- abril 24, 2023
- Posted by: redacao
- Category: Marketing
Uma Pesquisa de Mercado pode ser o que falta para embasar as estratégias da sua empresa. Com base em dados, é possível evitar erros que podem gerar prejuízos, além de otimizar os resultados do seu negócio.
Veja a seguir como usar a ferramenta!
O que é a pesquisa de mercado?
A pesquisa de mercado é uma ferramenta que orienta os empreendedores e administradores de empresas sobre o setor no qual atuam. Ela entrega uma base de dados para que a definição das estratégias empresariais seja otimizada.
A ferramenta traz uma visão ampla do negócio, considerando todas as variáveis que podem impactar a empresa.
A técnica, que também pode ser chamada de estudo de mercado, coleta dados para momentos como a criação de uma empresa, campanha de marketing ou produto, a expansão, relocalização, mudanças no comportamento do consumidor e mais.
Antes de qualquer mudança em sua estratégia, é necessário uma análise de mercado, uma ferramenta que disponibiliza informações valiosas para o seu planejamento.
Por isso, a AD&M Consultoria preparou esse conteúdo que vai te ajudar a entender como realizar a pesquisa e de que forma os dados obtidos podem melhorar a estratégia do seu negócio. Continue a leitura para saber mais!
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Como utilizar dados de pesquisa de mercado para melhorar sua estratégia de negócios
Você pode estar se perguntando “como é possível utilizar os dados de uma pesquisa de mercado para melhorar as estratégias de uma empresa?” Os dados auxiliam em diversas áreas do negócio, e possibilitam o crescimento de forma sustentável, diminuindo margens de erro que impedem ou atrasam os resultados positivos.
Branding ou atração de leads
É possível realizar pesquisas de mercado para gerar dados inéditos e relevantes para a sua persona, captar insights e informações valiosas.
Os dados podem ser transformados em diversos materiais para a sua estratégia de branding ou atração de leads, como blogposts, infográficos, webinars e vários outros formatos.
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Conhecer o seu consumidor e o seu mercado
A partir da análise de mercado você conseguirá entender as necessidades do seu público, observar a estratégia de seus concorrentes, identificar novos fornecedores, entre outros benefícios.
Através de entrevistas com o seu público-alvo, você conhecerá os hábitos de compra, a reputação da sua marca e outras informações relevantes sobre os consumidores.
Estes dados irão nortear suas estratégias de precificação e promoção, além de indicar a satisfação com o seu produto ou negócio.
O seu time de vendas também se beneficia desses dados, já que passam a entender mais sobre a persona e, consequentemente, criarão melhores táticas de venda. Os dados podem te dar insights para conteúdos nas redes sociais e outras estratégias de comunicação.
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Identificar concorrentes e suas estratégias
Com uma boa pesquisa de mercado, é possível identificar e monitorar concorrentes, obtendo informações valiosas para se manter e/ou liderar o mercado.
Conhecer seus concorrentes é necessário para saber como anda o setor, como a inovação tem se desenvolvido, ter dados atualizados das estratégias usadas atualmente e mais.
Entendendo o que funciona e o que deu errado para os seus concorrentes, é possível obter insights preciosos para a sua empresa.
Encontrar e analisar fornecedores
Fornecedores e distribuidores são essenciais para qualquer negócio. Se há algum problema com eles, a produção da sua empresa pode parar, gerando prejuízos.
A pesquisa de mercado serve para evitar esse cenário, permitindo ao empreendedor antecipar o problema e entender quais são os melhores fornecedores.
Encontrar oportunidades com antecedência
Analisando o mercado, você conseguirá identificar oportunidades e novas demandas com antecedência, o que significa mais lucro e crescimento para a sua empresa.
Coletar informações para agarrar oportunidades pode colocar o seu empreendimento em outro patamar.
Passo a passo para realizar uma pesquisa de mercado de sucesso
Conheça, agora, um passo a passo de como fazer uma pesquisa de mercado de sucesso. Continue para conferir as nossas dicas a seguir:
Definir os objetivos de pesquisa
É preciso entender os objetivos da pesquisa antes de começar. Por qual motivo você deseja analisar o mercado? Quais resultados espera obter?
Entendendo o seu objetivo, será mais fácil planejar as suas perguntas e critérios para a coleta de dados.
São exemplos de objetivos: entender o nível de satisfação dos clientes com um produto, determinar o grau de sucesso ou fracasso de uma expansão ou criação de negócio, entender como inovar e crescer no mercado e mais.
Definir o público-alvo
É hora de criar a sua buyer persona, a representação do cliente ideal e que provavelmente vai adquirir os seus produtos.
A persona traz informações mais completas e detalhadas, como os hábitos do cliente, a sua profissão, idade, comportamentos de compra, hobbies e mais.
Quando você quiser medir o nível de satisfação ou descobrir dores e necessidades do público, trabalhar com a persona trará melhores resultados.
Decidir o método
É hora de decidir qual método você deve usar para coletar os dados. As pesquisas de mercado podem ser feitas com base em enquetes, formulários, observação, entrevistas, com auxílio de profissionais, análise de concorrentes e mais.
Existem muitas alternativas disponíveis que devem ser adequadas para as necessidades da sua empresa.
Coletar os dados
É hora de coletar os dados! Se você selecionou, como método de coleta de dados, uma entrevista ou uma enquete, é preciso elaborar as perguntas necessárias e, só depois, implementar a ideia.
A coleta pode levar quanto tempo for necessário, pois dependerá do tamanho da amostra que a sua empresa precisa. Com base nela, você conseguirá respostas para as mais variadas perguntas sobre o seu negócio.
Estudar os concorrentes
Se os seus concorrentes fazem sucesso, é ideal entender o que eles estão fazendo bem; se eles fracassaram, analise o que fizeram de errado para que a sua empresa não repita.
Algumas indicações de ferramentas para analisar os seus concorrentes:
SEMRush, que serve para analisar questões de marketing e monitorar concorrentes com base em palavras-chaves ou domínios na web.
Google Keyword Planner, onde basta inserir a URL do concorrente para ter acesso a dados dos termos que mais trazem tráfego para eles.
Colete dados de fontes como o Sebrae, Think With Google, a Biblioteca de Anúncios do Facebook e profissionais especialistas no seu setor.
Analisar os dados e apresentar os resultados
Agora, comece a analisar os dados. O estudo deve ser lido com muito critério: Não subestime dados, escolha uma boa equipe para essa análise; prepare um relatório sobre os resultados e anote as recomendações do que fazer a seguir.
Preparado para fazer a sua pesquisa de mercado?
A AD&M Consultoria tem tudo o que você precisa para obter dados valiosos e criar estratégias com base neles! Vamos te ajudar a otimizar a sua gestão e ter a certeza dos resultados positivos. Fale conosco!