- maio 10, 2022
- Posted by: redacao
- Categories: Business plans, Gestão de Pessoas, Organização e Processos
Os processos rodam os negócios, são as etapas que resultam no produto final que será entregue ao cliente. Sem processos, a empresa fica estática.
Para que você consiga otimizar esses fluxos, precisa conhecê-los muito bem. Hoje, vamos falar sobre os tipos de processos e as suas aplicações nos negócios. Boa leitura!
O que são processos?
Como falamos, os processos movem os negócios. São as ações que ocorrem para atingir objetivos, e bastante variadas. Podem ser processos criados por equipes, podem ser para a produção do produto, para a venda ou para o atendimento, por exemplo.
Os processos são constituídos por etapas sequenciais, diferentes atividades que são co-dependentes para que o resultado final exista. Ou seja, eles influenciam diretamente no lucro da empresa e na satisfação dos clientes.
Os 3 tipos principais de processos
O Guia de Corpo Comum de Conhecimentos sobre BPM (Business Process Management ou Gerenciamento de Processos de Negócios), que serve para ajudar profissionais da gestão, divide os processos empresariais em três grupos principais:
- Processos primários:
São as atividades fundamentais da empresa, por isso também podem ser chamadas de Processos Operacionais, Essenciais ou Finalísticos. Normalmente, estão diretamente conectados à jornada que você vai entregar ao cliente.
- Processos de suporte:
Esses não possuem contato direto com o cliente, pois não entregam valor ao público, mas sim aos processos primários que posteriormente terão conexões com o consumidor. São o RH, a Gestão de Recursos ou o TI, por exemplo.
- Processos gerenciais:
Os processos de gerenciamento monitoram e controlam os outros processos, orientando a tomada de decisões da empresa e garantindo que todas as atividades sejam bem executadas. Assim como os processos de suporte, os processos gerenciais entregam valor indiretamente ao cliente.
A importância de aplicar e gerenciar os processos no seu negócio
Implementar, gerenciar e monitorar esses processos é o que vai garantir que a sua empresa tenha bons resultados. O monitoramento deve ser feito sempre, para que os processos possam ser melhorados com base em dados, e não em achismos.
Pode começar conhecendo as ferramentas de gestão gratuitas para mapear os processos e analisá-los. E, claro, evitando erros durante esse mapeamento.
Assim, a melhora e o estudo desses processos vão guiar a tomada de decisões e garantir o sucesso da organização. Para que todo esse fluxo aconteça, você deve contar com um bom gerenciamento de processos. Essa ferramenta resume todo o controle sobre as etapas e a implementação de melhorias. A AD&M Consultoria estará com você nessa jornada. Temos equipes especializadas que entregarão ótimos resultados!