Como criar um plano de marketing adaptável?

O seu plano de Marketing está preparado para qualquer cenário?

Um plano de Marketing é essencial para encantar e fidelizar clientes. Ele cria e nutre o relacionamento com o público e ajuda a empresa  a garantir oportunidades no mercado.

Mas, para construir o plano ideal, é preciso avaliar os riscos, pesquisar muito e otimizar o planejamento para se adaptar a diferentes situações. Afinal, não é possível criar um plano novo a cada mínima mudança empresarial. 

Então, se você tem dúvidas sobre como construir um plano de Marketing em momentos incertos, confira a seguir as nossas dicas!

A importância de um planejamento de marketing bem feito

As empresas precisam de estratégia e planejamento para conseguir se destacar no mercado. Agir sem planejar bem os passos pode gerar vulnerabilidade aos riscos, é preciso trabalhar com orientações para guiar os colaboradores.

Então, o plano de Marketing surge como uma resposta inteligente às necessidades da empresa para lidar com o mercado. Assim, a liderança não irá se basear no achismo, mas sim mostrar onde é desejado chegar e como atingir esse objetivo. 

O plano de Marketing também irá mostrar quais resultados são possíveis e podem ser esperados, evitando que altas expectativas desanimem o time, além de ajudar a proteger a empresa contra prejuízos e custos indevidos.

Por isso, vamos te explicar como investir em um planejamento de marketing estratégico e adaptável. 

Planejamento de marketing estratégico: 5 passos essenciais

O seu plano precisa ser construído a partir de um desenvolvimento adaptável para as situações de uma organização, e precisa permitir que o Marketing realizado seja personalizado para a sua marca. 

Então, confira agora 5 passos essenciais para um planejamento de marketing estratégico:

  • Desenvolver um plano de marketing por períodos

O ideal é desenvolver um plano de Marketing por momentos do ano no curto, médio e longo prazo. Dessa forma, é possível determinar objetivos gerais para o ano, e metas mensais que precisam ser alcançadas para chegar ao objetivo final.

A divisão pode ser em trimestres, semestres, meses… Dessa forma, o planejamento será mais flexível, se adaptando à sazonalidade da sua empresa e aos resultados anteriores, e podendo ser revisado periodicamente.

  • Conhecer o mercado de acordo com o seu nicho de atuação

Um bom plano de Marketing precisa ser baseado em dados. Por isso, antes de construir um, é necessário muita pesquisa sobre o mercado, a concorrência (benchmarking) e o próprio funcionamento interno da sua empresa.

Por isso, uma Pesquisa de Mercado é essencial. Saiba mais sobre essa importante ferramenta.

Além disso, as avaliações dos consumidores são importantes para entender no que a sua marca precisa investir. O ideal é validar ideias e adaptar a realidade da sua empresa. Dificilmente todas as ações dos concorrentes e necessidades do mercado serão totalmente boas ou sempre ruins.

  • Manter a constância e não abandonar o plano

O planejamento de Marketing não deve ser usado apenas para uma apresentação, ou como um guia lido uma vez para a equipe, pois é uma ferramenta importante que precisa ser revisitada periodicamente.

Os objetivos devem ser sempre comunicados ao time, reavaliados para verificar se ainda condizem com a realidade, e para verificar se as ações atuais são necessárias para alcançar as metas. Conte com indicadores e métricas para verificar o sucesso do seu plano.

Você conhece ferramentas de Marketing que podem te ajudar nessa jornada? Confira!

  • Entender que ele precisa ser flexível

O seu planejamento está em evolução. Ele não pode ser fixo, permanente, pois o mercado muda e a sua empresa muda também. É claro, ele deve ser embasado em muita pesquisa para que as metas da sua empresa não mudem semanalmente, mas é normal que planos evoluam em questão de meses.

A pandemia é um grande exemplo disso: todos os planejamentos empresariais precisaram se adaptar em 2020. E as corporações que conseguiram ser flexíveis, venceram uma crise gigante. O seu plano é um guia essencial, mas não é irrefutável. 

Você sabe identificar erros na sua estratégia de Marketing? Nós te ajudamos!

  • Investir em metas bem definidas

As suas metas devem ser SMART: específica, mensuráveis, atingíveis, relevantes e medidas por um tempo. Metas irrealistas, abstratas demais para os colaboradores, irrelevantes para a empresa e sem prazos podem tornar as suas estratégias irrealizáveis. 

Com a proposta SMART, você terá ajuda para escolher objetivos bem definidos e que façam sentido para o que é preciso na sua empresa. Depois, é só realizar reuniões periódicas para acompanhar a jornada até atingir as metas.

Se gostou das nossas dicas, vai adorar conhecer o que falamos sobre um plano de negócios. Saiba mais!

Sem um plano de Marketing, a sua empresa pode ficar perdida, sujeita às crises e vulnerável aos prejuízos. Através dos nossos profissionais qualificados, podemos te ajudar a implementar melhorias no seu plano, guiando a sua empresa em direção ao sucesso. Entre em contato conosco!