Erros que prejudicam a sua análise de mercado

Para que um negócio possa se preparar para o futuro, uma análise de mercado é essencial. Sem esse guia, a empresa estará correndo altos riscos, sujeita às crises do setor e às variáveis que não conhece. 

É a partir da análise que você conseguirá entender as necessidades do seu público, como andam os seus concorrentes, quais são os melhores fornecedores e mais. Ter a resposta para essas e outras perguntas é o ideal para evitar vulnerabilidades e prejuízos.

Então, quer saber quais erros evitar para colocar em prática uma ferramenta tão importante quanto a análise de mercado? A resposta está a seguir.

A importância da análise de mercado

A análise de mercado é uma pesquisa aprofundada sobre o setor de atuação da empresa em questão. Ela estuda as variáveis que podem impactar o negócio: o seu público, a forma como se comportam os seus concorrentes, a situação da economia, o histórico da corporação e mais.

A ferramenta apoia o desenvolvimento do negócio, pois traz dados essenciais para o futuro. A partir dela, é possível saber se a sua ideia de empresa e de produto é viável ou não, bem como:

  • Conhecer os desejos, características e necessidades do seu público;
  • Entender os seus concorrentes, as suas estratégias, quais ações funcionam ou não;
  • Delimitar o tamanho do seu mercado e definir perspectivas de crescimento;
  • Elaborar o diferencial da sua marca e entender como otimizar o seu produto;
  • Entender como desenvolver melhor relação com os fornecedores e como negociar com eles;

E mais!

Por isso, a análise de mercado é um dos pontos principais para um bom plano de negócios. Para conseguir bons resultados a partir dela e aproveitar todas as suas vantagens, evite os 5 erros a seguir.

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5 erros que podem prejudicar a sua análise de mercado

Conheça agora os 5 erros que podem prejudicar a sua análise de mercado:

  • Não definir um objetivo de pesquisa

Antes de começar a sua pesquisa, você precisa definir um objetivo para que ela tenha sucesso. O seu objetivo ou meta deve ser SMART: específica, mensurável, alcançável, realista e com prazo. 

Lembre-se também que não adianta analisar tudo de uma vez. É preciso definir a resposta que você quer obter através da sua pesquisa. Vai ser necessário aplicar outros estudos para responder a todas as suas perguntas, pois cada análise precisa ser bem direcionada.

  • Utilizar uma linguagem inadequada para o método

A análise de mercado prevê conversas diretas com os clientes, seja de forma quantitativa ou qualitativa. Então, quando elaborar os questionários, você deve pensar no perfil do seu público.

Utilize uma linguagem acessível, pois nem todos os seus clientes entenderão jargões da sua área. Você precisa ser conciso, mas não rebuscado ou formal demais. Se coloque no lugar do leitor.

  • Não investir em perguntas bem feitas para o momento de questionário

Não induza as respostas. As perguntas precisam ser imparciais, ou o cliente se sentirá impelido a responder o que você quer ouvir, e os resultados da pesquisa serão falhos. 

A dica serve para o enunciado e para as opções de resposta. As alternativas devem cobrir os cenários possíveis de forma honesta, passando a sensação de identificação para o cliente. Escolha entre o formato aberto, de resposta única ou múltipla escolha de acordo com a necessidade.

  • Criar um questionário longo

Não crie um questionário muito extenso, que leva os seus clientes a exaustão. Pense bem na relevância de cada pergunta, pois, caso o público fique cansado, pode acabar deixando de lado a pesquisa ou respondendo as perguntas de qualquer forma.

Teste o questionário com os seus colaboradores para identificar erros e outras características do estudo.

  • Não saber quem é o público-alvo da pesquisa

Agora, é hora de finalizar o processo. Então, você sabe qual é o público que vai responder ao seu questionário? Como você vai alcançar os seus clientes com esse questionário para que ele responda às perguntas?

É muito importante trabalhar na segmentação do seu público. Você pode enviar o formulário por e-mail, disponibilizar nas redes sociais, após o cadastro na Landing Page ou mais. 

Esse método é essencial para a sua empresa, mas, para que a pesquisa funcione perfeitamente, é essencial contar com ajuda especializada. Comece identificando os Sinais que indicam que sua empresa precisa realizar uma Pesquisa de Mercado.

Nós temos um time qualificado para desenvolver uma análise de mercado de forma correta! A partir dela, a sua empresa não estará mais vulnerável aos riscos do setor, e você poderá se preparar para o futuro. Obtenha os resultados mais positivos a partir da realização da análise de mercado. Fale conosco!