Como precificar um produto ou serviço?

Saber precificar é tarefa essencial para um empreendedor, mas também pode ser um desafio. Não é uma decisão que pode ser feita sem muita pesquisa, pois a precificação é o que irá determinar o lucro da empresa.

Se você também sente essa dificuldade, está no lugar certo. Para te ajudar nessa importante tarefa, nós vamos oferecer um guia para precificar produtos e serviços.

A importância da precificação correta de produtos e serviços 

Dúvidas em relação à precificação são bastante comuns, pois, apesar dos preços serem uma decisão base na hora de começar a vender um produto, eles estão ligados a conceitos complexos como competitividade, capital de giro e lucratividade. 

Se o preço for estabelecido de forma incorreta, pode arriscar a própria sobrevivência do negócio.

Então, na realidade, você está correto em não ficar imediatamente seguro sobre qual preço escolher. É necessário ter cautela, e não considerar apenas os fatores básicos como o custo de produção, ou a organização deixará de ter lucro e talvez nem consiga pagar os demais custos existentes na empresa.


O preço escolhido deve condizer com o valor da confecção, da mão de obra, a entrega, os concorrentes, a situação do mercado, o planejamento de vendas e mais. Só um preço adequado permite à empresa um funcionamento tranquilo.

Qual é a diferença entre preço e valor?

Agora vamos falar sobre uma dúvida recorrente: qual a diferença entre preço e valor? Por que você deve prestar atenção nesses conceitos?

De fato, a dúvida não é à toa, pois esses dois temas estão interligados, mas é preciso diferenciá-los bem na hora de precificar um produto:

Você já deve ter notado que certos produtos parecem custar muito mais do que achamos que deveriam. Sapatos de marcas renomadas, por exemplo, podem ter preços de mais de cinco dígitos. Isso acontece também por causa da forma como as pessoas enxergam essas marcas, e o quanto esse nicho de público pode/está disposto a pagar pelo produto.

Essa é a diferença entre o valor e o preço. Enquanto o segundo está diretamente ligado com os custos da confecção, mão de obra, materiais comprados e etc., o valor é definido também por como a marca é vista no mercado através de pesquisas feitas com os consumidores

5 passos para precificar o seu estoque de forma ideal

Agora vamos para as dicas práticas! Vamos pontuar cinco passos que devem ser seguidos para precificar as atividades do seu negócio de forma correta. Você deve:

Ter domínio completo dos gastos da empresa, seus custos e despesas

Para fazer uma precificação correta, você precisa estar completamente consciente dos gastos da empresa. Tenha em conta todo e qualquer fluxo de dinheiro que exista na organização, sejam custos ou investimentos. Calcule tudo o que está envolvido na produção de uma unidade de produto fabricado ou serviço prestado.

Para te ajudar nessa primeira etapa, nós recomendamos as ferramentas indispensáveis para exercer um bom controle financeiro.

Conhecer sua margem de lucro

O lucro é a diferença entre o faturamento das vendas e os gastos existentes. Ele é essencial para que você construa uma boa estratégia de precificação, pois você precisa delimitar o quanto a sua empresa deseja e/ou precisa lucrar para funcionar bem. Confira o cálculo:

Margem de Lucro = (preço – custo)/preço

Estudar o mercado, nível de preços e valor do nicho que você está inserido

Muitas vezes, uma empresa precisa modificar o preço de acordo com a situação do mercado. A estratégia de precificação deve sempre contar com essa variável, abarcando, por exemplo, o preço dos concorrentes, as exigências do consumidor, e, claro, as mudanças importantes da economia.

Ainda tem dúvidas sobre a correta Pesquisa de Mercado? Confira aqui o que falamos sobre o tema.

Criar um plano estratégico que visa satisfação do cliente (valor) e lucro da empresa (preço)

O recomendado é que você sempre nutra um equilíbrio entre esses conceitos citados acima. Jamais busque o lucro acima de tudo, e muito menos gere uma “guerra de preços” com os seus concorrentes. O equilíbrio deve estar entre um preço que satisfaça o cliente, mas permaneça possibilitando a melhor situação para a empresa.

Definir o Markup

Markup ou Mark Up é o termo usado na formação do preço inicial de venda, considerando tudo o que é gasto para levar o produto ao cliente. Ou seja, esse é o índice de referência adotado para entender os custos da mercadoria e determinar o preço de venda ideal.

Esperamos que o nosso post tenha te ajudado a começar o seu processo de precificação! Se você quer um apoio especializado na hora de entender o seu público e entregar o melhor no mercado, a AD&M tem a Consultoria que você precisa! Os nossos profissionais qualificados estabelecerão a melhor estratégia para que o seu negócio alcance novos patamares de sucesso.