- maio 18, 2022
- Posted by: redacao
- Categories: Business plans, Innovation, Organização e Processos
A governança corporativa é a organização, é o ato de pôr ordem na empresa. Então, se você precisa de ajuda para ajustar a rotina do negócio, inclusive em âmbitos mais complexos como o financeiro, é a hora de ler esse post.
Conheça a Governança Corporativa e os benefícios que essa ação traz para a sua empresa!
O que é a governança corporativa?
A governança corporativa pode ser definida como um método organizacional para aprimorar a estrutura da empresa, evitando erros em todos os departamentos. É uma forma sistematizada de monitorar, organizar, integrar e promover união entre empresa e investidores.
O conceito da governança ganhou força enquanto as empresas deixavam de ser familiares e passaram a ser adeptas dos sistemas de investimento, cotas ou participações acionárias. Assim, “dono” e gestor já não são os mesmos, e várias intenções conflitantes precisam ser alinhadas. Assim, a governança corporativa virou uma necessidade.
Esse sistema possui um conjunto de regras ou melhores práticas que alinham o negócio entre os acionistas, os gestores e outros envolvidos. Já imaginou a dificuldade de estar dentro das expectativas de todas essas variáveis? A governança corporativa torna, dessa forma, todo o processo mais ágil e transparente.
Os princípios básicos da governança corporativa
A governança corporativa adota quatro princípios básicos para operar:
- Transparência
As decisões e os processos empresariais precisam ficar claros para as partes interessadas. Assim, a força, a reputação, a confiabilidade, a ética e tantos outros benefícios se manterão estáveis.
- Equidade
Os grupos interessados no negócio devem contribuir da forma que for melhor, sem discriminações. É interessante instaurar programas para incentivar a igualdade de gênero, contra o racismo e outros problemas sociais que acabam por atrapalhar o processo igualitário entre stakeholders.
- Prestação de contas
A movimentação financeira deve ser transparente, acessível e entendível. Todos os responsáveis precisam estar cientes do que possuem e do que obterão de retorno.
Para ir bem nessa etapa, conheça as ferramentas indispensáveis para o controle financeiro do seu negócio.
- Responsabilidade corporativa
Os processos devem ser equilibrados, confiáveis e comprometidos. A empresa deve entender o respeito que deve à sociedade como um todo, ao seu nicho de consumidores e ao meio ambiente. É a sustentabilidade empresarial.
Todos esses pilares agem para que os investidores e outros envolvidos no negócio tenham sempre uma boa relação. O próprio Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) é referência nesse sistema. É necessário entender bem esses pilares para que eles sejam implementados na cultura empresarial.
Quais benefícios a governança corporativa traz para o seu negócio?
Os benefícios trazidos por esse sistema a médio e longo prazo são variados. Confira:
- Gestão e capacidade de planejamento estratégicos ocorrem de forma eficiênte
Como todas as partes interessadas conseguem ter acesso às informações necessárias e demonstrar o que esperam da organização, é possível construir estratégias que continuem fazendo jus aos investidores e à própria empresa. Os gestores deixam claro o que é o melhor para o negócio, e assim as estratégias nascem de forma mais organizada e eficiente.
Quer ajuda com o seu planejamento estratégico? Confira os nossos conselhos para pequenos negócios.
- Auxílio à organização para com a melhoria de suas operações, evitando erros estratégicos, abuso de poder e fraudes
Uma boa governança corporativa reduz a diferença entre os mais informados e os menos informados. Todos estarão cientes do necessário, resultando em práticas qualificadas e transparentes enquanto reduz abusos de poder, fraudes e erros na estratégia por desalinhamento, concentração de poder e corrupção.
- Valor agregado à imagem da empresa, atraindo investidores
Uma empresa tão transparente, que tenha responsabilidade corporativa, com certeza mantém uma boa reputação frente ao público e aos investidores. Acionistas veem confiabilidade no negócio, inclusive já existem bolsas que analisam o nível de governança empresarial para atrair investimentos, como a B3.
- Acesso facilitado a recursos e fontes de financiamento que promovem crescimento do negócio
Com os agentes de governança zelando tanto pela viabilidade financeira da empresa, os processos se tornarão mais positivos. Com a transparência, os recursos serão de fácil acesso e promoverão mais igualdade entre os departamentos do negócio. Todo esse ciclo promove o crescimento da empresa, que será mais visada pelas diversas fontes de financiamento.
- Conceitos abstratos da empresa (ideais, missões e valores) convertidos em ações concretas e efetivas
Todos esses pilares e atitudes significam que interesses éticos serão postos em primeiro lugar, seguindo os ideais, missões e valores da empresa, não apenas o que foi imposto por lei. Todos os fatores gerenciais serão otimizados por essa atitude.
São muitos fatores maravilhosos para uma corporação, não é mesmo? Os pilares da governança corporativa trazem benefícios inúmeros para uma empresa, principalmente no mercado atual, onde os consumidores se importam tanto com os valores que as marcas defendem.
Conte com a nossa consultoria especializada para ressaltar essas características na sua empresa. Nós vamos te guiar em cada processo através dos nossos profissionais especializados. Temos a equipe que você precisa!