Etapas para realização de um Plano de Negócios

Um plano de negócios é um documento que descreve a estrutura da empresa, as suas estratégias, o cenário no qual ela está inserida, como anda o mercado e mais. É um verdadeiro guia para o sucesso, já que seus dados auxiliam na tomada de decisões diária dos gestores.

Se você planeja abrir uma empresa ou iniciar um novo processo na sua corporação atual, não deve dar esse passo sem um plano de negócios. Então, siga a leitura e entenda o que você precisa para implementá-lo!

O que é o Plano de Negócios?

O Plano de Negócios é um documento sistematizado, feito com base no registro de informações coletadas sobre a empresa e o mercado. O plano descreve também as metas a alcançar, as estratégias adotadas, as características dos clientes e dos fornecedores, o uso dos recursos e mais. 

A partir do plano, é possível entregar aos colaboradores informações sólidas sobre o planejamento empresarial, bem como ajudar os gestores a se basear em dados assertivos antes de qualquer decisão importante. O documento pode ser usado até mesmo para servir de apresentação ao solicitar um empréstimo comercial.

Agora que você já sabe o que é o plano, tem interesse de entender qual é o momento certo para investir em um? Leia mais sobre isso e tire as suas dúvidas com o nosso artigo

Confira as etapas de um plano de negócios

Agora vamos às etapas para a realização de um plano de negócios. Confira:

Determine sua missão, visão e valores 

Antes de começar o registro dos dados da sua empresa, você deve ter bem definida a identidade organizacional dela a partir da sua missão, visão e valores.

  • A missão é uma afirmação do propósito e do motivo da existência da empresa, a sua finalidade.
  • A visão é a representação de onde a empresa quer chegar, o seu objetivo principal.
  • Os valores são os princípios inegociáveis da organização.

Nessa etapa, você deve refletir os diferenciais da empresa, os aspectos que a tornam única. Essa definição deve estar disponível para todos os colaboradores e será um bom guia.

Faça uma análise SWOT

O Plano de Negócio é essencial para o início de novos projetos, por isso ele deve ser assertivo e guiar grandes mudanças no negócio. Antes de seguir com o seu plano, você deve fazer uma análise das Forças, Fraquezas, Ameaças e Oportunidades para o negócio – é a chamada Análise SWOT.

A análise deve ter um levantamento de riscos, identificação de possíveis cenários, um cronograma de implementações necessárias para o resultado final e toda a preparação prática para a estruturação do projeto.

Faça uma análise de mercado

A pesquisa de mercado está interligada à Análise SWOT, trata-se de um estudo para entender se é viável ou não a implementação dessa novidade no setor. Analise tópicos como:

  • Os concorrentes (pesquisa de benchmarking);
  • O segmento do mercado no qual a empresa deve atuar;
  • Quais são as tendências do mercado;
  • Como anda a economia:

E mais. Registre tudo o que for necessário para que a sua empresa atue com assertividade.

Descreva seu cliente ideal

A Buyer Persona, ou o seu cliente ideal, é o motivo pelo qual a sua empresa existe – o objetivo principal é satisfazer as necessidades do consumidor, encantá-lo e fidelizá-lo, por isso você deve conhecê-lo muito bem.

Você irá fazer uma representação fictícia de quem é o seu cliente ideal, com nome, hobbies, necessidades, localização geográfica, situação econômica, idade e mais. Quanto mais detalhes houver para essa personificação, mais fácil será tornar as suas estratégias mais assertivas e capazes de alcançar o público.

Identifique um problema e qual solução investir

Qual é o problema que a sua empresa pretende resolver? Essa é uma necessidade real do seu público? A sua solução é de fato diferenciada? Faça uma boa análise do seu produto ou serviço, otimize-o para que ele de fato ofereça bons diferenciais e atenda às dores do cliente. Descreva no plano de negócios o problema, a solução e a descrição do seu projeto.

Faça um plano financeiro

É necessário ter registrado um bom plano financeiro, com a descrição de todos os custos, variáveis ou fixos, projeções financeiras, investimentos, fluxo de caixa e mais. Esse registro será uma boa base para reduzir riscos de investimentos desmedidos ou de lançar um projeto em meio à inviabilidade.

Gostou das etapas para implementar o seu plano de negócios? Tem mais de onde essas dicas vieram! Confira aqui.

Como identificar erros em um plano de negócios?

As etapas que citamos acima são essenciais para um plano e trazem imensos benefícios para qualquer negócio. Para que esse plano seja efetivo, há erros que não podem ser cometidos. O ideal é se manter analisando o plano juntamente com a equipe de forma periódica, garantindo que ele está atualizado, permanece fiel à realidade e inovador.

Quer saber com detalhes como identificar erros no Plano de negócios da sua empresa? Confira o nosso artigo sobre o tema.

O plano de negócios irá te permitir conhecer o mercado, entender a sua empresa de forma exata e acompanhar os resultados e expectativas, traçando melhores estratégias para alcançar os objetivos propostos. 

Se você é um gestor que sente a necessidade de investir nesse método, conte com a Consultoria AD&M. Temos equipes especializadas que te ajudarão a alcançar ótimos resultados!