O que um mapeamento de processos não resolve em um negócio

Qual o objetivo do mapeamento de processos ?

O mapeamento de processos traz mais eficiência para o fluxo empresarial, já que facilita a correção de falhas e outros problemas, mas quais são os momentos que você deve ou não usar ele? Quais questões ele não pode resolver?

Para te ajudar a entender como planejar mudanças e implementar soluções a partir do mapeamento, confira a seguir as respostas para as suas dúvidas.

O mapeamento de processos é uma técnica usada para visualização dos fluxos de trabalho da empresa. O mapa é a representação visual desses fluxos, por isso, também pode ser chamado de fluxograma ou diagrama de fluxo de trabalho.

O seu objetivo é a comunicação, de forma simples e concisa, do funcionamento dos processos tão importantes para a corporação, pois produzem o resultado final.

A partir do mapeamento, qualquer colaborador poderá verificar como o processo realmente funciona, quem é o responsável, quais conhecimentos específicos são necessários para fazê-lo e mais.

Além disso, ao mapear um processo do começo ao fim, é possível ter uma melhor compreensão de como ele é concretizado, identificar erros ou falhas e implementar melhorias. A ferramenta pode ser usada para qualquer tipo de processo, inclusive para treinar e integrar os colaboradores.

Gostou de conhecer esses objetivos? Confira os erros que você não pode cometer ao construir o seu mapeamento.

Por tantos benefícios, o mapeamento é tido por muitas gestões como a solução para tudo. Sim, o método é essencial e traz muitas vantagens, mas nem sempre é o que as empresas mais precisam. Por isso, trouxemos uma lista do que, de fato, o mapeamento de processos resolve em um negócio. Confira a seguir!

A importância do método

De fato, o mapeamento de processos possui diversos benefícios: apontar lacunas, ajudar a gestão a realizar melhorias, possibilitar a redução de custos, já que mostra falhas no sistema e promove uma boa visão dos processos da organização. 

Esses benefícios são amplos, e são as áreas nas quais o mapeamento de processos irá, de fato, auxiliar a gestão.

A importância do mapeamento vai além de identificar os processos e apontar erros, ele facilita a compreensão e otimização desses fluxos. Também melhora a comunicação entre os colaboradores e a qualidade do serviço entregue, já que padroniza os fluxos. Por isso, aumenta a satisfação do cliente.

Quer garantir esses benefícios aplicando o mapeamento de processos? Entenda a ferramenta na prática!

Áreas que o mapeamento de processos irá auxiliar em sua empresa

Ao entender os locais que o mapeamento de processos atinge, já é possível captar se, afinal, ele vai ser o que a empresa realmente precisa e quais problemas ele irá auxiliar na resolução:

  • Identificar ineficiências

O mapeamento ajuda a identificar gargalos, vulnerabilidades, falhas e outros problemas em um fluxo de processo.

  • Simplificar ideias

O mapa de processos é uma representação visual dos fluxos. Ele cataloga as informações complexas e divide os passos em etapas menores, facilitando a compreensão.


A ferramenta viabiliza o planejamento para os mais diferentes cenários empresariais, e proporciona orientação para a resolução de diversos problemas que possam surgir.

  • Criar documentação

O mapa é uma documentação do processo, ele armazena a forma com a qual o fluxo deve ser feito, e facilita a sua padronização. Facilita também a criação de outros documentos sobre aquele fluxo.

  • Comunicar claramente

Uma das grandes vantagens do mapeamento é o fato de simplificar a comunicação entre colaboradores por ser um formato visual bastante intuitivo.

  • Tomar decisões mais rapidamente

Por tornar a comunicação muito mais ágil e acelerar o entendimento dos fluxos, o mapeamento permite uma tomada de decisões rápida.

  • Auxiliar os funcionários

Por ser um documento de fácil entendimento e ajudar o colaborador a entender como deve executar as tarefas, designar responsabilidades, o mapa melhora o desempenho do funcionário e a satisfação no ambiente de trabalho.

  • Cumprir as normas

O mapa de processos padroniza o melhor jeito de executar os fluxos segundo os órgãos reguladores, por isso, ajuda as empresas a cumprir as normas ISO 9000 e ISO 9001.

O mapeamento de processos é essencial para a sua empresa e deve ser adotado de acordo com o que ela realmente precisa

A AD&M pode te auxiliar na melhor aplicação do método. Através de profissionais qualificados, vamos gerar resultados otimizados para a sua empresa. Queremos te guiar em cada etapa em direção ao sucesso. Fale conosco.