As etapas para um processo seletivo de sucesso em empresas

A sua equipe é responsável pela maior parte dos resultados que o seu negócio entrega. São esses profissionais que irão determinar se as metas e objetivos da corporação serão alcançados, e o processo seletivo é responsável por filtrar quem fará parte da empresa.

Um processo de grande importância, certo? Para que você saiba como passar pelas etapas desse fluxo, construímos um guia de processo seletivo de sucesso. Confira a seguir as nossas dicas!

A importância do processo seletivo

O processo seletivo é uma etapa de contratação que pode determinar o futuro da empresa. O candidato escolhido pode acrescentar muito à corporação e agregar um enorme valor ao negócio – assim como pode prejudicar o desempenho dos processos.

Por isso, as etapas do processo seletivo precisam ser estratégicas, planejadas e voltadas para os melhores resultados, que é trazer colaboradores eficientes, comprometidos e que se encaixem na personalidade da empresa.

Você sabe como aumentar a eficiência da equipe usando a ferramenta 5W2H? Confira!

A sua empresa irá customizar a estrutura do processo seletivo. É comum escolher entre testes mais técnicos, de dinâmica de grupo ou outros tipos, a depender do seu modelo de negócios. O importante é ter um processo seletivo assertivo para a sua empresa.

O foco é sempre atrair e contratar os melhores talentos. Confira a seguir os principais passos que separamos para você.

Quais etapas você deve seguir para ter um processo seletivo de sucesso

Quanto mais você conhece a forma como um recrutamento deve ser, mais você poderá se aperfeiçoar e aumentar as chances de selecionar o candidato ideal. Encontre abaixo as etapas que você deve seguir para ter um processo seletivo de sucesso:

Planejamento e definição do perfil buscado pela empresa

Um plano processo seletivo bem-sucedido requer planejamento para que todos os passos sejam eficientes e assertivos. Você deve planejar as estratégias de comunicação para atrair talentos, a triagem, as entrevistas e a contratação.

É fundamental que o recrutador tenha bem definido aspectos importantes da vaga, como: quais atividades o profissional contratado irá desempenhar, quais as habilidades que ele precisa ter para executá-las. 

Normalmente, esse planejamento se inicia com a definição da vaga – ou a definição do perfil do profissional que a empresa procura. Essa tarefa é do RH, do recrutador, dos departamentos envolvidos e da gestão.

O perfil deve conter a experiência e conhecimento necessários, as responsabilidades da vaga, a remuneração e os benefícios. Tudo isso deve estar na divulgação, embora algumas empresas não publiquem o salário.

A divulgação pode ocorrer através das redes da empresa, dos funcionários, do site da corporação e dos sites de emprego, agências de trabalho e mais.

Triagem ou seleção

A triagem é a seleção dos perfis de profissionais que cumprem a maioria dos requisitos necessários ao cargo. Assim, o processo seletivo irá evoluir a partir do foco nos profissionais com a maior probabilidade de contratação.

Normalmente, há muitas candidaturas, e por isso essa etapa pode ser bem trabalhosa. É normal que o recrutador faça uma busca ativa através de sites de emprego e redes sociais como o LinkedIn. 

É interessante mandar mensagens com feedback tanto para os selecionados para a próxima etapa quanto para os não selecionados. 

Contato com o candidato e entrevista individual

O primeiro contato com o candidato pode ser feito por telefone, e-mail e outros tipos de mensagens, como através das agências de emprego ou do LinkedIn. Essa é a primeira checagem na pessoa que está entrando para o processo de seleção.

Nesse momento, o recrutador faz uma sondagem salarial, perguntando a pretensão salarial do candidato, explicando mais sobre a empresa e a função, entendendo a sua experiência e conhecimento prévios.

Testes, dinâmicas da entrevista de emprego

Nessa etapa do processo de seleção, provavelmente ficaram os concorrentes que mais se adequaram aos parâmetros, e é necessário preparar o terreno para que os entrevistados fiquem livres para mostrar os profissionais que são.

Utilize testes, conversas e dinâmicas para conhecer os candidatos. As perguntas devem ser planejadas, previamente preparadas para reter as informações necessárias dos candidatos. Entenda de que maneira o colaborador trabalha, os seus pontos fracos e fortes. 

Investigue também se o recrutador conseguirá se adaptar aos valores e ao ambiente da organização.

Negociação salarial e contratação

O salário, normalmente, é o último item a ser discutido. Dado que você já tem registrada a pretensão do candidato, só deve negociar a faixa de valor. Com as bases previamente estabelecidas, fica muito mais fácil. 

Perguntar logo de início a pretensão salarial é essencial, já que, caso não esteja adequada ao que a empresa pretende proporcionar, o tempo da seleção terá sido desperdiçado. Com a pergunta prévia, isso não deve ocorrer, e um dos candidatos será contratado. 

Agora, é hora de cuidar da integração do novo colaborador à empresa, sempre com uma boa governança corporativa.

A entrada do funcionário também faz parte do processo seletivo, e para que ele se sinta bem na empresa e possa trabalhar de forma eficiente, é preciso preparar uma ação estratégica de acolhimento.

O colaborador constrói a empresa em conjunto com a gestão, e uma seleção adequada é de grande importância para que esse trabalho seja harmônico. A AD&M está disponível para te ajudar a desenvolver corretamente essas etapas! Temos uma equipe preparada para te auxiliar. Fale conosco!