Os principais erros cometidos ao criar um plano de negócios

O plano de negócios é um verdadeiro guia para a sua empresa, principalmente no mercado instável que vivemos. Ele deve ser usado como ferramenta tanto para o jovem empreendedor que abre um negócio quanto para o empreendedor experiente que precisa manter o controle sobre a sua empresa.

Mas, claro, para aproveitar todas essas vantagens, o seu plano de negócios precisa ser construído sem erros. Por isso, siga este post e entenda a definição de um plano de negócios, a sua importância e uma lista com as principais falhas a serem evitadas. Boa leitura!

O que é o plano de negócios?

O Plano de Negócios pode ser definido como uma ferramenta de gestão ou instrumento de administração que retrata o cenário da empresa de forma detalhada. O plano permite um entendimento completo e mais claro das empresas sobre o setor no qual atuam, as suas próprias metas, estrutura e organização.

Essa ferramenta facilita a vida de todo gestor quando o tema é a tomada de decisão e a montagem de estratégias feitas com base. O plano de negócios é um verdadeiro guia do empreendedor na jornada da empresa, principalmente no seu início.

No plano, a marca deve falar sobre seus pontos fortes e fracos, seus clientes, fornecedores e concorrentes. Nele, o gestor poderá averiguar a viabilidade de certas ideias, tendo mais controle e planejamento sobre o próprio empreendimento. 

O plano precisa ser construído com muita análise externa e interna, além de ser composto por um sumário, uma análise de mercado, financeira, de Marketing, dos concorrentes, dos fornecedores, o registro da estrutura do negócio e mais.

Os principais erros cometidos em sua criação

Agora vamos prosseguir para os principais erros a evitar ao criar o seu plano de negócios:

  • Não ter um objetivo claro

As metas claras devem estar presentes no seu plano de negócios. É necessário definir claramente onde a empresa deseja chegar, com objetivos gerais e as pequenas metas que levam até eles, a curto, médio e longo prazo.

  • Criar planos que fogem da realidade

O seu plano precisa ser realista, pois ele também inclui previsões e metas, o que significa que o pessimismo pode atrapalhar a sua atitude perante oportunidades e o otimismo pode cansar a sua equipe e prejudicar a área financeira da empresa. 

Lembre-se que o plano de negócios é um documento feito com base em informações comprovadas. Trabalhe com projeções realistas, com base em muita pesquisa, segurança financeira e investimentos pés no chão.

  • Não fazer um planejamento financeiro

O planejamento financeiro é uma parte essencial do seu plano. Conte com especialistas financeiros para registrar essa área da sua empresa em papel. Descreva os seus investimentos, as questões burocráticas, os custos fixos e variáveis, o capital de giro e todas as informações que vão te guiar quando o assunto é a empresa.

  • Não levar a concorrência a sério

Os seus concorrentes devem ser estudados no seu plano de negócios porque eles são um exemplo tanto para erros quanto para acertos. Eles devem ser levados a sério, pois representam empresas que lidam com os seus clientes e que já deram passos anteriores aos seus. Use-os como base para te auxiliar na tomada de decisões da sua marca. 

  • Não conhecer seus clientes e público-alvo

É impossível descrever um negócio sem considerar aquilo pelo qual ele existe: os clientes. Conheça-os bem, só a partir deles é possível escrever 90% do seu plano de negócios. Seja cara a cara, a partir de pesquisas ou de plataformas digitais, o importante é guardar os dados para direcionar estratégias de Marketing, vendas, investimento, atendimento e mais. O seu público-alvo deve estar descrito no seu plano de negócios.

  • Não investir em atividades de marketing

Não há empresa em pé no mercado atual sem o Marketing, ele é a força da sua marca. Por meio dele – principalmente do Marketing Digital – o alcance de clientes é gigantesco, por todo o país ou até internacionalmente. Portanto, definir um investimento e uma boa estratégia de Marketing no seu plano de negócios é essencial para o sucesso da empresa e a eficiência do plano.

  • Não considerar os riscos que abrangem o negócio

Tenha os pés no chão e considere todos os riscos que a sua empresa pode correr. Você precisa estar preparado para lidar com futuras ocorrências, até porque o ágil mercado atual pede empresas que sejam capazes de se adaptar. Ter descrito possíveis riscos e planos de ação é um verdadeiro diferencial para a eficiência do seu negócio. Vale atualizar esse plano, incluindo experiências anteriores e novas análises.

São muitas informações para lembrar? Não se preocupe, nós te ajudamos! Siga os passos no nosso artigo sobre Como criar um Plano de Negócios.

O plano de negócios deve ser considerado uma atividade essencial para a sua empresa, pois são enormes os benefícios que ele traz para a gestão. É um passo muito importante para tomar sem ajuda de uma equipe especializada, e por isso a AD&M Consultoria oferece profissionais capacitados para a inserção correta da estratégia nas atividades da sua organização. 

Com a nossa equipe, você terá uma extensa análise e estudos sobre a sua empresa, e um Plano de Negócios completamente eficiente que irá te guiar em cada decisão. Fale conosco!