- maio 5, 2022
- Posted by: redacao
- Categories: Business plans, Gestão de Pessoas, Organização e Processos
O Mapeamento de Processos é a ferramenta que qualquer gestor precisa.
Essa prática serve para visualizar, organizar e otimizar todos os fluxos da sua empresa, desde o estoque até o pós-venda. Assim, é possível aumentar a produtividade e melhorar os resultados.
Se você já coloca o mapeamento em prática e quer melhorá-lo ainda mais para que os resultados sejam de alto impacto, siga a leitura! Hoje nós vamos te ajudar a otimizar o seu mapeamento de processos.
5 benefícios principais do mapeamento de processos
O mapeamento de processos é a técnica de descrever as etapas da sua empresa de forma gráfica, sistemática e visual. Ou seja, cada etapa dos processos serão descritos para que possam ser analisados e melhorados.
O formato desse mapeamento pode ser em fluxograma, mapa, com planilhas e documentos para registros e outras formas de representação gráfica. A técnica melhora a produtividade da empresa através da aplicação de planejamento, estratégia e uma boa gestão.
Podem-se destacar cinco benefícios resultantes do uso dessa ferramenta:
A padronização
Com o mapeamento, é possível otimizar, e assim padronizar os processos para que eles não apresentem resultados diferentes.
Aumento de controle
Os registros servirão como guia para que os colaboradores sempre façam os processos da forma correta.
Aumento da produtividade
Com os processos otimizados, a eficiência e a produtividade sobem.
Tomada de decisões baseadas em informações concretas
Para o mapeamento, é necessário estudar e registrar muito bem os dados, que servirão para que as melhorias sejam feitas a partir de informações concretas.
Melhoria na colaboração e comunicação da equipe
O mapeamento e a otimização visam eliminar funcionários sobrecarregados ou estabelecidos em funções erradas, o que melhora o fluxo entre o time.
Se você ainda não criou o seu mapeamento, essa dica vai para você: entenda os principais erros a evitar ao desenhar o seu mapa!
Por que sua empresa deve investir no mapeamento de processos?
Com tantos benefícios, é fácil entender por que investir no mapeamento, certo?
Mas vamos comentar de forma direta sobre as vantagens dessa ferramenta: na realidade, ela é um investimento fundamental para o seu negócio. O mapeamento não é e nunca foi um plus, ele é uma necessidade.
Ele permite que você visualize cada processo empresarial para que encontre erros, falhas, custos indevidos, e consiga solucionar o que está errado ou pode ser otimizado para que os processos ocorram com mais eficiência.
O mapeamento resulta em uma visão clara dos processos e dos seus resultados, e a falta dele pode gerar muitas dificuldades para a empresa, como a insatisfação dos clientes, grandes problemas na produção e até custos desnecessários.
Passo a passo para otimizar o negócio com o mapeamento de processos
Para que você use o mapeamento de processos em sua melhor forma, aqui estão as nossas dicas:
Conte com a tecnologia
Conte com a assertividade da tecnologia para escolher ferramentas que atendam às necessidades da empresa. Para a padronização, é indicado que você automatize o máximo de fluxos possível, com softwares de gestão de estoque, por exemplo, ou robôs e maquinário para a produção.
Use softwares ou conceitos como o BPMS (Gerenciamento de processos de negócio), o CRM (Gestão de relacionamento com o cliente), Automatização de E-mails, Automatização de Publicidade (Google Ads ou Facebook Ads), e até o seu próprio fluxograma do mapeamento pode ser passado para o digital para que todo colaborador possa ver.
Conheça aqui algumas ferramentas de gestão gratuitas.
Faça um mapeamento do fluxo atual de trabalho na empresa
Não pare de atualizar o seu mapeamento! Use o monitoramento frequente para saber o que está dando errado e o que precisa ser melhorado. Sempre refaça esse mapeamento diante de mudanças no fluxo da empresa.
Identifique os erros e acertos
Após implementar melhorias, você deve continuar se reunindo com a equipe para saber, na opinião deles, o que foram erros e o que foram acertos. Assim, saberá em qual área deve investir.
Crie o novo modelo de como serão executadas as atividades da organização
Se você já fez o seu mapeamento e encontrou os erros mas não criou um novo modelo, esse tópico é para você! Ao identificar o que deve ser melhorado, é hora de criar o mapeamento que registra como devem ser executadas as atividades. Esse mapeamento servirá inclusive para treinar novos colaboradores.
Mantendo o monitoramento, será possível permanecer aperfeiçoando o seu mapa. Se precisar de ajuda, a AD&M Consultoria está ao seu lado. Temos equipes especializadas para te acompanhar!