Gerenciamento de Estoque: 5 benefícios de fazê-lo bem

Gerenciamento de Estoque: 5 benefícios de fazê-lo bem

O gerenciamento do estoque, de forma breve e direta, compreende as etapas que vão desde a compra de um produto/insumo, o seu armazenamento e, posteriormente, sua saída da empresa para o cliente, mantendo, durante todas essas etapas, o controle exato do que entra e sai.

Por isso, ter um bom Gerenciamento de Estoque é fundamental na sua empresa e para isso, fizemos este artigo. Nele você vai ver:

  • O que é Estoque?
  • O estoque e a cadeia de suprimentos (Supply Chain)
  • O gerenciamento de estoque
  • 5 benefícios que provam a importância do gerenciamento de estoque

O que é estoque?

A definição de estoques pode parecer muito intuitiva e fácil de ser explicada por aqueles que possuem um maior contato com a administração de uma empresa ou de uma produção, sendo compreendida muitas vezes como o armazenamento de produtos no geral.

Entretanto, algumas definições mais completas podem ser dadas por alguns autores da área de administração da produção e operações. Segundo eles, estoques são:

Recursos ociosos que possuem valor econômico

Joseph G. Monks

quaisquer quantidades de bens físicos que sejam conservados, de forma improdutiva, por algum intervalo de tempo”.

Daniel Moreira

Esse ato de conservar foi uma forma que as empresas encontraram de se prevenir contra as possíveis variações e imprevisibilidades do mercado ao qual está inserida ou dos processos que lida e que está envolvida.

Parece simples, não é mesmo? Apenas guardar.

Agora já podemos sair por aí armazenando tudo! 

Não tão rápido (paciência, pequeno gafanhoto) e não tão simples assim.

O estoque e a cadeia de suprimentos (Supply Chain)

Os estoques fazem parte de uma cadeia, a chamada cadeia de suprimentos ou Supply Chain. Ela é conhecida por ser uma sequência de atividades/processos que vão desde a compra de uma matéria prima até a entrega de um produto final ao consumidor.

De forma geral, as etapas que fazem parte dessa cadeia são: compra, armazenamento e distribuição.

E, por possuir diversos processos, sua gestão se torna fundamental, sendo seu principal objetivo, segundo Simchi-Levi et al (2003), a diminuição dos custos envolvidos e a busca de melhorias dos padrões para a oferta de um serviço eficiente.

Logo, os estoques são apenas uma parte de todo um processo muito maior dentro dessa cadeia. E se o gerenciamento da cadeia de suprimentos é tão importante, é de se esperar que o gerenciamento do estoque também seja.

Mas por que um estoque de produtos/insumos precisa de gerenciamento? Eles não estão apenas parados em lugar e sendo guardados? Pois é, não caia nesse pensamento automático quando o assunto é estoque.

O gerenciamento de estoque

“Uma ação de um conjunto de empresas e indivíduos que trabalham, dentro de uma rede de processos interligados e estruturados, com o objetivo de garantir a satisfação do consumidor final“.

Walsh et al (2004)

Ou seja, ele é de suma importância para as organizações.

O gerenciamento de estoque deve garantir a continuidade de toda essa cadeia, visando também o mesmo objetivo: a satisfação do cliente. Além disso, o bom gerenciamento do estoque pode trazer ainda mais benefícios para sua empresa. Quer saber quais? Vem comigo que eu te conto!

5 benefícios que provam a importância do gerenciamento de estoque

1 – Garantia de disponibilidade de insumos/produtos

Alguns produtos possuem uma demanda regular e são fáceis de saber se serão muito vendidos ou não. Outros, entretanto, são mais difíceis de saber, pois possuem uma demanda relativamente instável.

E é aí que o gerenciamento de estoque se torna importante. Por ser um controle das entradas e saídas, ele fornece diversos dados que permitem ao gestor entender melhor a demanda de cada produto para que, em casos de variações dessa demanda, ele consiga estar preparado.

Assim, ele garante que os níveis de insumos/produtos estejam de acordo com o necessários a cada variação e que o consumidor final não seja prejudicado com a falta de algum produto.

2 – Diminuição do desperdício de materiais e mercadorias

Os dados gerados pelo controle do estoque vão permitir não só que a empresa tenha os insumos/produtos em seu estoque sempre que necessário, mas também vão ajudar a não ter mais do que o necessário.

Sem o conhecimento devido do que entra ou sai do estoque, por vezes é fácil acabar exagerando e comprar mais do que o necessário.

O gerenciamento do estoque vai ajudar a estimar a quantidade certa pra não ter nem pouco nem muito produto/insumo guardado. E isso é importante pois, se faltar mercadoria, isso impossibilita a continuidade das atividades da empresa e, muito provavelmente, não deixará os clientes muito felizes.

Por outro lado, ter produtos/insumos parados no estoque e sem uso por muito tempo significa capital parado, um dinheiro investido que não está gerando retorno para a empresa – algo que gestor nenhum quer, não é mesmo?

Além disso, para quem trabalha com produtos que possuem data de validade, o gerenciamento também será benéfico, ajudando a evitar a perda e o desperdício por falta de atenção a esse detalhe.

3 – Maior noção dos custos que a empresa possui

Se a empresa possui o maior controle do que entra e do que sai do seu estoque, ela também sabe o quanto está gastando com cada insumo/produto que possui. Ou seja, o gerenciamento do estoque é benéfico para que os gestores possuam uma maior noção dos custos.

E isso é importante, pois, o conhecimento dos custos de cada produto/serviço que a empresa oferece possibilita que os preços sejam mais assertivos para que a empresa possua lucro em suas atividades. Além disso, isso é extremamente importante para que a empresa tenha uma boa gestão financeira.

4 – Eficiência no uso de capital e assertividade dos investimentos

Falando de gestão financeira, empresas no geral prestam um serviço ou vendem produtos com o objetivo de geração de resultado positivo em suas atividade, ou seja, possuir lucro (com exceção das organizações sem fins lucrativos).

Pensando nisso, se a gerenciamento de estoque ajuda a melhorar a gestão financeira da empresa, ele também ajudará na assertividade dos investimentos realizados.

Sabendo a quantidade de mercadoria recomendada para se ter no estoque, os gestores conseguem evitar a existência de mais capital parado do que o necessário e, atrelando isso com o conhecimento dos custos e a melhoria da gestão financeira, a empresa conseguirá utilizar melhor os seu capital, sendo mais eficiente neste aspecto.

Lembrando que no dicionário, eficiência é definida como: “virtude ou característica de (alguém ou algo) ser competente, produtivo, de conseguir o melhor rendimento com o mínimo de erros e/ou dispêndios”.

5 – Auxílio na oferta de melhores serviços ao cliente

Você sabia que os 3 fatores mais relevantes para que um consumidor compre novamente um produto/serviço são Qualidade (68%), Atendimento (65%) e Preço (65%)? Pois é! Este é um dado revelado pelo estudo Customer Experience Trends 2019, realizado anualmente no Brasil pela Octadesk em conjunto com a Mindminers.

É importante lembrar o objetivo principal do gerenciamento de uma cadeia de suprimentos e, consequentemente do estoque. Pois, com isso sabemos que todas as atividades coordenadas entre si visam atender as necessidades do consumidor final.

Logo, se a empresa possui um bom controle do que entra e sai, se sabe a quantia estimada de produtos/insumos que precisa ter em estoque para atender seus clientes. Além disso, garante que os produtos estejam em boas condições de consumo, conhecendo melhor seus custos e podendo oferecer um preço mais justo o consumidor. Pois possui uma gestão financeira boa, com espaço para investir melhor seu capital, o cliente também pode sair ganhando no fim das contas.

O bom gerenciamento do estoque, atrelado a outras áreas de gestão e somados a outras ações que a empresa venha a tomar, pode ser a chave para garantir que a qualidade, o atendimento e o preço estão sendo ofertados da melhor maneira possível ao consumidor.

Além disso, o bom gerenciamento do estoque auxilia na diminuição da carga de trabalho administrativa, possibilitando que os gestores foquem sua atenção a outros pontos da empresa. Por exemplo, o relacionamento com o cliente e formas de atuar e garantir sua satisfação.

Quer saber como fazer o gerenciamento do seu estoque? Entre em contato, temos a solução certa para você!