Sinais de que o seu negócio precisa de um Estudo de Viabilidade

Alguns projetos seus não deram certo ou geraram prejuízo? Os seus investimentos não ocorreram como esperado? Para se preparar bem e evitar dores de cabeça, você precisa de um estudo de viabilidade.

Saiba como identificar os sinais de que essa ferramenta é a solução para o seu problema!

O que é e qual a importância do estudo de viabilidade?

O estudo de viabilidade é a alternativa ideal para que a gestão do seu projeto consiga entender se ele é realizável ou não, evitando o gasto de dinheiro em um produto, serviço ou empresa que não gere lucro. 

O estudo visa mostrar os resultados teóricos antes que você realmente comece o projeto, para entender se ele irá funcionar e se há probabilidade de conseguir os resultados planejados.

Ele é essencial, pois todo empreendedor deve entender se há como garantir as circunstâncias necessárias para que o projeto dê certo antes de realmente dedicar dinheiro e recursos humanos. O estudo irá antever esse êxito ou fracasso.

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Para saber quando implementar o estudo de viabilidade na realidade do seu negócio, continue a leitura e entenda os sinais!

6 sinais de que você precisa de um estudo de viabilidade

Confira as seis indicações de que você precisa de ajuda para viabilizar a empresa e as suas atividades:

Sentir que ocorre um desperdício dos recursos

O mau uso de recursos pode ser um perigo para a estabilidade do negócio, principalmente se ele está iniciando as atividades. Se você nota que está tendo prejuízos nessa esfera, deve investir em um estudo de viabilidade da continuidade do projeto.

Com base na análise do estudo, poderá planejar o uso dos recursos para que eles sejam suficientes para o seu projeto.

Ter dificuldade em aplicar a melhoria contínua 

O Ciclo PDCA deve ser usado na sua empresa como uma estratégia de melhoria contínua. Trata-se de: planejar, fazer, checar e agir para corrigir ou melhorar. O ciclo serve para que a empresa consiga se desenvolver de forma constante.

Se você enfrenta dificuldades em alguma dessas etapas, é um sinal de que deve procurar entender o que é preciso para viabilizar a evolução do negócio.

Ter processos mal estruturados e com situações de retrabalho

Se os processos internos estão mal estruturados, há perda de qualidade, mais retrabalho e erros. Afinal, não basta ter uma boa ideia, é necessário saber implementá-la para que os bons resultados cheguem.

Opte por aplicar um estudo de viabilidade para saber como agir e evitar que os processos mal organizados afetem o desempenho de todo o negócio.

Sentir desperdício de tempo

Se a sua ideia nunca avança, o ideal é entender como viabilizar o seu negócio. Sem entender como se planejar, você irá se deparar com diversas barreiras desnecessárias ao desenvolvimento do projeto.

Com o estudo de viabilidade, será possível corrigir problemas, revisar estruturas, encontrar falhas, preparar a empresa para diversos cenários e evitar frustrações.

Ter dificuldade na retenção de clientes, parceiros ou colaboradores

Tem dificuldades na hora de lidar com clientes, parceiros e colaboradores? O sistema da sua empresa deve funcionar em todos os níveis, principalmente com esses elementos tão essenciais para que o negócio funcione.

O estudo de viabilidade vai te mostrar como agradar na entrega do produto, como agregar valor para os parceiros e como reter talentos na empresa.

Você sabe quem é o público da sua empresa? Defina o seu nicho de mercado para investir em um marketing assertivo.

Obter baixo índice de NPS

Quando o índice Net Promoter Score está abaixo da média, significa que a satisfação e fidelização dos clientes está prejudicada. 

O NPS tem uma premissa simples: ele faz a seguinte pergunta aos clientes: “de 0 a 10, qual a chance de você recomendar a nossa empresa para um amigo?”. As classificações são:

Promotores: nota 9 ou 10

Neutros: nota 7 ou 8

Detratores: notas de 0 a 6

Quanto maior for o número de promotores, mais a sua marca faz sucesso no mercado, satisfaz os clientes e é indicada ao público por outros consumidores. Se esse número está baixo, é um sinal de que você precisa entender como viabilizar o aumento do NPS.

Se você deseja abrir um negócio, deve investir no estudo de viabilidade desde o princípio, evitando erros que podem prejudicar os seus resultados. Confira: Como abrir um novo negócio: Estudo de viabilidade.

Invista no estudo de viabilidade desde o momento da abertura da empresa e permaneça de forma contínua! Cada produto, serviço, novo projeto ou mudança deve ocorrer a partir de um estudo de viabilidade para evitar prejuízos e caminhar para o lucro.

Se você já tem uma empresa, a AD&M possui a solução ideal para o seu caso: a consultoria da marca. Os nossos profissionais qualificados irão estudar a viabilidade dos seus projetos, indicando quais são as etapas essenciais para otimizar e gerar lucros. 

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