5 passos para implementar o pós-venda no seu negócio

Se costuma cortar contato com o consumidor logo após a compra, saiba que está perdendo a oportunidade de encantar e fidelizar o cliente, bem como potencializar ótimos resultados para o seu negócio.


Então, não perca esse post com os 5 passos para implementar o pós-venda e aproveitar todas as vantagens que ele traz. Boa leitura!

O que é pós-venda?

O pós-venda é todo o contato, serviço prestado ou mesmo ações realizadas pela empresa ao seu consumidor após finalizada a compra. Normalmente, se resume a tirar dúvidas através do Serviço de Atendimento ao Cliente, ofertas de novos produtos, monitoramento de feedbacks e avaliações, etc.

Cada vez mais, o serviço de pós-venda tem sido reconhecido como parte integrante da cadeia de serviços prestados pela empresa contratada. Isso acontece porque o pós-venda estreita os laços entre clientes e empresa, trazendo inúmeros benefícios.

Qual a importância do pós-venda?

Um cliente alvo de um bom pós-venda pode ser facilmente transformado em comprador frequente e promotor do seu negócio. O pós-venda de fato cria valor econômico para as empresas, uma vez que representa a melhor oportunidade de obter maior lucro com frequência, como afirma os estudos de Paul F. Inglis

Ainda de acordo com o autor, para algumas empresas, o pós-venda pode significar 10% ou até 90% dos lucros totais. Além disso, é um verdadeiro mecanismo para obter informações sobre os clientes e avaliar as avaliações deles sobre os seus produtos, fortalecendo o relacionamento entre consumidores e marca. 

Empresas que investem no pós-venda também aumentam a lealdade do público e tornam mais certeira a sua retenção. O pós-venda, quando memorável, é um grande diferencial competitivo e torna todo o processo de venda mais barato: afinal, segundo Philip Kotler, o pai do Marketing, conquistar um novo cliente pode custar de 5 a 7 vezes mais do que manter um consumidor com a sua empresa.

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5 passos de um  pós-venda que vai fidelizar seus clientes.

Agora vamos à prática: conheça os cinco passos de um pós-venda que vai fidelizar seus clientes.

  • Atualizar o cliente sobre os status da compra

A compra no pós-pandemia exige ainda mais digitalização, então permita que os seus clientes aproveitem todos os benefícios desse consumo virtual. Após fazer o pedido na loja, o cliente recebe a confirmação de compra e aguarda a chegada da encomenda. Para ajudá-lo a se manter participante neste período de espera, permita o monitoramento de entrega, e o atualize via SMS, e-mail ou Whatsapp.

  • Fidelizar o cliente nas datas comemorativas

Os clientes de fato gostam de empresas que demonstram um cuidado especial em datas comemorativas, ainda mais em seu aniversário. Aproveite para oferecer um desconto ou oferta especial em momentos como Dia dos Namorados, Dia das Mães e mais. 

A sua empresa deve se manter conectada com as necessidades do público, então use softwares CRM ou de gestão de relacionamento com o cliente para que esse monitoramento seja assertivo.

  • Compartilhar conteúdos relevantes

Uma estratégia eficiente de Marketing de Conteúdo conta com materiais relevantes para o público. Sejam conteúdos engraçados, divertidos ou que tirem dúvidas, disponíveis em redes sociais, blogs, Youtube, e-mail ou outras plataformas.

Para isso, mire nos principais interesses e necessidades do seu público em relação ao seu próprio produto: por exemplo, se vende máquinas de fotografia, dicas para fotografar são interessantes, já se vende leite, receitas que usem laticínios são ótimas, e assim em diante.

Quer mais dicas práticas para ter um Marketing eficiente? Leia aqui!

  • Surpreender o cliente na entrega do produto

Já ouviu falar em unboxing experience? É muito comum que influencers façam vídeos abrindo os produtos comprados, e daí o termo “unboxing”, que virou uma moda na internet. Vê-se a incrível importância que tem esse momento!

Nunca é ruim para uma empresa dar uma excelente experiência ao consumidor na hora de receber a encomenda. Na realidade, é um grande diferencial competitivo proporcionar uma experiência encantadora.

Algumas dicas são: personalizar embalagens ou enviar brindes, cartões customizados, amostras grátis e cupons de desconto. 

  • Pedir o feedback do consumidor

Permita um atendimento humano ao consumidor, um atendimento empático que de fato o escute e dê suporte no momento em que precisar de ajuda quanto ao produto. E, claro, peça feedbacks. Só com avaliações é possível perceber o que melhorar no seu serviço.

Como plus, ofereça um programa de fidelidade pelo qual os seus consumidores podem se aproximar da sua empresa e serem de fato clientes VIPs. Investir em um bom pós-venda é atividade essencial para a sua empresa, e gera muitos lucros. Então, conte com a AD&M Consultoria para te ajudar a formular uma estratégia eficiente e otimizada. Fale conosco e entenda mais sobre a prática do pós-venda bem-sucedido!