- outubro 20, 2022
- Posted by: redacao
- Categories: Finanças, Finance & accounting, Organização e Processos
Você sabia que mais de 1,4 milhão de empresas fecharam no ano passado? A má administração financeira, é um dos motivos que resulta em muitos negócios fechados, um verdadeiro empecilho para lidar com o mercado – esteja ele em crise ou não.
Para que um empreendimento seja bem-sucedido e consiga permanecer estável, é preciso ter um bom plano financeiro, uma organização orçamentária e muita preparação. Confira as dicas a seguir para alcançar essas metas!
O que é o planejamento financeiro?
Para manter uma empresa equilibrada financeiramente, é preciso montar um plano, um registro que reúna dados e estratégia para descrever gastos, investimentos, custos fixos ou variáveis, metas a curto e longo prazo.
O plano financeiro é essa espécie de relatório em que são descritos os gastos e investimentos, é uma ferramenta de mensuração de tudo o que envolve dinheiro na empresa, estruturando os seus valores para que haja a devida organização financeira.
O seu objetivo principal é auxiliar uma empresa a controlar e utilizar melhor suas finanças. Confira abaixo a importância dessa sistematização.
Você conhece outras ferramentas financeiras essenciais? Confira algumas no nosso artigo.
A importância de se planejar financeiramente
Claro, a organização financeira traz benefícios essenciais para o sucesso de uma organização. Não há bons resultados sem um plano financeiro, pois os gestores perdem o controle orçamentário da empresa. Confira mais:
- O plano financeiro permite entender a sua situação financeira para avançar na criação de projetos ou até mesmo cortar gastos desnecessários;
- O plano permite o controle e a melhor aplicação do dinheiro de forma organizada, direcionando ele para alcançar benefícios reais à marca;
- Com essa organização, você evitará perdas em decorrência de investimentos inseguros ou feitos sem planejamento.
A falta de um plano financeiro causa prejuízos e torna difícil para a liderança se organizar, funcionar diariamente ou começar novos projetos que de fato tenham viabilidade financeira. Sem um plano, pode faltar recursos para implementar qualquer ideia, ou até para funcionar com um bom fluxo de caixa.
Como fazer um planejamento financeiro?
Confira agora um guia que mostra a melhor forma de realizar o seu plano:
Estudar a situação real da empresa
Para construir um plano financeiro, é ideal averiguar a situação real do seu negócio, estudar profundamente a sua área orçamentária e todas as questões que envolvem dinheiro. Para isso, reúna os profissionais responsáveis por essa área, eles irão construir o plano financeiro junto com você, avaliar os rendimentos dos últimos meses, descrevê-las em relatórios e mais.
Definir o objetivo do plano
O plano financeiro pode cumprir com objetivos estratégicos da sua organização, como enxugar gastos, melhorar a saúde empresarial, colocar contas em dia… Por isso, você deve construí-lo com base em uma meta.
É necessário elencar todos os passos que devem ser colocados em prática para cumprir com o objetivo, e então elaborar o plano financeiro segundo esse planejamento, captando os dados necessários para o passo a passo do cumprimento da meta previamente estabelecida.
Montar um plano de ações
É hora de montar um modelo de funcionamento. Se você quer controlar as suas contas de forma minuciosa e sistematizada, você deve ter descrito com detalhes os dados, estruturá-los em forma de relatório, e então elencar as ações para solucionar os problemas que quer resolver quando o assunto é dinheiro.
O gestor financeiro deve saber com precisão as quantias necessárias (de gastos e de lucros) para evitar os problemas em questão e vencer as dificuldades do negócio. As equipes devem estar a par do plano de ações necessário para alcançar a meta.
Separar os custos para criação
Para um plano de ações bem-sucedido e o cumprimento dos objetivos, tem-se que fazer a separação dos custos empresariais, listando os gastos e agrupando-os em determinadas classificações para facilitar o controle.
Controlar a aplicação após a sua realização
Finalmente, depois de captar os dados, definir o objetivo e construir o plano de ação, você deve manter um constante monitoramento, tanto para atualização do registro quanto para verificar se o plano está funcionando bem.
Você deve garantir que os valores estão corretos, que o plano está atualizado não só quanto aos dados, mas quanto às necessidades do mercado do momento e da posição financeira da empresa.
Quer conferir ferramentas gratuitas que irão te ajudar a monitorar? Saiba mais.
A área financeira do negócio, além de essencial para que ele sobreviva, também pode ser um assunto difícil de lidar. Por sua complexidade, a parte das finanças exige profissionais qualificados trabalhando ao lado da gestão.
A AD&M tem a equipe capacitada que você precisa para ressaltar os benefícios do plano financeiro bem implementado, controlar os custos e multiplicar o lucro. Fale conosco e alcance os melhores resultados!