Com certeza você já viu inúmeras vendas sazonais. Seja o aumento de compras durante o Natal, o Dia das Mães ou o Dia dos Pais, por exemplo. Esse evento, chamado de sazonalidade, pode favorecer muito a sua empresa.

Afinal, o interesse por certas soluções aumentam durante um período do ano, e isso pode elevar o lucro dos negócios que sabem aproveitar oportunidades. Quer entender mais sobre isso?

Aproveite o nosso conteúdo, saiba o que é sazonalidade, entenda como analisar o evento para construir estratégias e quais são os seus benefícios. Boa leitura!

O que são vendas sazonais?

A venda sazonal é temporária, pois é a venda que aumenta em um certo período do ano, a “alta temporada” de certos produtos ou serviços. Ela pode ocorrer nos mais diversos setores, apenas variando por causa da data do ano e do tipo do negócio.

Para as empresas de tecnologia, por exemplo, um período sazonal é o início do ano, onde os negócios buscam novas aquisições para começar bem a nova jornada. Esse período também é bom para o setor alimentício, têxtil e outros. 

Os feriados são movimentados, mas há outros picos sazonais além deles. Podem ser uma estação – sorvetes são mais comprados no verão -, um evento esportivo ou uma temporada de férias, por exemplo. Existem períodos sazonais diários, semanais, mensais e anuais.

As empresas que conhecem esses dados conseguem tomar decisões mais assertivas, prever estoques, aumentar a receita e deixar os clientes mais satisfeitos. Um grande exemplo é a Amazon que, analisando a sazonalidade, criou o Amazon Prime Day.

Um catalisador para a sazonalidade na Amazon, o Prime Day geralmente é hospedado em julho, mas a sua data tem variado cada vez mais ao longo dos anos. 

No período, os clientes ficam sabendo de diversos descontos em uma variedade de produtos, como eletrônicos, roupas, produtos domésticos, livros e mais. Assim, a Amazon tem aumento significativo no tráfego do site e nas vendas.

Para participar das ofertas, os consumidores devem ser membros do Amazon Prime, o que aumenta a adesão, já que os usuários se inscrevem para obter os descontos.

A Amazon anuncia a data com antecedência, geralmente semanas antes, para que os consumidores possam ficar atentos. É comum que o Prime Day dure um dia ou dois, mas, em alguns anos, a duração pode ser maior. O evento ocorre em vários países.

Assim como a Amazon, sabendo quando é o período sazonal do seu negócio, você poderá fazer um planejamento e obter mais lucros. Por isso, a sazonalidade é de imensa importância para a  montagem de estratégias de venda da sua empresa. Saiba mais a seguir. 

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A importância da sazonalidade para estratégias de venda

Quer entender na prática a importância da sazonalidade para a sua estratégia de vendas? Trouxemos alguns dos seus benefícios:

Redução de risco

Conhecer a sazonalidade significa poder se preparar para lidar com o aumento e a redução das vendas com eficiência, reduzindo riscos de prejuízos e outros problemas.

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Otimização da gestão de estoque

Sabendo qual é a sazonalidade da sua empresa, você pode fazer a correta gestão do estoque, sem excesso ou escassez, para conseguir satisfazer os clientes sem produtos perdidos.

Alinhamento das ações de marketing e vendas

É essencial articular o marketing com as vendas e, sabendo da sazonalidade, a sua empresa poderá fazer o melhor planejamento. A equipe de marketing deve minimizar os impactos das baixas nas vendas.

Redução de custos

Com a gestão correta de estoque, uma boa estratégia de marketing, preparando bem a empresa para não correr riscos, é possível reduzir muitos custos.

Planejamento estratégico

Todo o planejamento estratégico da organização deve se beneficiar das informações adquiridas a partir do entendimento da sazonalidade. As decisões da gestão serão melhor embasadas.

Como analisar a venda sazonal do seu negócio?

Você deve estar se perguntando como é possível analisar a venda sazonal do seu negócio. Confira dicas essenciais para obter um bom resultado:

  • Verifique o histórico de vendas realizadas nos últimos três ou cinco anos. Faça um gráfico dessas vendas para que toda a equipe entenda;
  • Avalie as razões desses picos e preste atenção nas datas;
  • Analise o desempenho coletivo e individual da equipe comercial nos últimos anos;
  • Faça um planejamento orientado por dados. Consiga dados de vendas de concorrentes e parceiros do mesmo período;
  • Inicie um planejamento antecipado;
  • Identifique os investimentos que precisam ser feitos em campanhas de marketing e vendas para as diferentes datas;
  • Prepare a empresa para a alta das vendas. Aumente o suporte ao cliente para essas datas, escolha os produtos ideais e cuide da gestão de estoque;

Prepare a sua empresa para vender mais!

  • Treine a equipe de vendas e invista no relacionamento com os clientes;
  • Fique de olho na quantidade de contratações feitas, treinamento oferecidos e tudo que impacta os resultados de vendas;
  • Analisar o cenário econômico do país e do mundo durante o período;
  • Também prepare o planejamento, a gestão de estoque e a equipe para épocas baixas;

Gostou das nossas dicas? A AD&M pode te ajudar em cada uma dessas etapas! Nós cuidamos das finanças, do marketing, da gestão de pessoas e operações da sua empresa, iremos te guiar na montagem da melhor estratégia de vendas.

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