- fevereiro 3, 2023
- Posted by: redacao
- Categories: Finanças, Organização e Processos
Se você está em busca de ter um empreendimento saudável, precisa montar um planejamento financeiro que permita manter controle sobre as metas, analise o cenário e faça projeções de receitas e despesas.
Com base em um bom planejamento, você não perderá de vista qualquer lucro ou prejuízo, acabando com as incertezas, as vulnerabilidades e os riscos do seu negócio. Grandes vantagens, não?
Continue a leitura para saber quais erros evitar na hora de construir o seu planejamento!
A importância do planejamento financeiro
O planejamento financeiro é essencial para o empreendedor que quer ter sempre as finanças em dia, alcançando o equilíbrio e a prosperidade no negócio.
Afinal, todos os departamentos de uma corporação precisam ser muito bem planejados, e quando se trata da área financeira, capaz de levar uma empresa à falência e ao sucesso, o cuidado precisa ser ainda maior.
A ferramenta do planejamento financeiro permite fazer projeções orçamentárias para a empresa, analisar cenários de mercado ou internos do negócio, construir metas e indicar o caminho para alcançá-las e mais.
Sempre considerando a concorrência e a economia, o plano vai te dar uma visão estratégica do seu negócio, tanto a curto, quanto a médio e longo prazo.
Por causa da estruturação financeira que vem com o planejamento, a empresa fica mais protegida contra riscos, prejuízos, corrupções, crises de mercado e mais.
Você já cometeu erros na hora de precificar produtos? Temos dicas essenciais para te ajudar.
Entretanto, muitos cometem alguns deslizes que podem prejudicar os benefícios do planejamento. Por causa da importância da ferramenta, a AD&M decidiu apresentar esse conteúdo que vai te mostrar os erros a evitar para manter a eficiência. Confira a seguir!
Erros que devem ser evitados na realização de um planejamento financeiro
Já que o planejamento financeiro se trata da organização das movimentações de um negócio, é preciso garantir que não haja nenhum erro nesse processo. Ele é um verdadeiro mapa de tudo o que funciona financeiramente na empresa.
Para mais detalhes práticos, confira os erros a não cometer a seguir:
Não acompanhar os gastos regularmente
Acompanhar os gastos é parte essencial do planejamento financeiro: você deve acompanhar o dinheiro que está entrando e saindo, as despesas fixas e variáveis e todas as movimentações.
Todos os gastos, dos pequenos aos grandes, devem ser considerados. Ao fazer o monitoramento das despesas, você garante que elas estejam dentro do esperado, não permitindo que a empresa caia no descontrole.
É preciso também acompanhar os indicadores financeiros! Você sabe como? Leia mais aqui.
Falta de objetivo financeiro
É preciso ter um objetivo para o planejamento. Sem foco, ele pode virar apenas um registro de movimentações. Ao definir metas, a nova rotina será mais controlada, e os colaboradores irão se engajar sabendo que, com esforço, a empresa cresce.
Ou seja, os objetivos, além de serem necessários para guiar a empresa, também estimulam e motivam a equipe.
Esquecer de traçar metas realistas
As metas podem ser, por exemplo, definir um destino para determinada quantia, delimitar quanto se deve poupar, ou buscar melhores investimentos. Elas devem ser registradas e precisam ficar visíveis para a equipe.
Claro, elas precisam ser atingíveis, realistas, ou frustrarão os colaboradores. As metas irrealistas geram autossabotagem, retrabalhos, perda de tempo e outros problemas.
Falta de uma reserva de emergência
Uma reserva de emergência é necessária para lidar com situações imprevistas. O indicado é que a reserva não esteja na conta corrente, para que não acabe sendo usada desnecessariamente.
Separe o dinheiro em uma conta extra, de preferência em uma conta poupança. Se possível, escolha investimentos de maiores rentabilidades.
Não analisar o mercado
Para construir um planejamento coeso e realmente eficiente, é preciso conhecer o mercado financeiro e acompanhá-lo sempre. As consequências de não analisar o cenário do mercado podem pesar bastante no bolso.
Conte com profissionais da área para manter uma lupa nos movimentos do seu setor e se preparar para qualquer situação.
Não optar pelo investimento
Depois do balanço das movimentações e de garantir a reserva de emergência, é hora de investir em renda fixa, e, com a ajuda de profissionais, em renda variável.
É bom diversificar a carteira, então pense em alternativas e não coloque todo o dinheiro em apenas um tipo de investimento.
Ainda tem dúvidas sobre como montar um planejamento financeiro? Continue a leitura aqui para entender mais dessa prática.
Ficamos felizes em te ajudar com as nossas dicas! A AD&M pode te auxiliar no passo a passo para realizar um planejamento financeiro mais eficiente, especializado e otimizado para a sua empresa. Tudo de acordo com as suas necessidades!
Os nossos profissionais qualificados vão levar resultados incríveis para a sua organização. Fale conosco!