Para franquear um negócio de sucesso, é preciso contar com a análise de franqueabilidade. Ela é o estudo que vai garantir que você tenha as condições estruturais e financeiras necessárias para que essa ampliação seja viável. 

Quer entender o que é análise de franqueabilidade, como ela é feita e como ela pode te ajudar a otimizar o seu negócio? Continue a leitura!

O que é a análise de franqueabilidade?

A análise de franqueabilidade avalia a empresa para determinar se o seu modelo de negócios é adequado para virar uma franquia e quais passos ela deve seguir para que essa viabilidade seja real.

O processo de avaliação verá se o negócio pode ser expandido por meio do sistema de franquias, quais são os aspectos-chave da marca e qual parte precisa ser replicada e operada com sucesso por franqueados.

A análise é essencial para que o negócio tenha uma base sólida e eficiente para ser replicada e operada por outros gestores em outras regiões. Então, se você deseja expandir o seu negócio através do modelo de Franchising, precisa da análise de franqueabilidade.

A verdade é que franquear uma empresa é um desafio que não pode ser cumprido sem analisar aspectos estruturais essenciais para o sucesso da empresa, e pode ser que a análise de franqueabilidade dê (ou não) o sinal verde para essa expansão.

O importante é lembrar que, sem esse estudo para que a melhor padronização seja feita, você pode ter sérios prejuízos e investir em franquias de forma errada. Então, para não perder tempo e dinheiro, continue a leitura e saiba mais sobre a análise!

Benefícios de investir na análise de franqueabilidade: quais problemas ela pode evitar?

Há muito mais motivos para investir na sua análise de franqueabilidade, pois ela de fato evita muitos problemas para qualquer gestor. São exemplos:

Problemas de comunicação com time de franqueados

Só é possível obter a padronização do franchising através de uma comunicação de qualidade entre equipes e gestores. Para isso, eles precisam estar em uniformidade quanto aos canais utilizados (alguns meios tecnológicos que podem não ser familiares a todos, por exemplo).

A comunicação deve ser organizada, clara, objetiva, simples e com regras claras para que todos entendam. 

Ausência de criatividade nas atividades de Marketing

O marketing é uma chave do sucesso independente do modelo de negócio, e ainda mais para os empreendimentos franqueados que estão nascendo. Devem ser montadas estratégias específicas, com um planejamento bem pensado.

Já que as franquias se segmentam, o marketing deve ser unificado para a marca, mas não necessariamente para os estabelecimentos. A comunicação deve estar em constante expansão, sempre pensado nos diversos cenários. 

É importante lembrar que não se deve permanecer na mesma estratégia que tinha antes de franquear, mas sim repensar as estratégias.

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Incapacidade de gerir projetos

As franquias são um modelo único, com suas próprias regras, e para serem geridas precisam de muito estudo. Uma decisão de um franqueador afeta outros gestores e colaboradores, e essas responsabilidades estão sempre crescendo.

Então, a gestão precisa ser ainda mais cuidadosa e preparada. A liderança deve pensar nos contextos das suas franquias localizadas nos mais variados lugares, com diferentes públicos e características.

O que é observado no processo da análise de franqueabilidade?

São inúmeros os pontos negativos que a análise de franqueabilidade vai te ajudar a evitar! Então, entenda mais sobre quais são as suas práticas, o que é observado durante o seu processo de realização e como é possível investir nesse estudo:

Análise financeira

O plano financeiro vai fazer a análise e o controle dos recursos financeiros das franquias, acompanhando os seus resultados.

É feita uma análise dos softwares financeiros usados no mercado, para encontrar o que melhor se adequa à realidade do cliente, entendendo qual é o software, quais as suas características, preços, benefícios para franqueador e franqueado, objeções e argumentos. 

Depois, é montado um plano de acompanhamento para definir métricas de monitoramento do desempenho financeiro das franquias, como o faturamento, ticket médio, lucro e outros. 

Esses indicadores devem ser organizados ao lado de sua meta, fórmula, responsável pela análise e mensuração, periodicidade e outras informações. 

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Análise CCP

A Análise CCP serve para entender o diferencial da empresa dentro do setor em que ela está inserida a partir do estudo dos seus concorrentes, dos seus clientes, diferenciais e propostas de valor.

Deve-se fazer a análise dos concorrentes através de alguns métodos para coleta de dados, como o benchmarking, que é feito através da elaboração de perguntas-base para coleta de informações essenciais de empresas concorrentes.

Também é preciso fazer uma investigação digital, com a exploração dos meios digitais em que os concorrentes estão inseridos, como redes sociais e sites. É importante analisar métricas de engajamento e do tipo de conteúdo abordado.

Entenda as boas práticas que podem ser adotadas pela sua empresa e os pontos de atenção que podem ser evitados.

Também faça um estudo dos clientes, a sua motivação do consumo, as melhorias necessárias para otimizar a sua experiência e satisfação. Através de entrevistas, formulários ou outros meios, entenda quão felizes os seus consumidores estão.

Por fim, visualize a proposta de valor, o que a marca tem a oferecer ao público-alvo, as suas vantagens competitivas.

Análise organizacional

Aqui, você vai analisar a estrutura e a hierarquia organizacional da empresa, além da descrição de cargos, caso exista. O objetivo é entender como a organização funciona para que um plano operacional seja construído.

São pontos que não podem faltar para o desenvolvimento da análise:

  • Existem cargos sobrecarregados ou ociosos? Quais?
  • Os departamentos, cargos e fluxos estão interligados ou são interdependentes?
  • A empresa já usa indicadores de desempenho?
  • Existem processos ineficientes?

Análise dos fornecedores

Você deve analisar a capacidade produtiva dos fornecedores, além da sua oferta geográfica, para verificar quais serão capazes de suprir as suas franquias. Sendo assim, para a geração eficiente de insumos nesta fase, entenda:

  • A Listagem dos fornecedores que ofertam os produtos demandados pela empresa cliente;
  • A análise dos preços e das diretrizes dos fornecedores;
  • O potencial de oferta geográfica: o fornecedor consegue ofertar nas localidades mapeadas para a abertura de novas franquias?
  • Faça o estudo da capacidade de oferta das quantidades demandadas pela empresa cliente;

Esta pesquisa pode ser feita através de benchmarkings, seja com entrevistas com os potenciais fornecedores ou de investigações digitais.

Por fim, parta para a construção do Plano Operacional, onde irá modelar as franquias de acordo com os dados encontrados.

A Formatação de Franquias é um serviço da AD&M Consultoria, construído exclusivamente para guiar profissionais no desenvolvimento das melhores soluções de franqueabilidade. 

A nossa equipe especializada é referência no suporte às franquias, e podemos ajudar a sua empresa a desenvolver estratégias eficazes para expansão. Temos experiência ampla em padronização operacional, transferência de know-how e definição de taxas de royalties e fundo de marketing.

Conosco, a sua empresa terá um modelo de franquia bem-sucedido e lucrativo, com diagnóstico completo de franqueabilidade, planejamento eficiente de expansão da empresa e o planejamento preciso do franchising. Além disso, definimos indicadores para o monitoramento eficiente da performance dos franqueados, a fim de garantir o sucesso contínuo da rede de franquias.

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