Modelos de negócios: conheça os mais usados e atuais

O seu Modelo de Negócio está atualizado? A sua empresa está preparada para as novas tecnologias que estão aparecendo no mercado?

Ao contrário do que normalmente se pensa, o Modelo de Negócio não é uma receita pronta, e todo gestor deve desenvolver seu modelo adaptado à sua realidade.

Nesse post, você vai entender o que é um modelo de negócio, quais são as mudanças da atualidade, quais os benefícios e as novidades nos tipos de modelo existentes. Boa leitura!

O que é um modelo de negócio?

O mercado atual é bem definido pela sigla VUCA: volátil (volatility), incerto (uncertainly), complexo (complexity) e ambíguo (ambiguity). Ou seja, um mercado imprevisível, onde as empresas devem manter um guia para que as equipes saibam como tomar as decisões.

Essa é a ideia do Modelo de Negócio, uma ferramenta que vai definir princípios, descrever a lógica da organização, a forma com a qual ela entrega valor para os clientes. É um modo bastante linear de entender em qual setor a sua empresa se encaixa, como ela vai funcionar e como poderá manter a competitividade.

Atualmente, os empreendedores trabalham com modelos mais disruptivos, e, embora o processo de definir o modelo de negócio permaneça o mesmo,  segue mais atualizado para o comportamento de 2022, incluindo modelos de negócios digitais, produtos por assinatura, franquias, Freemiums e outros. 

Hoje, a metodologia mais famosa para elaborar um modelo de negócio é o Business Model Canvas, por ter sido responsável por revolucionar a maneira como os empreendedores pensavam nos seus próprios negócios. O BMC foi objeto da tese de doutorado de Alexander Osterwalder, que pensou num modelo que permitiria que todo negócio pudesse ser observado em uma única página.

Os benefícios dos modelos de negócio

Entre os principais benefícios de elaborar o seu modelo de negócio, está a oportunidade de sistematizar a inovação, a redução de custos, e o modo de encantar os clientes.

Alexander Osterwalder, criador do Business Model Canvas, define que: “Um modelo de negócios descreve a lógica de criação, entrega e captura de valor por parte de uma organização”. Para empreendedores novos, é uma forma de se sentir seguro para nortear a empresa e, para os empreendedores experientes, é o modo de inovar e se adaptar sem perder a essência.

O modelo de negócio também é uma forma prática e facilmente visualizável para que qualquer colaborador, líder, sócio ou investidor possa entender como a empresa funciona. E o documento é super simples! Apesar de termos dito que o Canvas é o mais usado, o modelo pode ser feito até mesmo em uma folha de papel ou em outras ferramentas na internet.

Você é um novo empreendedor? Conte com a nossa ajuda! Nós te indicamos um passo a passo para abrir um novo negócio em 2022.

Quais os modelos de negócios mais atuais?

Para implementar o seu modelo de negócio, é preciso muita pesquisa de mercado. Você deve entender, qual pode ser melhor para a sua nova marca. Comece conhecendo os modelos de negócio mais utilizados que já citamos: 

Modelo Freemium 

É um modelo muito comum no mundo atual, e mais conhecido por causa do Spotify! O consumidor recebe o produto de graça, mas só pode usar determinadas funções a partir da versão premium, que é paga. Ao usar o produto, os clientes ficarão interessados e serão convertidos para a versão melhorada. O Canva, Youtube, LinkedIn e muitas outras marcas trabalham com esse modelo.

Modelo por assinatura

Produtos e serviços oferecidos por assinatura são bastante conhecidos, chegando a ser um modelo de negócio antigo, mas que foi revigorado pela tecnologia. Este modelo tem a vantagem de ajudar a marca a nutrir um relacionamento com o consumidor de maneira mais constante. Alguns exemplos famosos de organizações que utilizam o modelo por assinatura são os de serviços de streaming como a Netflix e a Amazon.

Modelo de ofertas gratuitas

Sim, existem modelos de negócios totalmente gratuitos, como o tão famoso Google, o Facebook, o Instagram e o Tik Tok. A questão é que esse modelo se monetiza a partir de outros serviços, como a publicidade, a captura de dados, os espaços para que marcas apareçam e outras possibilidades disponibilizadas dentro desses espaços.

Franquia

Já bastante conhecido, o modelo de negócio de franquia está em alta no Brasil. Algumas famosas são do Subway, McDonald’s e O Boticário, ou seja, trata-se do uso de uma marca já existente para comercialização em um novo local físico. É ótimo para empreendedores que queiram ter a segurança de uma marca já aceita no mercado.

Marketplace

Os marketplaces são realmente disruptivos, estão sendo usados cada vez mais no meio digital, onde ainda há espaço para explorar, considerando que a população está utilizando cada vez mais o e-commerce. Desse modo, o marketplace se caracteriza por marcas que se posicionam nos sites de outras marcas maiores, para assim, ter mais visibilidade e vender. As marcas grandes, que alojam as outras, ganham por comissões ou taxas. A Magazine Luiza, marca bastante conhecida, tem o seu próprio Marketplace, por exemplo. 

B2C

O Business to Consumer é o modelo mais comum do mercado. São as lojas que vendem diretamente para os consumidores, normalmente em poucos volumes e de forma massiva. Você deve conhecer várias marcas que trabalham assim.

B2B

O Business to Business tem como cliente final as outras empresas, ou seja, é o comércio entre marcas. O produto ou serviço pode ser diverso, e normalmente o ticket médio é maior, pois as empresas compram em grande volume. A logística desse negócio é mais complexa.

Vale ressaltar, não opte por um modelo de negócio sem um planejamento robusto. Para visualizar as suas ideias pela ótica de uma equipe especializada, a qual pode auxiliar no desenvolvimento de um modelo estruturado e eficaz, você pode contar com a AD&M Consultoria Empresarial. Fale conosco!