Como definir o seu nicho de mercado?

Quando falamos sobre marcas, a principal pergunta definidora da empresa é: o que ela vende e para quem? A resposta podemos chamar nicho, que é muito mais específico do que segmento de mercado. Você precisa ter esse conceito bem definido na hora de vender, ou não terá sucesso.

Então, siga os nossos passos para compreender completamente o conceito de nicho e entender como defini-lo. Boa leitura!

O que e qual a importância do nicho de mercado?

O nicho de mercado é um conceito essencial para estratégias de marketing e vendas. Trata-se de uma parcela de um segmento de mercado que corresponde a um grupo de consumidores ainda não atendidos (parcialmente ou completamente). 

Dessa forma, o nicho de mercado se reflete dentro da empresa, que precisa gerar serviços ou produtos exclusivamente para atender a essas pessoas. Por ser menor e mais exclusivo, o nicho tem algumas qualidades:

  • menor concorrência, 
  • o público é mais qualificado e melhor segmentado,
  • você amplia taxas de cliques e conversão digitalmente,
  • normalmente o investimento é menor,
  • normalmente o retorno é maior, 
  • facilmente a sua empresa se torna referência para os consumidores,
  • as oportunidades de venda e de parcerias se tornam mais claras.

Um público bem segmentado se torna mais próximo a sua marca, pois você tem mais informações sobre ele, a comunicação é facilitada, e assim, consegue atender melhor ao que ele precisa. Além disso, por normalmente ser um grupo que não vem sendo atendido, as novas empresas que focam no nicho específico tem mais possibilidade de vender e se tornar destaque.

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Conheça os tipos de nicho de mercado

Agora vamos abordar de forma mais prática essa parcela do mercado, exemplificando alguns tipos de nicho existentes. Confira:

  • Segmentação geográfica

Essa segmentação considera a localização da empresa e dos clientes. Pode ser dividida em país, região, estado, cidade, ou ainda bairros… Essa segmentação é essencial, tanto para o Marketing offline ser capaz de alcançar o público quanto para o Marketing Digital ser bem configurado. Lembre-se de entender bem a região na qual a sua empresa atua.

  • Segmentação demográfica

A classificação demográfica é a que foca em características do público, como a sua renda média, profissão, grau de instrução, idade, religião, gênero, e até mesmo hobbies, dores e necessidades. Também é essencial para um Marketing bem segmentado.

  • Segmentação psicográfica

Essas características são mais internas, são de fato a personalidade dos clientes, o que os torna humanos. É o estilo de vida, os valores, as opiniões, os interesses, os gostos… São essenciais para que a sua marca se molde ao que deseja e a quem é o seu público

  • Segmentação comportamental

Agora vamos ao comportamento dos clientes: os seus hábitos, desejos, forma de procura, comportamento de compra, canais pelos quais mais se relaciona com a marca, momento da vida e mais.

A partir de todas essas segmentações, será possível criar a sua persona, ou o cliente ideal. O intuito é direcionar todos os seus esforços de venda para esse cliente, que é o mais propenso a comprar o seu produto. Essas informações vão te ajudar a utilizar os canais corretos, a melhor linguagem, a melhor identidade visual e otimizar todas as outras estratégias.

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Passo a passo para definir o nicho de mercado da sua empresa.

Agora que você já conhece alguns dos principais conceitos conectados ao nicho de mercado, vamos seguir para a parte mais prática com um passo a passo para definir o nicho da sua empresa. Confira:

  • Escolha o mercado e o segmento em que quer atuar

Antes de definir seu nicho, você precisa conhecer o mercado. Muita pesquisa e estudo sobre os seus concorrentes, a economia, os seus clientes e o mercado em geral deve ser feita. Você precisa afunilar as informações para encontrar a sua área de atuação. Por exemplo: 

⋅ Mercado alimentício.

⋅ Segmento: fast food.

⋅ Nicho: fast food vegano e com produtos orgânicos.

Ou ainda:

⋅ Mercado de cosméticos.

⋅ Segmento: produtos para pele facial.

⋅ Nicho: creme que não testa em animais, que atua para proteção da pele feminina facial manchada e ressecada.

Quer entender melhor o conceito de Pesquisa de Mercado? Corre aqui que nós te explicamos!

  • Identifique as suas aptidões

Você deve identificar as forças da sua marca: os produtos mais vendidos, os serviços mais procurados, os seus diferenciais, os fatores pelos quais você é referência no mercado. Assim, as suas decisões serão baseadas em otimizar e afunilar essa entrega, identificando o que o público precisa e o que ele gosta.

  • Encontre um problema a ser solucionado

Você percebeu que o seu produto é bom, mas qual problema ele está solucionando? Será que ele pode ser ainda mais útil para o seu cliente? Será que você deveria modificá-lo para atender outras dores do público?

O nicho de mercado é composto por uma identificação das necessidades dos clientes que ainda não foram enxergadas por mais nenhuma marca. Só então você poderá otimizar a sua solução ou criar uma nova até que ela seja única. Então, estude bem o seu público e identifique as suas necessidades. 

  • Avalie se sua ideia é economicamente viável

Quando falamos da criação de soluções, lembre-se que normalmente, no caso de nichos de mercado, elas não precisam ser de alto orçamento. Muitas vezes, alguns detalhes mudados já são suficientes para tornar o seu produto diferente e otimizado. Se o investimento for maior do que o pretendido, você deve avaliar se a marca será economicamente sustentável. Faça um estudo da viabilidade econômica da sua ideia.

  • Faça uma análise da concorrência

É hora de olhar para quem já está no mercado, quem já oferece produtos semelhantes aos seus. Faça uma análise da concorrência, e observe o público que essas empresas conseguem alcançar. 

Definir o nicho de mercado é uma atividade essencial para a empresa, trazendo grandes benefícios para o seu negócio. O nicho é o seu direcionamento, e irá afunilar a solução que você entrega até que ela esteja totalmente otimizada. Com uma boa definição de nicho, você terá informações claras sobre o seu público e irá fidelizá-lo com mais facilidade.

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