A comunicação ineficaz entre setores pode gerar imensos prejuízos para a empresa: um simples erro culmina em retrabalhos, atrasos, conflitos e vários outros problemas. Por isso, é essencial corrigir essa falha quando o gestor quer otimizar a produtividade.

Uma boa comunicação permite um trabalho mais ágil, alinhado, preciso e eficiente, melhorando inclusive o clima organizacional. Então, continue a leitura para conferir as dicas para evitar essa dor de cabeça na empresa!

A importância de uma comunicação eficaz entre os setores de uma empresa

A comunicação é a base das relações, é por meio dela que informações são trocadas e os processos de uma empresa andam.

Subestimar a importância dos processos comunicacionais é um erro, afinal, as barreiras da comunicação podem ser responsáveis pela dificuldade em atingir muitas metas empresariais.  

Como você viu acima, os riscos são imensos, e a falta de harmonia entre departamentos pode fazer com que eles passem a agir de forma individual, prejudicando os resultados da marca, o uso da força de trabalho e desgastando as equipes.

Então, é preciso investir na comunicação entre os setores – todos os processos do negócio dependem disso. Essa otimização aumenta a motivação dos colaboradores, melhora o clima organizacional e traz resultados eficientes.

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Os seus clientes irão sentir essa unidade na qualidade do resultado, o que irá gerar uma melhor reputação para a empresa. Eles se sentirão mais à vontade para contatar a marca, tirar dúvidas, fazer avaliações e confiar no seu produto.

Por isso, a AD&M preparou esse conteúdo para te ajudar a otimizar a comunicação entre os setores do seu negócio. Continue a leitura e comece já a investir nas trocas entre os setores!

Os principais riscos de uma comunicação ineficaz entre setores

Conheça agora os principais riscos de uma comunicação ineficaz entre setores da sua empresa:

Informações incompletas

Quando as informações são passadas de boca em boca, por uma única pessoa, podem acabar sendo deturpadas, chegando incompletas, e deixando os colaboradores sem saber como as demandas de fato precisam ser realizadas.

Decisões não comunicadas

Os setores precisam saber das decisões importantes tomadas pela liderança, então, a divulgação deve ser eficiente para transmitir os objetivos e metas do negócio. Afinal, estratégias, mudanças e regras só são seguidas se as equipes tiverem ciência delas.

Falta de alinhamento entre departamentos

As barreiras de comunicação prejudicam o trabalho harmônico entre os departamentos, que precisam trabalhar de forma integrada para que a empresa funcione. Esse desalinhamento pode causar prejuízo para os negócios.

Excesso de comunicados

Não é preciso divulgar comunicados a todo momento para que a comunicação funcione bem. Ao invés de quantidade, pense em qualidade, crie espaços para diálogos abertos e feedbacks transparentes. 

Perda de produtividade

A falta de comunicação gera perda de produtividade, pois os colaboradores se sentirão desmotivados e perdidos, produzindo menos, gerando baixa no desempenho das equipes. 

Aumento de gastos

A ausência de bons processos de comunicação entre setores pode gerar enormes gastos para a empresa, por informações perdidas, erros em processos, atrasos e outras consequências.

Dicas essenciais para otimizar a comunicação entre os setores de uma empresa

Agora que você já sabe os pontos negativos da comunicação ineficaz entre os setores, pode estar se questionando de que forma resolver o problema. Confira algumas dicas essenciais para pôr em prática a otimização:

Mapear pontos de falha

É preciso identificar os ruídos para evitar perdas desnecessárias e retrabalhos. Então, mapeie os processos e entenda em quais momentos estão acontecendo essas falhas na comunicação, depois determine como corrigi-las.

Formalizar regras

Documente as regras da empresa para que os funcionários saibam como proceder no quesito comunicação. Qual fluxo seguir, qual o espaço para feedbacks, como indicar as etapas dos processos, qual canal usar e mais. Investir em intranet é uma boa ideia.

Implementar canais de comunicação

Decida quais canais são os melhores para determinados momentos: qual software de videoconferência, qual chat para mensagens instantâneas, fórum para debates, e-mails para envio de documentos, redes sociais corporativas e mais. Tudo depende do perfil da equipe e da empresa.

Fazer reuniões para alinhamento

As reuniões geram engajamento, interação e motivação nas equipes, além de integração entre colaboradores. Os avisos saem mais claros, e os colaboradores podem opinar livremente. Então, tenha reuniões periodicamente, de forma objetiva, mas evitando exageros.

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Conhecer os colaboradores

Os colaboradores devem se sentir à vontade para emitir opiniões, feedbacks, sugestões e pedir esclarecimentos. Apenas dessa forma é possível garantir fluxos claros, além de permitir um bom clima organizacional e ajudar a equipe a usar a criatividade e a inovação. 

Melhorar a cultura organizacional

É preciso investir no fortalecimento da cultura organizacional da empresa por meio da valorização da sua missão e dos seus valores. A cultura deve ser saudável, para motivar e alinhar a equipe, garantindo uma melhor comunicação e a retenção de talentos.

Fornecer feedbacks

Os feedbacks precisam ser constantes, e também devem vir dos colaboradores em direção à liderança. Eles devem ser naturalizados, para que as críticas construtivas não sejam vistas como ataque, e as melhorias possam ser aplicadas facilmente.

Saber lidar com conflitos

Conflitos empresariais são comuns e, para resolvê-los, é preciso alinhar expectativas. Afinal, o ambiente da organização não deve ser passivo: as sugestões são bem-vindas, apenas devem ser faladas dentro de uma conversa saudável.

E agora, com as nossas dicas, você já sabe como otimizar a comunicação entre setores na sua empresa? 

E como sabemos que esse processo pode ser complexo, a equipe da AD&M sabe como te ajudar em cada passo. Os nossos serviços irão melhorar cada departamento da sua empresa. Fale conosco!