7 ferramentas de marketing importantes para pequenos negócios

Não há como negar que as ferramentas de marketing atendem a algumas funções muito importantes para as empresas. Elas ajudam a tornar a rotina do profissional completa, repleta de funcionalidades, muito mais eficiente, assertiva e lucrativa. São essenciais para que a corporação tenha força competitiva no mercado.

Por isso, construímos esse post com dicas de 7 ferramentas importantes para o seu negócio. Para usufruir de todos esses benefícios, continue a leitura e conheça os conceitos a seguir.

A importância de utilizar ferramentas de marketing

Boas ferramentas de marketing agregam muito à rotina dos profissionais que lidam diariamente com a construção de estratégias para o mercado digital. Não importa o porte da empresa, trabalhar com softwares que automatizam tarefas e melhoram os resultados é sempre essencial.

Por causa disso, a aplicação de ferramentas de marketing permite que as rotinas se acelerem na empresa, que um maior volume de dados seja extraído e armazenado, bem como uma organização maior do planejamento estratégico e de ações de campanha.

As ferramentas diminuem problemas causados por falhas humanas e aceleram os resultados – principalmente os digitais. Para aproveitar essas vantagens, continue a leitura e entenda exemplos 

7 ferramentas de marketing para sua empresa

Vamos te apresentar as 7 principais ferramentas de marketing para uma empresa. Confira a seguir:

  • Plano de marketing

Muitos empreendedores investem em um alto orçamento para o marketing, mas de nada vai valer o dinheiro se não houver um excelente planejamento do caminho a ser percorrido pela empresa. Você deve contar uma equipe para detalhar o plano, identificando oportunidades, ameaças, metas da empresa e outros detalhes. Esse documento será um guia.

  • CRM (Customer Relationship Management)

CRM (Customer Relationship Management ou Gestão do Relacionamento com o Cliente, em português) é uma abordagem que coloca o cliente como foco dos processos do negócio,

para então atendê-los de forma satisfatória.

Os softwares CRM facilitam a gestão de clientes e a análise de informações sobre eles. Esses dados devem ser utilizados para estimular vendas, facilitar a comunicação, a criação de promoções e mais.

  • Análise SWOT

A análise SWOT é um estudo das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças das estratégias de marketing da empresa. Essa ferramenta é extremamente importante e eficiente para que a empresa entenda qual caminho deve percorrer no mercado.

  • Benchmarking

Benchmarking é a análise estratégica das melhores práticas usadas por outras empresas, ou seja, pelos seus concorrentes. Benchmarking vem do termo “benchmark”, que significa “referência”, e, por ser uma ferramenta de análise e pesquisa, é também uma ferramenta de gestão que serve para que você otimize seus processos e aumente o lucro.

  • Segmentação de mercado

A segmentação de mercado, como o próprio nome sugere, consiste em dividir o mercado em segmentos de consumidores. Assim, você será capaz de entender melhor o seu público e otimizar a sua estratégia de marketing voltada para um tipo de cliente específico.

  • Promoções

As promoções são uma grande solução para aumentar as suas vendas e chamar a atenção dos clientes para o seu negócio. Elas criam oportunidades de lucro e de fidelização dos consumidores, por isso, são uma das ferramentas mais tradicionais do marketing.

  • Redes sociais 

As redes sociais são ferramentas extremamente fortes para os empreendedores. São capazes de alcançar um grande público por um valor muito abaixo do que cobra a mídia offline. Além disso, permitem criar conexão com os clientes, encantando, fidelizando e sustentando um relacionamento entre público e marca.

Gostou dessas ferramentas? Também indicamos as que vão te ajudar a ter um excelente controle financeiro! Conheça algumas e evite prejuízos.

Ferramentas específicas para o Marketing Digital

Agora vamos te direcionar para algumas ferramentas específicas que você deve usar na otimização das suas estratégias de Marketing Digital:

Google Analytics

O Google Analytics é a maior ferramenta de analytics do mercado, principalmente porque é disponibilizada pelo Google, o maior buscador e aquele que mais queremos agregar no objetivo de lançar o nosso site para o topo das buscas.

A ferramenta te entrega o que você precisa para entender os seus clientes, e se integra a redes sociais, sites, blogs e outras ferramentas do seu marketing, permitindo um monitoramento completo. O Google Analytics é indispensável para a sua estratégia.

Canva

As imagens são destaque no Marketing Digital – elas chamam a atenção do cliente, atraem o público, apresentam melhor o seu produto, conferem credibilidade para a sua marca, tornam a comunicação mais eficiente e memorável… São várias as vantagens. Por isso, na criação de uma boa identidade visual, recomendamos o Canvas.

Trello

Para que o seu Plano de Marketing esteja disponível para toda a equipe, o ideal é usar uma ferramenta de organização: o Trello. Nele, é possível coordenar tarefas, designar responsáveis, prazos, anexar documentos e muito mais… Com tudo bem registrado. É essencial para a organização de equipes que trabalham digitalmente.

As ferramentas de marketing são essenciais para o crescimento de pequenas empresas. No mercado atual, uma corporação que não conta com essa grande ajuda está dois passos atrás.

A AD&M Consultoria está disponível para te auxiliar na aplicação das ferramentas de marketing através dos nossos profissionais qualificados. Vamos te ajudar a otimizar processos, ter um maior controle das etapas e implementar melhorias. Entre em contato conosco!