Como identificar erros no Plano de negócios da sua empresa?

Se você quer montar uma empresa de sucesso, que seja assertiva, forte e séria no mercado, o primeiro passo é montar o seu plano de negócios. 

O mercado não permite que empreendedores despreparados alcancem um alto patamar, então você deve estruturar ao máximo a sua empresa para lidar com as variáveis, e o plano de negócios será o seu guia. Para saber como construir um plano isento de falhas, siga a leitura!

Conheça os benefícios do plano de negócios

O plano de negócios é um verdadeiro instrumento de trabalho que irá relatar o cenário da empresa, a sua estrutura, organização, hierarquia entre colaboradores, metas, investimentos e mais.

O plano traz a possibilidade de compreender como a empresa está e como ela irá chegar ao objetivo, registrando os seus resultados e toda a análise do cenário do mercado onde está inserido.

De acordo com os pesquisadores Pedro Santos e Francisco Pinheiro, o plano de negócios possibilita uma organização de ideias, um planejamento detalhado, reduzindo riscos de fracasso ou de grandes prejuízos antes de qualquer decisão importante para a empresa. É o guia para qualquer gestor.

Por isso, a criação desse plano é uma fase essencial, que deve estar integrada a todos os departamentos da corporação para que ela obtenha sucesso. Conte com as nossas dicas a seguir para construir um plano de negócios sem falhas.

Está em dúvida sobre se já deveria ou não ter o seu plano de negócios? Confira aqui o momento certo para criar o seu plano de negócios.

Como criar um plano de negócios?

Vamos agora às dicas práticas para criar o plano de negócios ideal para a sua marca:

  • Criar um sumário executivo

O Sumário Executivo é uma parte essencial do seu plano, trata-se de um resumo escrito sobre a empresa, qual sua missão, localização, situação financeira e jurídica e mais.

  • Realizar uma pesquisa de mercado

O seu Plano de Negócios deve ter uma análise de mercado, com um estudo sobre o setor, a economia e os clientes. 

  • Analisar a concorrência e fornecedores

Você também deve analisar a concorrência e os fornecedores para que a pesquisa seja de fato assertiva.

  • Criar um plano de marketing

Agora é o momento de, com base nos dados, criar o seu plano de marketing, que deve delinear as suas estratégias de venda online e offline. 

  • Criar um plano financeiro e operacional

Nessa parte do relato, é hora de registrar os investimentos, custos fixos e variáveis, capital de giro, metas financeiras, receitas e mais. O essencial é contar com uma equipe especializada.

Quer mais detalhes para concluir na prática o seu plano? Confira o nosso artigo: Como criar um Plano de Negócios?

Como identificar erros no plano de negócios da sua empresa?

Agora vamos ao tema principal do nosso artigo: siga os tópicos a seguir para evitar erros no seu plano de negócios.

Cuidado com o  fluxo de caixa

O fluxo de caixa deve ser parte do seu plano de negócios, registrado constantemente por meio de planilhas offline ou online, de preferência de forma automatizada. Esse é um importante meio de controle financeiro, e é essencial para que as metas e resultados registrados no seu plano sejam assertivos.

Seja objetivo, claro e realista

O seu plano de negócios deve ser facilmente entendido por todos os colaboradores, por isso ele deve ser registrado com informações específicas, através de pesquisas assertivas, com uma escrita clara e realista.

Defina a função de cada funcionário

No seu planejamento financeiro registrado no plano de negócios, devem constar as funções dos trabalhadores, mesmo que eles ainda não tenham sido contratados. Esse registro é essencial para que exista um bom controle financeiro.

Estude a sua concorrência

É preciso que o seu plano de negócios te entregue uma visão muito clara sobre a concorrência, a inovação presente no mercado, os diferenciais do seu produto, as vantagens competitivas, se há substitutos para ele e mais… Todas essas informações só podem ser obtidas através de um estudo detalhado do setor. Jamais faça um plano de negócios sem a análise da concorrência.

Planeje os seus riscos

Acredite: os riscos não precisam te pegar de guarda abaixada. Eles podem ser previstos, e devem ser montados planejamentos para lidar com todas as possibilidades, evitando que contratempos gerem perdas de dinheiro.

Tenha grande conhecimento sobre o seu negócio 

Utilize softwares como os sistemas ERP (sistema integrado de gestão empresarial) para reunir dados sobre o seu negócio, só assim será possível reter informações claras. Os dados devem ser automatizados para que sejam assertivos e não induzam ao erro. 

Ao escrever um planejamento detalhado e sólido, você vai conseguir estipular o andamento do seu negócio nos próximos anos, auxiliando e muito na sua tomada de decisões diária. Se quiser saber mais detalhes sobre esses erros, confira aqui o nosso artigo sobre as falhas mais comuns.

E, claro, você deve contar com ajuda especializada nessa hora tão importante para a sua empresa. A AD&M Consultoria estará sempre disponível para te ajudar nessa jornada. As nossas equipes são capacitadas para otimizar os seus resultados!