Planejamento estratégico para pequenos negócios

Muitos empreendedores acham que planejamento estratégico serve apenas para grandes empresas, principalmente diante do dia a dia cheio dos gestores que não conseguem parar para ter reuniões de planejamento. 

A verdade é que, sem a estratégia correta, uma empresa não consegue seguir o melhor caminho para cumprir os objetivos e alcançar o sucesso. Para te ajudar a trabalhar no planejamento estratégico eficiente, hoje nós vamos falar sobre essa incrível ferramenta.

Boa leitura!

A importância de um planejamento estratégico

 

O planejamento estratégico é uma ferramenta essencial para empresas de todos os portes. Como o próprio nome diz, trata-se de um plano que envolve muito estudo e muita pesquisa para ser construído. 

É comum que pequenas empresas iniciem seu trajeto perdidas no mercado, e esse plano abarca justamente as estratégias da marca, funcionando como um guia para os jovens empreendedores.

A partir dessa ferramenta, o empreendedor terá uma visão completa da sua empresa, conseguindo pontuar quais são os objetivos a alcançar e como deve alcançá-los de forma inteligente. 

Ou seja, o planejamento estratégico permite que os negócios entendam o caminho que devem seguir, se desenvolvam, aproveitem as oportunidades do mercado e saibam lidar com ameaças. O planejamento orienta a empresa, guia o uso dos recursos, o orçamento, o Marketing e tudo que é voltado para o crescimento do negócio.

Saiba como implementá-lo no seu negócio

Agora é a hora da prática:

Vamos dar dicas de como implementar um planejamento estratégico na sua empresa. O primeiro passo é iniciar uma pesquisa completa. Colete dados sobre a  empresa, o mercado, os clientes e os concorrentes. Só com essas informações valiosas será possível entender o que é preciso para que a marca alcance as metas definidas.

Lembre-se que, no caso dos pequenos negócios, o planejamento estratégico não precisa ser extenso e cheio de detalhes. As informações devem ser enxutas, mas não podem faltar uma boa pesquisa, a definição de quais são as metas e como atingi-las. 

Entenda a sua situação atual

Os fatores externos têm muita influência no desempenho do seu negócio. É preciso conhecer bem o cenário para construir o planejamento estratégico: 

  • Pratique benchmarking (entenda as estratégias dos seus concorrentes);
  • Estude os desafios e ameaças do setor e da economia em geral;
  • Confira o comportamento dos clientes, se possível com formulários e entrevistas;
  • Estude os produtos que estão disponíveis no mercado e concorrem com os seus;
  • Entenda as oportunidades do mercado.

Aqui estão alguns passos, mas a pesquisa precisa ser o mais profunda e assertiva possível. Entender o mercado no qual a empresa está inserida,  se torna o primeiro passo para construir uma estratégia funcional.

Envolva a equipe e retenha feedbacks

O planejamento estratégico deve ser coeso e bem estruturado, por isso, envolva a equipe para aumentar as suas chances de sucesso. Pense nos departamentos separadamente, nos colaboradores individualmente e no coletivo. 

De acordo com as necessidades dos departamentos, ouvindo os seus colaboradores, você entende quais são as necessidades do negócio para atender ao que a sua pesquisa de mercado identificou. Criem juntos o planejamento estratégico para que todos saibam as melhores alternativas para o negócio, as suas funções no plano e as metas da empresa.

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Defina metas de longo e curto prazo

 

Você já fez a sua pesquisa e entendeu as dificuldades e oportunidades do mercado, o que os seus clientes querem e o que os concorrentes fazem. Você também já ouviu os seus colaboradores e, com todas essas informações, vai definir um objetivo.

As metas devem ser tanto a longo prazo quanto a curto prazo. As metas de curto prazo vão ajudar a chegar no objetivo final. As opções são várias: vender mais A, expandir o negócio para B, melhorar o Marketing em C, inovar, lançar produtos ou novos serviços… Tudo depende do que a sua empresa precisa, mas a meta precisa ser exata, possível de ser medida.

Lembre-se: os objetivos também devem ser realistas e realizáveis, pois metas muito árduas desestimulam os colaboradores, mas devem continuar sendo ousados e inovadores.

Crie um plano para atingir seus objetivos

Essa é a hora de elaborar todas as táticas com base nos dados encontrados. A equipe deve permanecer reunida, pois os colaboradores vão digerir a nova cultura da empresa e dar as suas próprias opiniões sobre o que é realizável ou não.

As estratégias podem ser várias: negociar com fornecedores, comprar novos maquinários, adquirir ferramentas atualizadas de trabalho, criar uma nova identidade para a marca… Tudo depende do objetivo e, claro, do orçamento.

Mantenha o plano flexível 

Adaptação é uma palavra-chave do mercado atual. As ameaças e oportunidades surgem, os consumidores mudam, novas tecnologias chegam e já é hora de se adaptar. 

Esteja preparado para ajustar o seu planejamento estratégico com base em mais pesquisa, mas lembre-se de manter a essência.

Concentre-se na execução

É hora de tirar as ideias do papel e executar os planos. É possível que seja necessário treinar e capacitar os seus colaboradores para as novidades da empresa. E, claro, os gestores devem manter uma boa análise da execução, de preferência com reuniões de vez em quando para escutar possíveis obstáculos a serem superados para que o planejamento corra bem.

Inclua e acompanhe os indicadores de desempenho

Para analisar a execução, você vai precisar dos indicadores de desempenho. A avaliação a partir de uma boa mensuração é a forma mais exata de reter os dados com precisão e entender o que está funcionando e o que é preciso melhorar.

Esses indicadores também podem ser chamados de KPIs (Key Performance Indicators), e são quantificáveis, o que facilita a visualização. São exemplos:

  • O faturamento bruto da empresa, 
  • O faturamento por loja, ligação ou outro canal de venda, 
  • Churn Rate (taxa de cancelamento dos clientes), 
  • Índice de turnover (rotatividade do pessoal) ou outras. 

O importante deve ser medir o que é essencial para os seus objetivos. O seu planejamento estratégico deve ser flexível, para que, diante dos dados analisados, você possa adaptá-lo às novas necessidades.

Para o seu planejamento estratégico, não podem faltar boas pesquisas, a equipe reunida e a execução das táticas adequadas. Essa ferramenta, quando bem usada, reduz crises, aumenta a boa reputação da marca, traz novos investidores, muito lucro e mais.

Construir um planejamento que guie a sua empresa é uma tarefa de muita importância, então conte com uma equipe especializada para ter o suporte necessário no seu primeiro plano estratégico. A AD&M será o seu braço direito nessa etapa. Nós acompanhamos todo o processo com você, de forma humanizada e personalizada para o seu negócio. Confira os nossos serviços e alcance o sucesso!