Ações de marketing para pequenos negócios em 2022

Com a pandemia, a necessidade pelo marketing digital acelerou, e o que era uma tendência hoje é a diferença entre a falência e o sucesso. De fato, o marketing é uma ferramenta muito útil para as empresas de todos os portes, mas ainda causa dúvidas por suas mudanças e novidades.

Para te manter atualizado e sem questões abertas sobre a área, hoje vamos falar sobre algumas ações de marketing para negócios em 2022. Confira as dicas e alavanque o sucesso da sua empresa!

O que são ações de marketing?

As ações de marketing são parte das atividades realizadas por empresas. Esse departamento busca potencializar a venda de produtos/serviços, aumentar a visibilidade da imagem da marca e estabelecer uma conexão com o cliente.

Essas ações são versáteis, podem ser formuladas de diversas formas e para diversos objetivos, e geram informações relevantes para a marca enquanto atraem e fidelizam clientes. Por serem tão úteis, devem ser usadas por empresas de todos os portes, com um investimento considerável, pois os resultados são benéficos.

Atualmente, por causa da internet, as ações de marketing são usadas de forma muito competitiva pelas empresas, já que podem alcançar o público de forma mais fácil e rápida. Essas ações também estão mais personalizadas e assertivas, já que as plataformas de marketing digital possibilitam a captação de informações aprofundadas sobre os hábitos do público.

5 ações de marketing que são tendências para 2022

Chegamos na hora da prática! Vamos te indicar ações de marketing que podem funcionar no seu negócio. É claro, não significa que todas serão eficientes, pois você precisa fazer uma pesquisa de mercado e um bom planejamento estratégico antes de aplicá-las. O importante é lembrar que, por causa do crescimento das compras online, a sua presença nesse meio é necessária. 

Confira as ações:

  • Criação de conteúdo nas principais redes sociais

É essencial escolher os melhores canais e ferramentas para que você possa alcançar o público. Dependendo de quem são seus consumidores, algumas redes sociais serão mais úteis do que outras, e você só encontrará essa resposta pesquisando sobre os seus clientes.

As redes sociais são essenciais para que os seus clientes te conheçam e os seus produtos tenham visibilidade, então é necessário atuar nas redes mais importantes, inclusive canais como as Newsletters. As news tem grande potencial, principalmente quando você escolhe uma boa linguagem e filtra as informações que o seu nicho quer. O LinkedIn e o Twitter também são opções para serem analisadas.

  • Mensure os seus resultados através de marketing de influência

O marketing de influência é, provavelmente, a ação de marketing com crescimento mais acelerado. Ela abre a oportunidade para que as marcas aproveitem o público dos Influenciadores Digitais para aumentarem a sua própria visibilidade. Deve ser usada com cuidado, já que você associa a sua imagem a de outra pessoa.

Para monitorar os seus resultados, você pode usar hashtags nos posts com o influenciador para avaliar o engajamento, ou um código de cupom para que seja usado na hora da compra feita a partir do influenciador, link de acompanhamento, ou até os dados fornecidos pela própria rede social do influenciador. 

  • Faça parcerias e promoções

Parcerias e promoções são duas estratégias de grande impacto, que normalmente atraem os clientes, além de serem boa parte estratégica de um programa de fidelização do público criado pela sua empresa. 

O co-marketing, quando empresas unem esforços para ações que promovam um conteúdo, garante maior visibilidade e maior amplitude de resultados, enquanto as promoções atraem clientes que, conquistados pelo bom produto e atendimento, acabam fidelizados.

  •  Fique de olho nas tendências e utilize essas novidades como oportunidades

É inegável que a pandemia acelerou a comunicação, e as tendências agora ocorrem de forma mais rápida, por isso é preciso estar de olho nas novidades. Saber usar bem as tendências tornou-se quase uma garantia de sobrevivência da visibilidade da sua marca com o público.

Aproveite a popularidade das tendências  (vídeos, assuntos do momento, músicas, programas e etc.) para criar campanhas com elas, usando-as estrategicamente, e fique ligado nas atualizações do mercado para não ficar para trás nas oportunidades.

  • Customer Success x Pós-venda

Não investir em pós-venda é um grande erro!

Se você conhece o conceito de Customer Success, já deve ter entendido que o sucesso do seu cliente é o seu sucesso, pois, quando o cliente alcança os objetivos ao adquirir o seu produto, você fideliza o consumidor, lucra e recebe boas avaliações.

O pós-venda, que é o cuidado após a compra, é essencial nessa jornada. Garanta monitoramento do produto caso seja delivery, bem como um bom Serviço de Atendimento ao Cliente e suporte diante de qualquer problema. Também peça por avaliações para verificar se os clientes têm alguma queixa.

São vários os benefícios de ter boas ações de marketing para pequenas empresas: mensuração de resultados, bom retorno a curto e médio prazo, melhora da autoridade da marca, da presença digital e mais. Os resultados valerão a pena e trarão sucesso para o seu negócio!

O marketing já era necessário antes da chegada da pandemia, agora é ainda mais! Para construir ações de marketing de acordo com a melhor estratégia para a sua empresa, você pode e deve contar com especialistas. Confira os nossos serviços e acelere os seus resultados!