Como criar um Plano de Negócios?

Todo projeto só vira sucesso a partir de um bom planejamento. Com uma empresa não seria nada diferente. É esta a funcionalidade de um Plano de Negócios: dar uma noção da estrutura da empresa, suas questões técnicas e vários outros aspectos necessários para que ela obtenha os melhores resultados.

Para começar o empreendedorismo com o pé direito, confira aqui Como Criar o seu Plano de Negócios. Boa leitura!

O que é o plano de negócios?

O Plano de Negócios é um instrumento de trabalho que retrata de forma detalhada o cenário no qual a empresa está inserida. A partir desse plano, é possível captar e registrar detalhes da sua organização, facilitando a gestão e a criação de estratégias futuras.

Em um Plano de Negócios, a empresa expõe seus pontos fortes e fracos, suas estratégias de mercado e o que concerne aos seus clientes, fornecedores e concorrentes. É ideal para traçar um retrato de todo o cenário e identificar a viabilidade de ideias.

O correto é que ele seja imediatamente usado por quem está abrindo um negócio, mas, caso a empresa já existente ainda não possua esse plano, ele também pode ser criado para quem deseja ter mais controle e planejamento sobre o empreendimento.

Mas lembre-se que um Plano de Negócios não é construído por especulações. Ele é um documento que deve ser composto por muita pesquisa e análise do mercado, dos seus concorrentes, clientes… São dados reais obtidos com muito cuidado. 

A importância do plano de negócios nas atividades da empresa

As atividades descritas pelo Plano de Negócios são um real planejamento da empresa, o que proporciona grande controle, e ajuda o gestor a evitar erros a partir de sua observação e análise. 

Conheça mais benefícios:

  • Proporciona uma organização das ideias ao iniciar um novo empreendimento;
  • Permite o registro da estruturação do negócio;
  • Orienta a expansão de empresas, a criação de novos produtos ou serviços;
  • Registra dados da Pesquisa de Mercado, Pesquisa de Imagem e Satisfação e outras análises;
  • Entrega apoio a administração do negócio, seja a partir da análise dos seus números, seja a partir do seu uso em estratégias;
  • Facilita a comunicação entre todos os envolvidos na empresa, como sócios, funcionários e fornecedores;
  • Serve como apoio para captação de recursos, sejam financeiros, humanos ou parcerias.

E mais!

Passo a passo para criar o plano de negócios ideal

Agora vamos para a prática! Confira aqui o passo a passo para inserir o plano de negócios na rotina da empresa. Confira:

  • Criar um sumário executivo

O Sumário Executivo é um resumo escrito do seu negócio. Conta com uma pequena descrição da empresa, bem objetiva, que fala o que é o negócio, a sua missão, o seu público, localização, situação financeira, jurídica, enquadramento tributário, os seus diferenciais e mais. Esse sumário deve ter cerca de três páginas (máximo) e, apesar de estar no primeiro passo, pode ser finalizado juntamente com todo o plano.

  • Realizar uma pesquisa de mercado

O seu Plano de Negócios deve contar com uma análise de mercado para situar a empresa no cenário do setor. Essa pesquisa deve ser dividida entre análise da economia e dos clientes. Os dados devem ser bem registrados.

Quer saber mais sobre como fazer a sua pesquisa de mercado? Nós te ajudamos aqui!

  • Analisar a concorrência e fornecedores

A análise da concorrência e dos fornecedores também faz parte de uma Pesquisa de Mercado corretamente detalhada. Os seus concorrentes são espelhos para a estrutura do seu negócio. Lembre-se de jamais deixar de negociar com os seus fornecedores, pois muitos empreendedores aceitam o contrato de primeira e acabam perdendo dinheiro.

  • Criar um plano de marketing

A comunicação é essencial para as empresas atualmente, então com certeza o seu Plano de Negócios deve contar com um plano de marketing que envolva o cenário digital. Descubra os canais que os seus clientes mais participam, crie uma identidade visual de acordo com a personalidade da sua marca e dos seus clientes, humanize e conecte a sua linguagem aos consumidores para trazer aproximação.

  • Criar um plano financeiro e operacional.

É hora de definir todos os custos: investimentos, custos fixos e relativos de início e de operacionalização, receitas, metas de lucro, metas de capital de giro, salários de funcionários e mais. Assim, você terá um bom controle da área. Conte com profissionais especializados nesse momento.

Recomendamos o mesmo para a parte operacional: a sua empresa precisa reunir eficiência operacional, boa gestão financeira e inovação. Para manter todas essas qualidades, você deve ter ao seu lado uma equipe inteiramente capacitada e treinada. Todos os processos empresariais devem estar descritos no Plano de Negócios.

Para otimizar a sua descrição e definição da estrutura da empresa, conte com o apoio do seu Modelo de Negócios.

Não se preocupe se parecer complexo demais, pois você não está sozinho. A AD&M Consultoria oferece profissionais qualificados para a inserção desse processo na sua organização de forma correta, gerando resultados surpreendentes. Estamos com você nessa jornada, criando o melhor Plano de Negócios e atingindo a maior eficiência a partir dele! Fale conosco.