Se você quer que a sua marca seja encontrada pelo público-alvo, precisa utilizar aquilo que está em alta ao seu favor. Para isso, é importante monitorar os assuntos do momento, tópicos que estão fazendo sucesso entre os usuários.

Os trending topics do Twitter são parte de uma ferramenta muito útil para investir nessa atividade e melhorar o marketing digital da sua empresa. Quando bem utilizados, irão gerar mais visibilidade para as soluções vendidas, pois atraem o consumidor. 

Quer saber como usar os assuntos do momento na sua estratégia de marketing? Confira dicas, benefícios e como trabalhar com eles a seguir. Boa leitura!

Devo utilizar os assuntos do momento em favor da minha marca?

Afinal, é realmente importante utilizar os assuntos do momento em favor da sua marca?

Sim, com certeza! Os assuntos do momento, ou trending topics, podem trazer diversos benefícios para os conteúdos da sua empresa na internet, como o aumento de visibilidade. Já que eles são do interesse do público, passam a ser mais procurados e chamam maior atenção, levando os usuários a conhecerem os seus produtos ou serviços. 

Além disso, também resultam em mais engajamento, pois se tratam de debates relevantes e geram interações em posts de redes sociais, conteúdos de blogs e mais.

A sua marca irá transmitir um posicionamento, passando a imagem de autoridade, referência, e uma voz de especialista nos assuntos relevantes. Transmita insights valiosos e aumente a confiança do público-alvo na sua empresa. Isso é aproveitar as oportunidades de marketing em tempo real! 

Dessa forma, a eficácia das suas campanhas será maior, mas quando feito de forma correta. Tenha cuidado ao escolher os temas, pois eles devem estar alinhados com o propósito da sua marca.

Saiba como criar um planejamento de marketing adaptável e pronto para qualquer situação!

Os temas precisam ser coerentes com os valores da empresa. Não invista no sensível ou polêmico, como tragédias ou crises, por exemplo, mas sim no que agrega valor, tendo objetivos claros e positivos a atingir. Saiba mais a seguir para não perder nenhuma oportunidade!

Conheça o trending topics do Twitter

O Twitter é uma rede social bastante famosa que vai te auxiliar a compreender quais assuntos estão em alta no momento e quais fazem sentido de serem relacionados com a imagem da sua empresa em um plano de marketing adequado. 

Para isso, você deve utilizar o trending topics, uma lista de palavras-chave ou hashtags elencadas como as mais mencionadas e discutidas na plataforma em determinado período. A lista é atualizada em tempo real e varia de acordo com a localização e os interesses do usuário.

Você poderá acompanhar notícias e acontecimentos em tempo real, se manter atualizado sobre os assuntos mais debatidos, acompanhar sequências de posts e conversas entre personalidades famosas e mais.

Use esses assuntos para envolver a sua marca em tópicos relevantes, aumentando a visibilidade dela nas redes sociais. Eles podem te ajudar a:

  • Descobrir tendências de comportamentos dos usuários, ajudando a entender detalhes para segmentar conteúdos para a persona da marca;
  • Melhorar a captação de leads a partir da personalização dos seus esforços de marketing;
  • Proporcionar grande divulgação de informações e campanhas publicitárias usando o alto alcance de certos temas;
  • Auxiliar a visibilidade e popularidade da marca;
  • Possibilitar que um conteúdo se torne viral, pois está dentro de um assunto em alta;
  • Humanizar a marca;
  • Dar autoridade para a empresa e fazê-la ser vista como especialista.

Como usar os assuntos do momento na sua estratégia de marketing?

Os trending topics estão na seção “Explorar” do Twitter e podem ser filtrados, inclusive, por localização, como país ou cidade. Eles representam os tópicos mais populares no momento por uma alta quantidade de menções e engajamento no tema.

Agora, provavelmente, você quer saber como é possível utilizar os assuntos do momento na sua estratégia de marketing. As dicas são:

Descobrir e explorar as trends do nicho da marca

Como você já sabe, não vale a pena investir em temas que não são do interesse da sua persona. Comece explorando o que está em alta nos trends e filtrando o que importa. Se a sua conta é comercial, poderá receber recomendações específicas para o seu nicho.

Navegue por temas no topo da página em classificações que podem interessar a sua empresa e, por vezes, serem personalizadas para a sua marca. Clicando no ícone de engrenagem no canto superior direito, você verá a opção “Assuntos para você”.

Inovar na criação de conteúdos através deles

Um dos pontos fortes dos assuntos em alta é a geração de conteúdos explorando o tema. Ao acompanhar os trending topics, você verá tendências e poderá aproveitá-las na sua própria criação. 

Estudando as possibilidades, você provavelmente terá ideias de conteúdos para as suas outras redes sociais e outros canais. Para ajudar e filtrar de forma ainda melhor, use um grande aliado: o Google Trends.

Mostrar o posicionamento da marca sobre o que está acontecendo

Hoje em dia, os próprios consumidores esperam que as marcas se posicionem sobre certos assuntos, demonstrando bons valores e criando conexão com o público-alvo. Essa é uma forma de se destacar.

Use os trending topics para entender o que os usuários pensam, quais as suas opiniões, e quais desses posicionamentos combinam com os valores que a sua marca explora para criar posts semelhantes. Novamente, evite polêmicas!

Como você viu acima, além do Twitter, é possível acompanhar as tendências através do Google Trends, uma ferramenta gratuita oferecida pelo Google para visualizar o interesse do público em termos de pesquisa em várias regiões. 

No campo de pesquisa do Google Trends, digite o termo que você deseja analisar, como uma palavra-chave, um nome de produto, um acontecimento e mais. Filtre para refinar a sua busca, destacando um período, região ou classificação, por exemplo.

Pesquise notícias, imagens, vídeos ou produtos, clicando em “pesquisar” para que os resultados apareçam em gráficos, mapas e informações relacionadas. O Google Trends mostra ainda as perguntas frequentes e termos relacionados.

Você pode até mesmo receber alertas para acompanhar o termo continuamente, sempre que houver um aumento no interesse dos usuários. Gostou das dicas?

Tem muito mais de onde essas informações vieram! A AD&M Consultoria possui uma equipe de profissionais especializados para desenvolver a melhor estratégia para a sua empresa. Se você quer buscar melhores resultados, fale conosco!