Geomarketing: ache o lugar ideal para o seu negócio

Você sabe o que é Geomarketing? Precisa de ajuda para encontrar o local ideal para seu negócio? Neste texto vamos te ajudar a abrir seu negócio:

  • O que é Geomarketing?
  • Como funciona o Geomarketing?
    1. Coleta de dados
    2. Planejamento de praça
    3. Definição de Potenciais Clientes
    4. Delimitação de Locais
  • Quero ajuda da AD&M

Uma dúvida que sempre aparece para quem deseja abrir um negócio é em que lugar o negócio deve ser aberto. Há muitas dúvidas inseguranças, pois deve se ter em conta diversos fatores, como preço, rotatividade de pessoas, etc.

Dessa forma, para se definir a melhor região para se abrir um negócio a AD&M Consultoria utiliza uma metodologia chamada Geomarketing.

O que é Geomarketing?

O Geomarketing é o estudo dos núcleos de concorrentes, dos núcleos de compra e do público-alvo a ser atendido. Assim, cruza-se as informações obtidas e gera-se direcionamentos relevantes quanto às possíveis localidades adequadas para a abertura do negócio.

O Geomarketing busca além de definir o local adequado para abrir o comércio, fornecer uma análise deste local, para se saber a melhor forma de oferecer o produto, ou prestar o serviço, de acordo com as necessidades dos consumidores.

Como funciona o Geomarketing?

Para ser realizado, deve haver antes uma pesquisa de mercado, de onde serão retirados os dados. O Geomarketing visa oferecer direcionamentos sobre as regiões ideais para a abertura do negócio. Sua metodologia possui quatro passos para se definir um local, sendo estes os seguintes:

1 – Coleta de dados

A Pesquisa de Mercado será um questionário quantitativo em que serão coletadas informações do público que se busca atingir. Nela estarão contidas perguntas a respeito das características demográficas das pessoas e suas preferências e desejos a respeito do setor de sua empresa.

Além disso, serão usados dados secundários, coletados da internet, para se ter informações gerais sobre o setor do negócio. Fontes interessantes daqui do Distrito Federal são o PDAD e Codeplan.

2 – Planejamento de Praça

Segundo o Mix de Marketing, a Praça é um de seus pilares, chamados 4 P’s do marketing.

A praça é a forma com que a empresa disponibiliza o produto aos clientes alvos, ou seja, como o cliente chega até o seu negócio.”

Kotler e Armstrong (2007)

Portanto, a Praça constitui o ambiente em que o negócio está inserido, com seu ponto de vendaconcorrentes próximos à empresa e outros estabelecimentos que serviriam como influenciadores.

Concorrentes

No Geomarketing, é essencial estudar os concorrentes para escolher o local ideal para abrir o negócio. Ao ser feita essa análise, serão encontrados potenciais mercados em que a concorrência não está presente, e que há o interesse do público da região.

Também podem ser encontrados locais onde os concorrentes já estão presentes, mas mesmo assim ainda existe uma alta demanda, portanto também seria interessante observar essas localidades.

Os concorrentes analisados podem ser tanto diretos, quando são empresas que oferecem os mesmos produtos, atingindo o mesmo nicho de mercado, como concorrentes indiretos, que são empresas que oferecem produtos similares, que podem ser substitutos.

Uma academia de ginástica por exemplo possui como concorrente direto uma outra academia com estrutura e equipamentos similares. Já uma academia de lutas seria um concorrente indireto, por não oferecer o mesmo serviço, mas estar “atacando” necessidades semelhantes, como se exercitar.

Influenciadores

Por fim, na Praça outro grupo importante a se avaliado são os influenciadores. Influenciadores são espaços que podem influenciar a demanda da loja. Esses locais auxiliam o negócio a obter mais clientes por caracterizar atividades ou necessidades complementares.

Alguns influenciadores são parques, shoppings e rodovias, que são espaços com grande atração e fluxo de pessoas. Um exemplo de influenciadores é um salão de beleza, que atrai um grande fluxo de mulheres, que podem ir para alguma loja de roupas femininas que esteja na quadra, ou em uma região próxima.

Após se definirem todos os concorrentes diretos e indiretos, além dos influenciadores, esses estabelecimentos devem ser colocados em um mapa para se saber onde eles estão na cidade e como eles estão distribuídos.

Sendo então regiões com muitos influenciadores áreas boas, com um fluxo de consumidores possivelmente bom, já uma região onde existem muitos concorrentes, tanto diretos como indiretos, tende a não ser boa para se abrir o negócio, pois pode haver uma saturação e falta de demanda para atender a mais um negócio no setor.

A busca por abrir estabelecimentos próximos a concorrentes pode ser favorável quando se abre em um polo, por exemplo abrir uma loja de computadores em uma quadra cheia de lojas de computação, pois essa é uma região que atrai pessoas que já estão em busca deste produto.

3 – Definição de Potenciais Clientes

De acordo com os dados coletados na Pesquisa de Mercado, deve ser definido um público-alvo. Esse público serão o foco da empresa quando ela for aberta.

Por conta da pesquisa se saberá a localização (de preferência o CEP) dos respondentes. Com base nisso, pode se saber como está a distribuição de potenciais clientes, onde eles moram, assim sabendo em quais regiões eles estão mais concentrados.

Também é interessante se coletar o fluxo que essas pessoas percorrem geralmente no dia, como seu deslocamento para casa ou trabalho, já que isso pode gerar um maior público-potencial para alguma região.

Após serem tabulados os dados, podem ser utilizadas algumas ferramentas, como o My Maps, do Google para então criar um mapa com os respondentes da pesquisa e saber onde está a maior concentração de clientes potenciais.

4 – Delimitação de Locais

Por fim, após serem coletadas as informações do público na Pesquisa de Mercado, ser feito um planejamento da praça com concorrentes e influenciadores, delimitação de área onde habitam mais potenciais clientes, deve ser feita um cruzamento entre essas regiões.

Então, serão delimitadas as opções mais interessantes de abrir o negócio, levantando as principais características e os prós contras das regiões.

Após essa análise dos fatores determinantes, deve-se buscar os imóveis mais em conta para abrir o negócio. Assim, deve-se atentar tanto à estrutura, como espaço e principalmente preço, já que aluguel é um dos maiores custos fixos de uma empresa. Caso seja comprado o imóvel, o capital necessário também será uma grande parcela do investimento inicial para abrir o negócio.

Deve se ter cuidado pois apesar de uma região ser definida por diversos fatores favoráveis, ao ser escolhido o local não há garantia que o negócio terá o fluxo imaginado de pessoas.

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