Como identificar erros em estratégias de Marketing?

Atualmente, o Marketing fala pelas empresas. Ele é a porta de entrada dos clientes em direção às marcas, é o que transmite a mensagem aos seus consumidores, e assim, fazer com que eles queiram comprar o seu produto, então não são permitidos erros nessa área, pois podem custar caro.

Para te ajudar a iniciar a jornada pelo Marketing ideal, hoje vamos falar sobre a identificação de falhas nas estratégias de comunicação. Boa leitura!

Entenda o que é o Marketing

O Marketing pode ser definido como a arte de criar e entregar valor por meio de um produto ou serviço para satisfazer os consumidores. O processo inclui o entendimento do produto, do próprio mercado e do público para que sejam elaboradas estratégias que atendam a essas necessidades. 

As estratégias devem encantar e fidelizar o cliente, gerando a própria compra do que é ofertado. Ou seja, trata-se do conjunto de ações para promover os componentes favoráveis do produto oferecido a fim de crescer o seu lucro. 

Resultados negativos ocasionados por erros na estratégia de Marketing

A própria definição do Marketing já traz a sua importância:

Atualmente, o Marketing está tão presente nas empresas e no dia a dia do público que também serve para trazer conexão entre a marca e o consumidor, criando um verdadeiro relacionamento de confiança. Ou seja, há consequências para erros nessa comunicação. Confira:

  • Baixa conversão de vendas ou baixa ação de compra do consumidor

A taxa de conversão baixa é um grande problema empresarial, e a solução pode estar em melhores estratégias de Marketing. Sem o Marketing adequado, as suas propagandas podem nem estar chegando ao público ou ele não está convencido do quão bom é o seu produto.

Alguns dos principais erros são: a falta de segmentação adequada, a definição errada da persona para a qual a sua publicidade é endereçada, páginas de site não otimizadas para os buscadores, ausência de um design UX ou responsivo, conteúdos ruins ou CTAs (Calls to Action) fracas.

  • Queda do engajamento na página

O CTA é uma forma de medir o engajamento, já que você irá notar a quantidade de cliques que o público faz no seu link. Se as chamadas não forem boas, os cliques serão baixos. O mesmo vale para os likes e comentários nas redes sociais, as leituras das suas Newsletters e outros indicadores.

  • Aumento na taxa de rejeição

A taxa de rejeição é o percentual de pessoas que saíram da sua página sem interação ou em pouco tempo. Ou seja, visitas que não deram bons resultados. Essa taxa pode ser verificada através do Google Analytics

5 motivos que podem fazer sua estratégia de Marketing não funcionar

Mas quais são os motivos para que essas falhas ou outros erros aconteçam? Saiba mais logo abaixo:

  1. Montar uma estratégia sem dados concretos – falar da pesquisa de mercado;

Toda estratégia de Marketing precisa ser bem baseada para funcionar. Jamais use achismos para construir o seu Marketing, pois ele vale dinheiro!

Então, utilize Pesquisas de Mercado, Pesquisas de Imagem e Satisfação, Pesquisas sobre os gostos e necessidades da sua Persona, o setor, os concorrentes, e todos os dados interessantes para que o seu Marketing tenha um bom guia. 

  1. Não priorizar o planejamento de marketing

O Marketing não se resume a posts avulsos no Instagram, pois desde as cores escolhidas para a sua marca, a Identidade Visual até a comunicação diária, tudo precisa de muito planejamento. 

Tenha uma equipe especializada para estruturar todo o plano da sua comunicação. Atualmente, as empresas pensam até mesmo na linguagem que utilizam para que seja personalizada para o cliente.

Estabeleça objetivos e metas a curto e longo prazo, determine o cronograma, faça o planejamento das ações de Marketing e estratégias com base nos seus consumidores e monitore sempre os resultados. 

Quer saber mais sobre planejamentos estratégicos para pequenos negócios? Leia aqui.

  1. Pular a análise de resultados através das métricas da plataforma

Depois que você filtrou os dados e fez o seu planejamento, colocando em prática as ações, é hora de mensurar a efetividade desse Marketing. Principalmente na era digital, tudo muda rapidamente, e uma estratégia que hoje funciona pode passar a não funcionar.

É crucial o acompanhamento dos indicadores para verificar se o que estava planejado de ganhos está sendo equivalente ao dinheiro investido. Se necessário, deve-se novamente corrigir os erros da estratégia. O bom é que a maioria das plataformas para campanhas de Marketing digitais, como o Google Ads, o Facebook Ads e o Instagram Insights, possuem a demonstração dos resultados automatizados.  

  1. Não promover conteúdo de valor

O seu Marketing não pode ser em torno de qualquer conteúdo. Os temas devem ser relevantes para os consumidores, para que eles se sintam atraídos pelas suas redes sociais e site, talvez para tirar uma dúvida, porque achou divertido os conteúdos ou outras boas motivações… 

Só dessa forma você ganhará a confiança do cliente e a autoridade na área. Assim, ele irá até o seu site para responder às questões que têm sobre o produto do setor, além de criar confiança na marca. Nesse momento, é bom ficar de olho também no que os concorrentes publicam e fazer parcerias com Influencers da área. 

Confira aqui algumas ações de Marketing muito importantes para pequenos negócios em 2022!

  1. Não usar adequadamente as redes sociais.

Na era do Marketing Digital, a divulgação do seu conteúdo é Omnichannel, ou seja, integrada entre vários canais pelos quais o cliente pode conhecer a sua empresa. Então, utilize bem as redes sociais a seu favor.

Entenda primeiramente quais redes sociais são importantes para o seu público. Os jovens, por exemplo, estão bastante presentes no Tik Tok, mas talvez o público da Economia Prateada prefira o e-mail. 

É necessário fazer uma boa pesquisa para receber essa resposta e manter as redes bem ativas, com conteúdos que de fato importam para os clientes, e com uma linguagem personalizada para eles.

O planejamento e os dados são a base para a sua estratégia de Marketing bem-sucedida, enquanto o próprio Marketing é a base para as suas vendas. Aproveite bem essa ferramenta, já que ela te fará alcançar público em todo o Brasil e até internacionalmente com um baixo custo.

E, se ainda tem dúvidas ou precisa de ajuda especializada para montar essas estratégias sem erros, conte com a AD&M Consultoria. Nós podemos aumentar o seu lucro, a sua autoridade no setor e a confiança dos clientes na sua marca. A nossa equipe irá te ajudar na implementação de uma análise de dados completa, de um planejamento eficiente e da própria prática do melhor Marketing. Fale conosco!