- junho 1, 2022
- Posted by: redacao
- Categories: Economics, Finanças, Finance & accounting, Organização e Processos
A gestão financeira é aquele tema que pode ser dor de cabeça para qualquer gestor. Além de extremamente importante, por vezes é difícil de entender. Por isso, é essencial contar com aquelas ferramentas de controle financeiro que ajudam no dia a dia e tornam todo o trabalho muito mais assertivo.
Existem diversos tipos de ferramentas, e hoje vamos te indicar alguns deles. Então, é só seguir a leitura!
Ferramentas financeiras: o que são?
Você com certeza já ouviu falar em controle financeiro, e com certeza sabe a importância de aplicar essa gestão na empresa para otimizar os lucros e diminuir os gastos desnecessários. Mas, quando chega na prática, sempre restam dúvidas.
Na área financeira, é essencial contar com uma equipe especializada, dados exatos e com a tecnologia. Ter o controle financeiro não é sempre fácil, mas, graças às ferramentas, essa missão se torna mais maleável e assertiva. Grande parte dessa ajuda é representada pelas ferramentas financeiras, sejam via tecnologia ou não.
São instrumentos utilizados para controlar a área financeira, e servem para as mais diversas tarefas, desde o planejamento até a aplicação do que há disponível para o crescimento do negócio. Elas são mais diretas, mais exatas, o que é ideal quando se trata do trabalho com números.
É claro, essas ferramentas também consideram o que há de interno e externo à empresa, e são bem úteis quando o assunto é automação de processos e organização de dados. Não se preocupe, existem softwares gratuitos que irão te trazer todos esses benefícios.
A importância de ter ferramentas de gestão financeira na empresa
A assertividade define bastante do que é esperado quando se usa uma ferramenta para a gestão financeira. Isso porque só uma empresa com administração baseada em informações confiáveis vai conseguir sobreviver e crescer no mercado.
Com esses dados reunidos, o gestor irá conseguir proceder com a devida tomada de decisões para a empresa – não baseada em achismos, mas em fatos, em dados sólidos. Só assim as resoluções tomadas vão garantir um bom desempenho. A partir dos dados, é possível:
- Notar falhas empresariais, como as baixas vendas, fornecedores não tão ideais ou compras exageradas de recursos;
- Reavaliar o planejamento financeiro;
- Aumentar ou diminuir o uso dos recursos materiais e humanos;
- Avaliar se as estratégias estão sendo eficientes;
- Avaliar se os processos estão sendo eficientes;
- Saber se é preciso expandir ou diminuir o negócio;
E mais.
E como obter esses dados sólidos? Isso mesmo, a partir de ferramentas de gestão financeira. Elas servirão para a organização da logística e a centralização das informações, promovendo resultados rápidos para que o gestor analise e decida diante do cenário observado.
Essa é a solução ideal para permanecer com uma gestão organizada mesmo com tantos acontecimentos diários. Mas, para lidar com as baixas vendas, a história é outra. Nós te recomendamos a leitura do nosso artigo sobre o tema, pois temos dicas excelentes para você!
7 ferramentas financeiras gratuitas para gerir o negócio
Agora vamos aos instrumentos gratuitos que irão auxiliar você na jornada até a melhor gestão financeira:
Bkper
O Bkper é um sistema de gestão financeira em nuvem que serve para organizar os números do seu negócio. Mais especificamente, o Bkper funciona a partir do Google Drive, utilizando planilhas online. As planilhas já prontas seguem princípios da contabilidade, o que é ótimo para o gestor que não sabe tanto sobre o assunto.
SisControle
O SisControle Financeiro permite a gestão do fluxo de caixa com detalhes, lançamento de contas, registro de movimentações de caixa, custos adicionais e mais. Além disso, o software permite o cadastro de multiusuários.
Meu Dinheiro Web
O Meu Dinheiro Web serve tanto para a gestão financeira pessoal como a empresarial, e está em sua forma paga ou gratuita. Na gratuita, permite o controle do fluxo de caixa, registro de dados em gráficos e relatórios financeiros.
Nibo
O Nibo funciona para o controle de finanças, emissão de notas fiscais e de boletos bancários. Permite a integração com conta bancária para melhor organização financeira e auxilia na gestão do fluxo de caixa e das contas a pagar.
Granatum
O Granatum permite tanto o controle quanto o acompanhamento e a organização. Fornece relatórios, ajuda no seu planejamento financeiro e na gestão dos orçamentos, do fluxo de caixa, das contas a pagar e até mesmo no acompanhamento de metas.
Conta azul
O Conta Azul é bastante completo, contando até mesmo com App de vendas, gestão de produtos, controle de estoques e integração com o seu contador. A diversidade de funções é gigante.
Bling ERP
O Bling ERP inclui funções como controle de estoque e de vendas, da frente de caixa, integração com correios e mais. Assim como o Conta Azul, possui funcionalidades bem diferenciadas e bastante úteis para qualquer gestor.
Além dessas ferramentas, há muito mais no mundo da tecnologia que pode ajudar um bom gestor, como as planilhas compartilhadas em nuvem. Esta é uma ótima forma de registro para que a situação financeira da empresa permaneça salva e segura.
Quer saber quais do que mais você precisa para o melhor controle financeiro? Nós temos muitas outras dicas para te dar! É só clicar aqui.
É claro, todo esse controle precisa ser bem observado. Os dados não devem ser registrados apenas por serem dados, eles precisam ser organizados e analisados. Assim, a equipe saberá o que deve ser melhorado para alcançar resultados otimizados.
Sabemos que o controle financeiro pode ser complexo, e você deve contar com profissionais capacitados nesse momento. Não são permitidos erros nessa área da empresa! Fale com a AD&M e obtenha o nosso auxílio nesse departamento. Os nossos especialistas irão garantir a melhor gestão financeira para a sua empresa!