3 formas de aplicar o funil de vendas na sua empresa

Você quer gerar uma experiência única para os seus clientes? Então precisa saber como aplicar o funil de vendas!

A ferramenta é um dos grandes diferenciais na hora de  entender a jornada do cliente e desenvolver processos que gerem experiências de valor para o seu público.

Continue a leitura para saber mais sobre essa ferramenta, entender as suas etapas e a sua implementação. 

O que é o funil de vendas?

Você sabe qual é a definição do funil de vendas?

O funil de vendas também é conhecido como pipeline, e representa todo o processo de venda, desde o momento da captação do cliente até a conversão. O funil engloba a jornada do consumidor na empresa.

A ferramenta é um modelo estratégico formado por várias etapas e gatilhos que apoiam o caminho do público-alvo até a compra. O funil fala sobre a estrutura da venda, as oportunidades, as abordagens e outros detalhes. 

As suas etapas aliam o Marketing, o atendimento e a equipe comercial. São três: o topo, o meio e o fim do funil.

Evite erros na sua estratégia de Marketing! Confira as dicas.

Com uma ferramenta tão eficiente, não há como ficar de fora. Ela significa maior força competitiva para a sua empresa, que vai alcançar, encantar e fidelizar clientes com facilidade. 

Não perca a oportunidade! Basta continuar a leitura para saber como funcionam essas etapas e como implementá-las!

Topo, meio e fim de funil

Vamos te apresentar as etapas do funil de vendas! Confira:

Topo de funil (aprendizado e descoberta)

O topo do funil é a fase de aprendizado ou descoberta porque é o momento no qual o cliente não está buscando um produto específico – ele ainda não percebeu as dores do próprio problema.

Ao conhecer o seu produto/serviço pela primeira vez, ele vai perceber que precisa da solução que você vende. Para ele, é a hora de começar a estudar essa solução. 

Nesse momento, a empresa precisa se colocar como especialista, compartilhando conteúdos ricos, de fácil acesso, claros e objetivos, como: memes nas redes sociais da marca, vídeos testando o produto, infográficos, e-books, newsletters e mais.

O objetivo é educar o cliente em potencial para convertê-lo em lead.

Meio de funil (consideração de solução, reconhecimento de problema)

O meio do funil é a fase de identificação do problema. Agora o público-alvo já sabe que tem um problema e quer encontrar a solução. A marca deve publicar conteúdos relevantes, como dicas, serviços úteis, quebra de objeções, cheklists, whitepaper, planos de estudo e mais. 

O lead vai considerar várias soluções, mas você deve conquistar a confiança dele, ajudá-lo a sanar as suas dúvidas e construir uma boa relação com a empresa.

Fim de funil (decisão de compra)

No fundo do funil, os leads passaram por todo o processo anterior e estão prontos para conversar com a equipe de vendas. O cliente aceitou que a sua empresa pode resolver o problema que ele tem. 

É hora de guiar o cliente até que ele feche a compra. Prove o valor da sua empresa, faça uma proposta atrativa, utilize gatilhos mentais, mostre as qualidades do produto e prove a eficiência dele ao solucionar o problema do cliente.

Você pode promover avaliação gratuita, catálogo de produtos/serviços, cupons de oferta, promoções, frete gratuito e mais.

É importante lembrar de uma quarta etapa essencial: a pós-venda. O trabalho não acaba depois da venda! Fidelize o seu cliente a partir de um bom suporte, esclarecimento de dúvidas, entrega rápida, um Programa de Fidelização e outras ações.

Seguir essas etapas garante diversos benefícios, como o aumento da produtividade, a melhor relação com o cliente, o crescimento das vendas, a facilidade na hora de prever resultados e mais.

A sua estratégia está preparada para o ano? Confira as nossas dicas!

Vamos para a parte prática! 

Conheça formas de aplicar o funil de vendas com base em uma estratégia de Marketing:

Alinhe a jornada do cliente com o processo de vendas da sua empresa

O processo de vendas deve corresponder ao melhor caminho que o seu cliente deve fazer na empresa, sempre impulsionando a máxima satisfação e encanto para a fidelização.

Desenvolva um plano com as principais etapas e ações que devem ser realizadas

Você deve contar com a equipe para que todas as etapas sejam planejadas e aplicadas de forma eficiente.

Treine os colaboradores sobre as fases do funil e o novo processo de vendas

Capacite a equipe no funil de vendas e nas mudanças que serão feitas, afinal, os seus colaboradores são a porta da sua empresa no primeiro contato com os clientes.

Execute o plano de ação de marketing em um período de até 3 dias

É importante implementar essas etapas dentro desse período para garantir a eficiência e partir para o monitoramento.

Acompanhe os resultados e verifique se está próximo de alcançar as metas estipuladas

Depois, basta analisar os resultados e corrigir erros. 

Aplique ações de melhorias para melhorar o funil de vendas e bater seus objetivos

É normal que falhas aconteçam, mas você deve sempre otimizar esse ciclo para atingir metas e garantir a satisfação do consumidor.

A melhora e o estudo desses processos vão guiar as vendas da sua empresa. Para que esse fluxo aconteça e garanta resultados de alto impacto, conte com profissionais capacitados!

A AD&M Consultoria garante a implementação do funil de vendas ideal para a sua empresa. Fale conosco!