A importância da análise SWOT no planejamento estratégico para marketing

Você quer evitar que crises como a pandemia encontrem a sua empresa despreparada? A Análise SWOT é fundamental para garantir que o negócio esteja pronto para todas as situações, evitando muitas dores de cabeça e prejuízos. 

Além disso, antes de criar qualquer estratégia para uma empresa, é necessário conhecer bem o terreno, ou o seu planejamento pode não ser o ideal – e pode não gerar bons resultados.

Por isso, hoje falaremos sobre esta ferramenta e a sua função de te ajudar a entender completamente o seu negócio. Saiba a seguir como aplicar a Análise SWOT!

O que é a análise SWOT?

Para que a empresa consiga realizar os seus objetivos, é preciso conhecer o ambiente em que está inserida: e é por isso que você precisa da Análise SWOT. 

SWOT é a sigla para Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats. No Brasil, ela é também conhecida como FOFA, por causa da sua tradução (Força, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças).

Essa é uma ferramenta de gestão estratégica e planejamento usada para analisar cenários e criar planos de ação para diferentes situações, considerando os processos corporativos, o mercado, os seus concorrentes, público-alvo e mais. 

A SWOT permite uma análise interna e externa de forma sistemática, focando justamente o que menciona a sua sigla: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que a empresa encontra.

Além de olhar para o seu próprio funcionamento, a empresa deve observar o cenário externo e encontrar os fatores que fogem do seu controle, mas impactam o seu negócio – e para os quais precisa se preparar. 

Afinal, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 7 em cada 10 negócios acabam por diminuir os serviços frente a imprevistos, lidando com prejuízos!

Para te ajudar a aproveitar o melhor da Análise SWOT, a AD&M preparou esse conteúdo especial para você. Garanta uma análise eficiente do cenário do seu negócio! 

As etapas da análise SWOT

Para aplicar a Análise SWOT, é preciso conhecer as suas etapas. Elas são:

Forças

Na análise das forças da empresa, é preciso fazer um estudo interno, de todos os diferenciais, destaques, tudo o que agrega valores, as qualidades positivas e vantagens competitivas da marca.

Entenda no que a sua empresa é boa, quais os seus melhores recursos, quais valores levam o cliente a escolher o seu produto e como eles se engajam.

Fraquezas

É hora de analisar o cenário interno e apontar os fatores prejudiciais ao seu negócio, observando se a mão de obra é capacitada, os treinamentos são eficientes, o que a concorrência faz melhor, como anda a satisfação dos clientes, quais os gargalos e erros.

Você deve planejar estrategicamente a forma de minimizar o impacto desses pontos fracos.

Oportunidades

Agora é a hora de partir para análise dos fatores externos e das oportunidades que podem ser importantes para a sua empresa, como inovações no mercado, a abertura de novos pontos comerciais, a descoberta de novos nichos, melhores fornecedores, novas tecnologias e mais.

Ameaças

As ameaças são justamente os fatores que fogem ao controle da empresa, e podem ser prejudiciais caso o negócio não se prepare. São desvantagens competitivas, riscos, novos concorrentes, impostos, regulamentos e outros problemas.

Conheça outras 7 ferramentas essenciais para o seu negócio!

Por que é importante inserir a análise SWOT no planejamento estratégico de uma empresa?

É essencial inserir a análise SWOT no planejamento estratégico da sua empresa, já que ela vai te ajudar a identificar fatores que não estão sob o seu controle. Com a devida preparação, o seu negócio irá crescer sem obstáculos.

A ferramenta vai deixar a sua empresa alerta para as ameaças, além de facilitar a correção de fraquezas, potencializar forças e ajudar a encontrar oportunidades. Diante dos dados encontrados com a Análise SWOT, fica mais fácil definir estratégias e ações específicas.

A Análise SWOT vai te apoiar na criação de um ambiente de trabalho mais vantajoso para que a equipe possa se desenvolver de modo eficiente e saudável. Ela também deve ser usada antes de desenvolver um produto ou novo serviço, já que irá analisar o lançamento.

É uma ferramenta flexível, adaptável, que entrega um entendimento completo e integrado com a equipe.

A AD&M é especialista na aplicação da Análise SWOT. A nossa equipe especializada te ajudará a analisar cada um dos pontos, tirando o melhor de todas as informações e criando estratégias assertivas para a sua empresa.

Conte com os nossos especialistas e se surpreenda com os resultados!