Planejamento estratégico para 2023: O que ficar atento

O ano de 2022 está quase no fim e existem diversas mudanças chegando no universo das empresas. É preciso prestar muita atenção nas atualizações que o mercado pede a você para guiar o seu planejamento estratégico para 2023. Por isso, viemos trazer as tendências de mercado futuras. 

Se você quer se destacar entre os seus concorrentes, siga a leitura, confira as nossas dicas e comece já a planejar estratégias para garantir a satisfação dos clientes. Veja mais a seguir.

A importância do planejamento antecipado

A verdade é que, quanto antes você iniciar o seu planejamento futuro, melhor para a sua empresa! Não há como começar 2023 sem construir um bom guia para a sua corporação. Essa tarefa é do Departamento dos Recursos Humanos, da liderança e de todos os colaboradores interessados.

O planejamento é indispensável, e serve para alinhar ações e expectativas para o próximo ano. Esse realinhamento deve necessariamente ser feito no mínimo anualmente, principalmente porque o mercado muda o tempo todo, muito rapidamente, e precisamos nos adaptar a todo momento.

O planejamento é uma das estratégias mais importantes para determinar objetivos e metas, direcionar a organização para os resultados desejados, e nortear a equipe. O plano de ações traz uma tranquilidade maior para o time de que todos os cenários estão sendo analisados e a organização está sempre se atualizando e otimizando.

Ações de mercado que auxiliarão na estratégia de 2023

Quais ações você deve considerar como referências para o planejamento estratégico de 2023?

É claro, o mercado se atualiza muito rápido, mas algumas movimentações permanecem ou evoluem, e é necessário captá-las para manter a competitividade, sanar as necessidades dos clientes e crescer. Então, recomendamos que você alie o estudo dessas tendências a uma Pesquisa de Mercado.

São exemplos das ações que estão em alta:

Construção e fortalecimento de comunidades

Uma das principais tendências de Marketing para o futuro é a construção e fortalecimento da conexão com os clientes e com as comunidades. Isso ocorre por meio de parcerias, embaixadores, valores compartilhados entre marca e público, conteúdos ricos, planos de fidelização e outras ações.

Priorize o relacionamento de longo prazo entre influenciador e marca

Construir relacionamentos duradouros com influenciadores é uma tendência que crescerá no próximo ano. Eles representam a sua ausência, humanizam a sua marca, otimizam o Marketing e geram envolvimento e interação no meio digital.

E não estamos falando apenas dos influenciadores que são celebridades, mas mesmo dos pequenos influenciadores que geram conexões importantes com o seu público. Eles são autênticos, acessíveis e mais naturais na forma de fazer propaganda.

Tenha propósitos claros

Os propósitos claros de uma marca fazem com que o público se identifique e se aproxime. Valores como o cuidado com o meio ambiente são muito bem vistos pelo público, principalmente pelas novas gerações.

O Marketing precisa ser inclusivo 

Entre os propósitos mais valorizados, estão o Marketing Inclusivo, que abraça a diversidade de gênero, cor da pele, diferentes origens, histórias e mais. Os consumidores se sentem acolhidos e representados por marcas inclusivas.

Experimente a colaboração baseada em alimentos

As colaborações entre marcas de alimentos são uma grande tendência, de altíssimo impacto. As chamadas collabs gastronômicas trazem mais reconhecimento para as marcas, além de vincularem os produtos, abarcando uma grande quantidade de clientes.

Publicidade gamificada

O marketing de gamificação utiliza características de games para atrair e fidelizar clientes, e tem sido usado por grandes empresas ao redor do mundo. Ele gera experiências divertidas, um design inovador e interativo, atividades que constroem engajamento, com prêmios e mais. 

Experiência híbrida

Personalize a jornada híbrida que o seu cliente terá na empresa, estando presente nas diversas redes sociais e meios de comunicação, com um Marketing conectado, inclusivo, acessível e inovador. 

Transmissões e conteúdo ao vivo

A interação em tempo real permite maior ligação entre marca e cliente, sanando o imediatismo, aumentando o alcance e o engajamento. A interação é muito maior, e também é mais fácil prender a atenção do cliente. É um Marketing de enorme potencial futuro.  

Ficar a par das tendências e investir nelas pode ser a diferença entre uma empresa de sucesso e o fracasso. 

Conheça as metas da sua empresa!

É claro, antes de se adequar às tendências, é preciso delimitar quais realmente são essenciais para o seu negócio. Para isso, é imprescindível conhecer as metas da empresa e só então partir para o planejamento estratégico. As metas podem ser de, por exemplo:

  • Produtividade;
  • Crescimento;
  • Novas contratações;
  • Mudanças e otimizações;
  • Mais vendas;

Executar de forma estratégica as previsões em alta para 2023 e significa garantir o desenvolvimento da empresa e caminhar para o seu sucesso no mercado.

Conte com apoio especializado para começar o ano bem! A nossa equipe está disponível para te ajudar a construir o melhor planejamento estratégico, inteiramente personalizado e pronto para suprir o que a sua empresa precisa. Fale conosco e garanta ótimos resultados!