Planejamento Estratégico – Atena

Cenário

A Atena (Nomeada dessa forma por sigilo), instituição de longa permanência para idosos sem fins lucrativos, por ser uma empresa antiga e por estar passando por um processo de mudança em sua alta gestão, a empresa necessitou rever seus objetivos estratégicos, assim como sua Missão, Visão e Valores, buscando alinhar a tradição da empresa com a modernidade que se instala cada vez mais no mundo.

Sendo assim, a empresa buscou pela elaboração de um  Planejamento Estratégico para sua Instituição de Longa Permanência (ILPI), visando os melhores meios para alcançar os objetivos de curto, médio e longo prazo da empresa.

Desenvolvimento

Inicialmente, foi realizado um levantamento e análise de informações relativas a aspectos internos e recursos existentes sobre a organização, para que dessa forma ficasse mais claro quais seriam os pontos fortes e fracos da empresa. Para a realização, foram feitas entrevistas com os diversos gestores da empresa-cliente, assim como uma divulgação de pesquisa estruturada para que os colaboradores pudessem passar suas percepções em relação à empresa.

 

Após a análise interna, foi feita a análise externa que consistiu na coleta e análise de dados do ambiente externo de atuação do negócio e de possíveis concorrentes. Sendo assim, foram realizadas pesquisas desk em relação à concorrência que estava estabelecida no Rio de Janeiro, assim como pesquisa sobre as ILPI’s consideradas players de mercado, visando coletar boas práticas. Além disso, foram realizadas pesquisas quanto aos aspectos que podem vir a ser ameaças ou oportunidades para a empresa dentro de seu negócio. 

O Planejamento estratégico tem como objetivo elaborar e definir a estratégia da empresa cliente, definindo perspectivas, objetivos, metas e indicadores estratégicos a fim de torná-lo palpável, mensurável e alcançável.

Sendo assim, o primeiro passo foi efetuar a reestruturação da Missão, Visão e Valores da empresa, para que estas pudessem estar condizentes com a perspectiva que a nova gestão visava implementar na empresa.

Em seguida, foi delimitado a metodologia mais adequada para a realidade da empresa, sendo esta o Balanced ScoreCard (BSC). Essa metodologia foi escolhida por conta de sua característica de ser mais recomendada para empresas com mercados mais consolidados e sem muitas mutações, que é o caso da empresa cliente.

Dentro do BSC existem algumas etapas a serem seguidas para sua execução, sendo elas:

  • Mapa estratégico: recurso onde a visão é destrinchada em objetivos estratégicos que irão dar um direcionamento para toda a empresa e seus funcionários estarem aptos a atingir a estratégia;
  • Objetivos estratégicos: direcionamento para o alcance e resolução dos desafios estabelecidos para que a estratégia 
  • Metas: quantificação dos objetivos;
  • Indicadores: conjunto de métricas projetado para medir algo dentro de uma empresa;
  • Iniciativas: ações realizadas que darão possibilidade de concretizar os objetivos, viabilizando sua efetividade.

Resultado

A partir de pesquisas realizadas e estudos quanto ao âmbito interno e externo da organização, foi possível entregar insumos para que o cliente pudesse observar com mais clareza a situação em que a empresa se encontra, assim como estabelecer de maneira mais assertiva os objetivos futuros da organização.

Com a entrega do Planejamento Estratégico, é esperado que a empresa consiga alcançar os objetivos estabelecidos e implementar as iniciativas que foram sugeridas, de modo a atingir a sua missão e visão.

O projeto também impactou a vivência dos trabalhadores da empresa, assim como a dos idosos que lá habitam. Além disso, ele estará atingindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, refletindo no mundo como um todo.

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