orçamento da empresa.


A partir dos números encontrados, é preciso entender onde investir, quais objetivos são realistas, como lidar com os recursos, como enfrentar os riscos e etc. Em cada etapa do planejamento, o orçamento precisa ser revisitado.

Em dúvida sobre como fazer o seu planejamento estratégico? Confira aqui.

As ferramentas online:

  1. Conta azul

A Conta Azul é uma plataforma de gestão inteiramente na nuvem para micro e pequenas empresas. Ela tem diversas funcionalidades para controle financeiro, incluindo um aplicativo de vendas, controle de estoques, gestão de produtos, geração de relatórios, integração com bancos e com o contador. 

Confira aqui.

  1. Quickbooks ZeroPaper

O Quickbooks ZeroPaper é um software de gestão financeira bem fácil e intuitivo. Essa plataforma funciona inclusive para autônomos, MEI e freelancers. É possível visualizar o fluxo de caixa, relatórios, acompanhamentos financeiros e mais.

Confira aqui.

  1. Bkper

O Bkper também funciona por nuvem, já que usa os recursos do Google Drive. Ele adapta informações de planilhas para controlar e organizar a gestão financeira da sua empresa. Essas planilhas seguem os princípios corretos dos cálculos e regras da contabilidade.

Confira aqui

  1. Nibo

A Nibo existe para facilitar a vida das empresas e dos contadores. Ele é usado para o controle das finanças, incluindo emissão de notas fiscais e boleto. Também integra a conta bancária, verifica contas a pagar, analisa o fluxo de caixa e mais.

Confira aqui.

  1. TOTVS

A TOTVS é uma empresa brasileira especializada em tecnologia e desenvolvimento de soluções empresariais. Com essa ferramenta você pode automatizar as rotinas da sua empresa, melhorando a produtividade, diminuindo custos e, por consequência, melhorando os rendimentos empresariais através do controle financeiro. 

Confira aqui.

Todas essas ferramentas trabalham em cima do fluxo de caixa, já que ele diz tudo sobre a sua empresa. Elas podem e devem ser complementares, já que possuem diferentes formas de operar. Você deve analisar, com a ajuda de profissionais capacitados, quais são as melhores para a sua empresa.

Se você quer contar com ferramentas também para o seu planejamento estratégico, confira o ciclo PDCA, um guia prático para aliar controle financeiro ao estratégico. Também é imprescindível ter uma equipe especializada para lidar com um assunto tão complexo quanto a parte financeira da sua empresa. Conte com a AD&M!