Sinais que indicam que sua empresa precisa realizar uma Pesquisa de Mercado

“Quando é preciso fazer uma Pesquisa de Mercado?”

Se você tem esse questionamento, está no artigo certo.

Qualquer gestor que está buscando o caminho para o sucesso da sua empresa, com certeza deve saber que a Pesquisa de Mercado faz parte dessa trilha. A ferramenta que analisa o mercado para que o gestor entenda a realidade do setor, entrega informações essenciais para garantir ótimos resultados.

Para começar, vamos te ajudar a entender os sinais de que a sua empresa de fato está precisando dessa pesquisa para já. Veja a seguir!

O que é pesquisa de mercado?

A Pesquisa de Mercado é uma metodologia usada para entender como está o cenário do mercado, em prol de permitir que a empresa que faz a análise saiba quais ações deve tomar para se manter forte no setor. Os dados obtidos são muito importantes para que as estratégias construídas sejam seguras e assertivas.

A pesquisa pode ser feita também a partir do benchmarking (análise das ações dos concorrentes), pesquisa sobre a economia, o setor, mudanças no comportamento dos clientes e outros temas. Quanto mais o gestor conhecer o mercado, maior será a sua confiança para lidar com ameaças e oportunidades.

Essa ferramenta auxilia no entendimento de tudo: os riscos, as crises, e até mesmo informações que, se não observadas previamente, podem representar uma real dificuldade para a marca. A forma mais eficiente de criar um planejamento adequado é contar com a Pesquisa de Mercado.

Se você é dono de um pequeno negócio, nós temos dicas ideais para a sua empresa! Confira aqui como fazer o melhor planejamento estratégico para pequenos negócios.

 

Quais são os tipos de pesquisa de mercado?

 

Por base, a Pesquisa de Mercado tem dois tipos:

  • Pesquisa primária: 

É realizada pela própria empresa, uma pesquisa de campo que se baseia na coleta dos dados e posterior análise. A metodologia atende aos objetivos do negócio, podendo ser feita por entrevistas, questionários, experimentos e outras formas.

  • Pesquisa secundária:

A pesquisa é feita por terceiros (equipe, profissional ou empresa especializada). Depois, há a síntese dessas informações coletadas por fontes terceiras. É bastante confiável, pois é guiada por uma equipe capacitada para essa  pesquisa.

Além desses tipos básicos, o objetivo da pesquisa também diz muito sobre qual será o método:

  • Benchmarking (análise dos concorrentes)
  • Hábitos de consumo (mapear os hábitos dos clientes)
  • Diagnóstico (entendimento da raiz de um problema)
  • Exploratória (para conhecimento de um fenômeno)
  • Descritiva (análise de comportamentos ou tendências, interessante para o time de vendas)
  • Testes de campanha (pesquisas pré e pós-campanha)
  • Satisfação dos colaboradores (pesquisa com a equipe)
  • Causal (relação causa e efeito)

E mais.

Em outras palavras, tudo vai depender do objetivo e da forma de coletar essas informações importantes que auxiliam a empresa a tomar decisões mais acertadas.

 

Entenda os sinais de que você precisa fazer uma pesquisa de mercado na sua empresa

Veja a seguir os sinais que você precisa observar:

  • Você tem dificuldade de conhecer o seu público

É muito importante conhecer os clientes da empresa a partir dos dados de consumo e outras análises. Essas informações devem ser sempre atualizadas, já que mudanças estão sempre ocorrendo, principalmente após a pandemia. 

Com esses dados, você vai alinhar as suas estratégias, planejamentos, objetivos, canais de comunicação e todas as etapas da venda de acordo com a expectativa dos seus consumidores.

Não conhecer o consumidor é um grande sinal de alerta, já que não há como ter uma empresa de sucesso sem estudar os hábitos e características do público, pois são eles que vão determinar como a sua empresa se comporta diante do que o cliente quer.

  • As vendas diminuíram

Esse é um dos principais fatores notados pelo gestor antes de começar uma Pesquisa de Mercado, provavelmente porque é o mais gritante. A diminuição das vendas é um alerta de que algo pode estar muito errado com os métodos da empresa, e fazer uma pesquisa nessa situação é urgente.

  • O reconhecimento da marca diminuiu

Você sabe como anda a imagem e força da sua marca no mercado? Somente uma forte divulgação e uma campanha assertiva podem garantir uma boa prospecção da marca, então comece fazendo uma Pesquisa de Mercado para entender o que pode estar errado.

  • Os concorrentes estão crescendo e criando produtos inovadores

É sempre importante observar a concorrência e, em caso de algum alerta, partir para uma pesquisa mais aprofundada. Alguns indícios são o crescimento da força dos concorrentes, novos produtos competindo, novas tecnologias, ou qualquer ameaça à sua empresa vinda de outras marcas.

  • Você não identifica oportunidade com antecedência 

Perder oportunidades no mercado pode afetar muito o crescimento da sua empresa. Por isso, é essencial utilizar a Pesquisa de Mercado para te ajudar a perceber essas oportunidades com antecedência e se preparar. Essas informações preciosas podem levar o seu negócio ao sucesso.

  •  Faz muito tempo que você realizou uma pesquisa de mercado

Mesmo as marcas com forte presença no mercado precisam manter a Pesquisa de Mercado bem atualizada para não que nenhuma ação equivocada seja cometida e a empresa esteja preparada contra ameaças. A pesquisa te dará informações para lidar com cenários diversos e até assustadores, como as crises na economia.

A Pesquisa de Mercado deve ser feita semestralmente! Contar com esses dados é a chave para sanar as falhas, melhorar o seu produto e alavancar o seu negócio. A pesquisa te dará as informações que você precisa para empreender com sucesso.

Obter esses dados da forma correta e saber como usá-los na sua estratégia é essencial, então conte com todo o suporte necessário vindo de uma equipe especializada. A AD&M está com você nesse processo! Fale conosco.