Os principais erros ao precificar produtos e serviços

A precificação irá determinar a maior parte do dinheiro que entra em uma empresa. É uma enorme responsabilidade definir esse número, certo?

Saber precificar é tarefa essencial para um empreendedor, mas também um verdadeiro desafio. Não é uma decisão que pode ser feita de forma simples, sem muito estudo e pesquisa de mercado, pois se o preço for determinado de forma incorreta, pode prejudicar de forma determinante a saúde da empresa.

Se você quer evitar dificuldades, está no lugar certo. Para te ajudar nessa importante tarefa, nós vamos oferecer um guia dos erros a evitar na precificação.

A importância de precificar corretamente

Você já deve imaginar o quão importante é precificar corretamente… Trata-se de determinar o valor que os seus produtos serão vendidos de forma estratégica, assegurando que a empresa poderá crescer no mercado.

De fato, o preço dos seus produtos irá determinar se a sua empresa irá ou não permanecer vendendo, dado que um bom valor gera competitividade, atratividade e lucro para a corporação. 

Já um preço errado é um grande risco para o negócio, podendo acabar com a lucratividade ou fazer com que o produto seja totalmente rejeitado pelo público-alvo. É claro, o preço pode e deve ser ajustado no intuito de maximizar as vendas e adaptar a realidade da empresa ao mercado que muda o tempo todo.

É necessário ter cautela ao precificar, não considerando apenas os fatores básicos como o custo de produção, ou até os preços que os concorrentes fazem. A precificação deve ser feita a partir do estudo do conjunto de fatores. Confira abaixo os erros a não cometer.

5 erros cometidos na hora de precificar seu produto ou serviço

Confira aqui alguns dos erros mais comuns na hora de precificar um produto ou serviço:

  • Precificar sem pensar no preço de custo

Não ceda às tentações de oferecer o preço mais barato do mercado caso isso não seja o mais favorável economicamente. Tenha atenção ao preço de custo, os impostos e demais encargos, ou os prejuízos gerados serão imensos, e o negócio pode ir à falência.  

  • Precificar focando exclusivamente no preço da concorrência

Embora você precise averiguar a concorrência, não deve se basear apenas no preço deles. A situação da sua empresa pode ser inteiramente diferente da de outras corporações, e você deve analisar as circunstâncias específicas do seu negócio que levam ao preço final.

  • Aumentar o preço com o foco exclusivo em lucrar mais

Não é aconselhável aumentar os preços do produto de forma excessiva, já que ele não será mais atrativo para o seu público. Se o cliente perceber que o valor está acima do mercado sem que a marca represente o que procura, ele irá optar pelo concorrente. 

  • Não atualizar os preços

O mercado muda, e os seus preços devem mudar junto. A inflação, crises econômicas, alterações nos preços dos insumos, reajustes salariais, alterações nos impostos… Tudo isso e muito mais irá afetar a sua precificação final.

  • Não considerar o valor do que você está oferecendo

Há um valor agregado no seu produto ou serviço que você deve considerar. Deve-se à conexão que o cliente tem com a marca, a reputação que ela tem no mercado… Esse cenário é facilmente analisado ao ver preços altíssimos de marcas como a Gucci e a Dior, por exemplo.

Que solução você deve tomar?

É claro, não iríamos te deixar apenas sabendo dessas falhas sem pistas para solucioná-las. Vamos agora as nossas dicas de soluções para esses possíveis erros: 

  • Entender o seu público-alvo

Só um excelente estudo sobre o seu público será capaz de dizer o quanto ele está disposto a pagar pelo produto que você vende e pela sua marca.

  • Conhecer o seu capital de giro e o quanto precisa vender para chegar ao lucro

É essencial ter um excelente estudo financeiro sobre a sua própria empresa para não arriscar preços baixos demais que irão representar prejuízo.

Confira aqui dicas de ferramentas gratuitas para gestão financeira!

  • Preparar uma estratégia com promoções, ofertas, brindes de acordo com as necessidades e desejos do seu cliente

Para aumentar a conexão com a sua marca, é importante manter um plano de fidelização do cliente, ou seja, criar propostas de valor. 

  • Avaliar as despesas variáveis e fixas do seu negócio

O processo de precificação deve, no mínimo, cobrir as despesas fixas e variáveis do seu negócio. 

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E, claro, a tecnologia é a sua maior aliada. O seu sistema de gestão de preços pode ser feito por meio de um software, por exemplo. É importante otimizar e automatizar o processo para evitar erros nos cálculos. 

Se quer saber um passo a passo detalhado para precificar, confira o nosso artigo sobre o tema.

É importante contar com profissionais qualificados nessa etapa, já que ela irá determinar todo o lucro da empresa. Não corra riscos, conte com uma equipe que irá te auxiliar na gestão correta da sua marca, gerando resultados de fato benéficos à ela. A AD&M Consultoria estará com você nessa jornada. Fale com a nossa equipe especializada!