Os pilares para implementação do ESG em empresas

Os consumidores buscam empresas que priorizam a sustentabilidade e a responsabilidade social. Eles querem se sentir identificados com as marcas que consomem e é por isso que as práticas ESG são tão importantes para os negócios que querem se destacar.

Além dos consumidores, os investidores também focam em empresas que pensam no Ambiental, Social e na Governança (ESG). Eles analisam se a marca está de acordo com esses pilares antes de investir.

Mas como implementar as práticas ESG na empresa? Siga a leitura desse conteúdo para entender mais sobre esses 3 pilares e como aplicá-los para melhorar os seus resultados.

O que é o ESG?

ESG é a sigla que, no inglês, significa Environmental, Social and Governance e, na tradução livre, refere-se às práticas ambientais, sociais e de governança corporativa (ASG). 

A sigla resume os três pilares através dos quais considera-se possível obter um crescimento sustentável nas empresas. É uma abordagem para avaliar se a corporação está trabalhando para maximizar os seus lucros enquanto pensa nos objetivos sociais.

A adoção das práticas ESG torna uma empresa mais competitiva, reduzindo os seus custos e otimizando a sua reputação no mercado. Essa sigla costuma ser bem visada por investidores, que priorizam as marcas segundo os critérios ESG. 

Você quer entender mais sobre os benefícios da ESG e como aplicá-la na sua empresa? Basta continuar a leitura! A AD&M preparou esse conteúdo especialmente para te ajudar nesses três pilares. Não perca a oportunidade!

Quais são os 3 pilares para implementar as práticas ESG?

O termo ESG surgiu em 2004, na publicação da ONU ‘Who Cares Wins’ pelo Pacto Global em parceria com o Banco Mundial. O objetivo da reunião era debater a implementação de melhores práticas, e funcionou como o início do incentivo à ESG nas avaliações financeiras.

Conheça os 3 pilares necessários para implementar as práticas ESG na sua empresa: 

Impacto ambiental (Environmental)

O primeiro pilar é o Ambiental, que engloba questões como a emissão de gás carbono, a eficiência energética, a conservação da fauna e da flora, o melhor uso dos recursos naturais e mais.

Mais do que nunca, há grande pressão para que a sustentabilidade seja privilegiada pelas empresas de todos os setores.

Confira as tendências do mercado sustentável!

Responsabilidade social (Social)

O segundo pilar é o Social. São as questões relacionadas aos impactos sociais na comunidade, em seus stakeholders e no geral. Esse pilar está ligado aos direitos humanos, a diversidade, a inclusão, o envolvimento com a comunidade e mais.

Governança corporativa (Governance)

O terceiro pilar é a Governança, ou seja, como a empresa é administrada, a sua transparência, responsabilidade, equidade, honestidade e ética – dos seus acionistas aos diversos stakeholders.

Entenda mais sobre governança corporativa e os benefícios para a sua empresa!

Como implantar as práticas ESG no negócio?

Mas afinal, como implementar as práticas ESG?

No aspecto Ambiental, a empresa deve implementar ações sustentáveis para reduzir o consumo de energia, água e outros recursos, avaliar a pegada de carbono, estabelecer metas para redução do seu impacto negativo no meio ambiente, atuar conforme normas ambientais etc. 

Para seguir a parte Social, é preciso, por exemplo, ter práticas justas contra problemas como assédio e discriminação, garantir as medidas de segurança na empresa, respeitar os direitos humanos, ajudar a comunidade e garantir a igualdade de oportunidades.

Finalmente, na Governança, o relacionamento entre sócios, liderança, colaboradores e demais envolvidos deve ser totalmente equilibrado, com um modelo bem definido de trabalho e constante prestação de contas para que a gestão seja transparente.

As diretrizes do negócio, seu propósito, missão, visão, valores e princípios, devem guiar a forma com a qual a empresa se comporta. Sempre considerando os direitos, deveres e expectativas dos envolvidos, com suas devidas responsabilidades na corporação.

A corporação deve trabalhar em prol do desenvolvimento da sociedade, ajudando também no desenvolvimento dos seus próprios colaboradores, melhorando a qualidade de vida de todos.

Para implementar esses passos de forma sistemática, recomendamos que você:

  • Faça o mapeamento da situação atual do negócio, analisando o impacto dos 3 pilares; 
  • Defina indicadores para contabilizar o impacto, inteiramente de acordo com o mapeamento feito antes;
  • Defina prioridades segundo a estratégia do negócio, criando planos de ação para minimizar os impactos negativos e maximizar os positivos;
  • Estabeleça metas de médio e longo prazo para os planos de ação do ESG na sua empresa;
  • Comunique à equipe todas as metas e mudanças. Capacite os colaboradores e engaje todos os envolvidos para alcançar bons resultados nos pilares do ESG.

Quer saber mais? Confira a ESG e seu futuro nas empresas brasileiras!

As práticas ESG são essenciais para as empresas que querem evoluir no mercado, e a AD&M está disponível para te ajudar a implementá-las no seu negócio. Fale com a nossa equipe e tire todas as suas dúvidas!